Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um criança com cinco meses de idade, do sexo masculino, em aleitamento artificial, apresentou um quadro infeccioso característico de infecção de vias aéreas superiores, com coriza serosa e espirros. Esses sintomas mantiveram-se com a mesma intensidade durante três dias, acompanhando-se de quadro febril. A partir do terceiro dia, surgiram sintomas de dificuldade respiratória, com tosse paroxística, dispnéia e irritabilidade. Ao exame físico, constataram-se taquipnéia, hiperexpansão torác ica, freqüência respiratória de 70 incursões/minuto, falta de ar importante e cianose. Foram observados, ainda, batimentos de asas de nariz e tiragem sub e intercostal, fígado e baço palpáveis a 1 cm da borda costal. A ausculta pulmonar mostrou estertores finos ao final da inspiração e no início da expiração, além de chiado facilmente audível. O raio X de tórax revelou hiperinsuflação dos pulmões, com aumento do diâmetro anteroposterior na posição de perfil e pequenas áreas de consolidação dispersas nos campos pulmonares. O hemograma apresentou-se normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Para o diagnóstico de fibrose cística, deve-se considerar a ocorrência de tosse crônica, com expectoração purulenta, pneumonias de repetição e a ocorrência de íleo meconial no período neonatal.
Com relação às avaliações complementares para diagnóstico, julgue os itens que se seguem.
O VDRL, antigo exame laboratorial para diagnóstico de sífilis, deve ser substituído pelo FTA-ABS, por sua baixa especificidade para diagnóstico de sífilis primária. Ambos os exames são ineficazes para o diagnóstico de sífilis secundária, devendo-se efetuar testes de hemaglutinação.
Acerca da supressão, julgue os itens a seguir.
A supressão, ausência de diplopia em situação de desvio manifesto, é a principal característica sensorial que permite diferenciar os exofóricos dos exotrópicos.
Uma paciente de 16 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito tipo 1, controlado com dieta e insulina NPH 20 UI ao dia, apresenta normotensão arterial. Procurou orientação médica por apresentar microalbuminúria de 80 :g/min. Na ocasião da consulta, seus exames mostraram creatinina sérica de 1,0 mg/dL, potássio de 4,5 mmol/L (mEq/L) e glicemia de jejum de 120 mg/dL. Foram prescritos 10 mg de Ramipril ao dia e mantidas a insulina e a dieta. Trinta dias após a consulta, a paciente apresentou excreção de microalbuminúria abaixo de 30 :g/min.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
O fato de a paciente ser normotensa e apresentar função renal preservada indica que seu quadro clínico não evoluirá para nefropatia diabética em sua fase terminal.
Em relação à nefropatia diabética, julgue os itens a seguir.
A fase de nefropatia clínica é definida por uma excreção urinária de albumina igual ou maior que 200 μg/min ou proteinúria de 24 h igual ou maior que 500 mg.
Os tremores são sintomas comuns em pacientes geriátricos. Têm múltipla etiologia e opções terapêuticas diferentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O uso de propranolol pode ser útil nos casos de tremor postural.
Um paciente com 18 anos de idade foi encaminhado à clínica médica de um hospital porque, embora estivesse sendo submetido, há um mês, a esquema 1 tuberculostático preconizado pelo Ministério da Saúde e não fosse sintomático, apresentava elevação das transaminases, que estavam em níveis de 70 U/L.
Na situação clínica acima, a conduta médica a ser adotada deve incluir a
interrupção do uso de tuberculostáticos e o seu reinício após o retorno dos níveis de transaminases à normalidade.
As alterações verificadas no eletroencefalograma de crianças que apresentam quadros de epilepsia revelam particularidades que permitem fundamentar o diagnóstico da manifestação comicial. Com referência a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
O eletroencefalograma registrado nos intervalos das crises de perda de fôlego, lipotimias e desmaios é sempre anormal.
A obesidade é atualmente um grave problema de saúde mundial. No passado, esse problema era confinado ao mundo industrializado; no entanto, a prevalência da obesidade está crescendo tanto nos países em desenvolvimento que os riscos de saúde da supernutrição estão ultrapassando os riscos de saúde da subnutrição no mundo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito da obesidade.O aumento da prevalência de hipertensão arterial na obesidade está associado principalmente à hipercortisolemia observada em indivíduos obesos.
A infecção pelo Plasmodium falciparum muito temida devido ao seu poder de gerar graves complicações clínicas , com freqüência, pode provocar
anemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...