Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 45 anos de idade, assintomático do ponto de vista clínico, procurou um serviço médico, manifestando desejo de parar de fumar. Informou ser fumante há 30 anos, consumindo, em média, 20 cigarros por dia. Em geral, fuma o primeiro cigarro cerca de 1 hora após acordar, cigarro do dia que mais o satisfaz. Fuma mais freqüentemente pela manhã. Ultimamente, tem-se preocupado porque não consegue passear com a família, pois sente dificuldades em permanecer em lugares onde fumar é proibido.
Em relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O fato de fumar mais freqüentemente pela manhã torna o grau de dependência mais leve.
Uma criança com dificuldade para evacuar tem em sua história o retardo da primeira evacuação, que só ocorreu 48 horas depois do nascimento, com a ajuda de supositório de glicerina. Além disso, ela sempre teve distensão abdominal e, algumas vezes, vômitos biliares.
Com respeito ao caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Se o exame radiológico do paciente detectar a presença de um cone de transição, é correto o diagnóstico de doença de Hirschsprung.
As doenças que afetam a função e(ou) a estrutura do coração e dos pulmões influenciam-se de forma recíproca. Por isso, doenças pulmonares podem resultar em sobrecarga ventricular direita, assim como valvopatias mitrais, por exemplo, podem levar a congestão pulmonar e a distúrbios na capacidade respiratória do paciente. Acerca das alterações pulmonares que influenciam na função cardíaca, julgue os seguintes itens.
A gravidez associa-se a elevada taxa de mortalidade materna em pacientes portadoras de hipertensão pulmonar primária. Recomenda-se que essas pacientes façam uso de anticoncepcionais orais, considerados como o método contraceptivo mais seguro para proteção contra os riscos de uma gestação indesejada, nessa doença.
Considerando que as doenças prostáticas apresentam importante prevalência na população, julgue os seguintes itens.
PSA sérico acima de 20 ng/mL, doença palpável bilateralmente e escore de Gleason maior que 7 na biópsia pré-tratamento são fatores de pior prognóstico no câncer prostático.
Um criança com cinco meses de idade, do sexo masculino, em aleitamento artificial, apresentou um quadro infeccioso característico de infecção de vias aéreas superiores, com coriza serosa e espirros. Esses sintomas mantiveram-se com a mesma intensidade durante três dias, acompanhando-se de quadro febril. A partir do terceiro dia, surgiram sintomas de dificuldade respiratória, com tosse paroxística, dispnéia e irritabilidade. Ao exame físico, constataram-se taquipnéia, hiperexpansão torác ica, freqüência respiratória de 70 incursões/minuto, falta de ar importante e cianose. Foram observados, ainda, batimentos de asas de nariz e tiragem sub e intercostal, fígado e baço palpáveis a 1 cm da borda costal. A ausculta pulmonar mostrou estertores finos ao final da inspiração e no início da expiração, além de chiado facilmente audível. O raio X de tórax revelou hiperinsuflação dos pulmões, com aumento do diâmetro anteroposterior na posição de perfil e pequenas áreas de consolidação dispersas nos campos pulmonares. O hemograma apresentou-se normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico de asma seria fortemente sustentável se houvesse história familiar da doença, episódios repetidos do mesmo quadro na criança, início súbito do quadro sem infecção precedente de vias aéreas superiores, eosinofilia e uma resposta favorável a fenoterol em inalação.
Um homem que refere quadro de febre, mal-estar, inapetência, perda ponderal e diarréia (1 a 3 evacuações por dia), associado a tosse pouco produtiva, e que apresenta, por vezes, escarro sanguinolento, é encaminhado para investigação clínica. Ele tem 42 anos de idade, é solteiro, sem parceira fixa e relata já ter tido contatos homossexuais ativos.
Com base nesse relato hipotético, julgue os itens seguintes.
Dada a condição imunológica dos pacientes com SIDA, o PPD não tem valor diagnóstico para rastreamento de tuberculose pulmonar.
Em relação à maculopatia diabética, julgue os seguintes itens.
A maculopatia tracional é uma das complicações da retinopatia não-proliferativa.
Uma paciente de 16 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito tipo 1, controlado com dieta e insulina NPH 20 UI ao dia, apresenta normotensão arterial. Procurou orientação médica por apresentar microalbuminúria de 80 :g/min. Na ocasião da consulta, seus exames mostraram creatinina sérica de 1,0 mg/dL, potássio de 4,5 mmol/L (mEq/L) e glicemia de jejum de 120 mg/dL. Foram prescritos 10 mg de Ramipril ao dia e mantidas a insulina e a dieta. Trinta dias após a consulta, a paciente apresentou excreção de microalbuminúria abaixo de 30 :g/min.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.
A presença de microalbuminúria indica que essa paciente apresenta a nefropatia diabética em seu estágio clínico.
Julgue os itens que se seguem, relativos a glomerulopatias primárias.
A glomerulonefrite membranosa primária é uma doença de instalação insidiosa que ocorre principalmente em pacientes do sexo feminino (60% a 70%) e com predomínio na raça branca.
Os tremores são sintomas comuns em pacientes geriátricos. Têm múltipla etiologia e opções terapêuticas diferentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Pacientes com doença de Parkinson nem sempre apresentam tremor.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...