Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do quadro clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
Deve-se administrar insulina regular por via endovenosa na dose inicial de 10 UI, seguida de infusão endovenosa em solução salina a 0,45% de 5 UI/h a 10 UI/h, conforme controle glicêmico.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um paciente, com 65 anos de idade, relata dor à deglutição há 3 meses. Ao exame, observa-se nódulo único de 2 cm no maior diâmetro, em região lateral esquerda alta do pescoço, posterior ao músculo esternocleidomastóide. A videolaringoscopia evidenciou lesão ulcerada e infiltrante de aproximadamente 1,5 cm no maior diâmetro em seio piriforme esquerdo, sem outra sintomatologia associada. O paciente é fumante há 40 anos e consome, em média, 60 cigarros por dia.
Acerca do caso acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
Com os dados apresentados, é possível o estadiamento da doença.
Atualmente, as doenças auto-imunes estão incluídas entre as principais causas de problemas de saúde, tanto em países industrializados quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, aproximadamente 10% da população são portadores de alguma doença auto-imune que pode levar à incapacidade física. Em relação às doenças auto-imunes, julgue os seguintes itens.
A função normal dos linfócitos T não interfere na manutenção da tolerância imunológica, uma vez que apenas os linfócitos B estão alterados nas doenças auto-imunes.
As imagens acima são de um mesmo paciente. Considerando essa imagens e os achados por elas revelados, julgue os itens subseqüentes.
Há um grande abscesso pélvico.
Quanto aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens a seguir.
Os aparelhos intra-orais são indicados para o tratamento de casos leves da síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
Uma criança de três anos de idade, procedente do município de Barreiras, interior da Bahia, apresenta febre diária, de grau moderado, há vinte dias, acompanhada de inapetência, perda de peso e palidez cutaneomucosa. As vacinas estão em dia, e a criança não apresenta vômito nem diarréia. Ao exame físico, registra-se esplenomegalia, com o baço palpável a 4 cm da borda costal. A criança mostra-se apática, emagrecida. Na pele, identificam-se petéquias na região do tronco e nos membros inferiores, além de algumas equimoses. Nota-se, ainda, palidez cutaneomucosa acentuada e gânglios aumentados de volume nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. A ausculta cardiopulmonar é normal e a freqüência respiratória também é normal. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica e normocítica, com dosagem de hemoglobina de 8 g/dL. A contagem de plaquetas foi de 30.000/mm3 e a de leucócitos, 60.000/mm3. A eletroforese de proteínas plasmáticas foi normal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A hipótese diagnóstica de leucemia linfoblástica aguda não pode ser excluída.
Com relação às polineuropatias, julgue os itens que se seguem.
A polineuropatia induzida por toxinas, incluindo metais pesados, drogas e solventes industriais, geralmente tem caráter agudo, exceto nos casos de alguns organofosfatos e do talium, que produzem uma polineuropatia crônica, com perda do cabelo e eventual alopecia completa.
As alterações hematológicas relacionadas ao trabalho são conhecidas há muito tempo. Acerca dessas patologias, julgue os itens seguintes.
Granulações basófilas em hemácias sugerem intoxicação por chumbo.
A dependência química é, atualmente, um dos principais problemas de saúde que afligem os trabalhadores. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A abordagem da questão da dependência química em empresas deve ser feita de forma programada, por uma equipe multidisciplinar, preferencialmente com a supervisão de profissionais especializados.
Um jovem de 15 anos de idade queixa-se de dispnéia aos esforços e apresenta olhos amarelados. O exame físico indicou icterícia e esplenomegalia. A avaliação laboratorial revelou Hb = 8 g/dL, com ansocitose e policromatofilia intensa, e os leucócitos e plaquetas apresentaram-se normais. A bilirrubina indireta e os reticulócitos estão aumentados e a história familiar é positiva.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A presença de microesferócitos na análise do sangue periférico sugeriria esferocitose hereditária, que pode ser confirmada pelo teste de fragilidade osmótica dos eritrócitos, revelando uma diminuição na fragilidade osmótica dos eritrócitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...