Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O complexo Mycobacterium avium ficou mais conhecido entre os clínicos após o surgimento da AIDS. A doença causada por esse complexo acomete especialmente aqueles que têm células CD4 abaixo de 50/mm3 e, no Brasil, tem sido rara nos últimos anos. A respeito da doença causada por esse complexo, julgue os seguintes itens.
O tratamento na forma disseminada grave é feito com etambutol, claritromicina e ciprofloxacina.
Um paciente com 15 anos de idade procurou atendimento médico, informando apresentar tosse seca associada a dispnéia e sibilância torácica após a realização de exercícios. Nenhuma alteração foi encontrada no exame físico. Na prova de função pulmonar, observou-se perda de 200 mL (perda de 7% do valor teórico) no volume expirado no primeiro segundo após o paciente pedalar em uma bicicleta ergométrica por 5 min.
No quadro clínico acima, os fármacos que podem ser prescritos ao paciente incluem
os inibidores de leucotrienos.
Uma paciente com 50 anos de idade foi atendida no pronto-socorro, relatando apresentar, há 2 dias cefaléia, náuseas, vômitos e astenia. Tais sintomas desenvolveram-se após a introdução de dieta à base de água.
A respeito das causas relacionadas aos sintomas apresentados, no caso clínico em apreço, julgue os itens subseqüentes.Apesar de a paciente não estar anoréxica, o diagnóstico de hipercloremia é plausível.
Um paciente com 27 anos de idade, negro, procurou atendimento médico com quadro de crises álgicas nos membros inferiores e no abdome, astenia, adinamia e hiporexia. Ao exame físico, apresentava estatura de 111 cm, peso de 32 kg, ausência de pilificação axilar e estádio puberal G1P1. O paciente estava também hipocorado e distrófico. A idade óssea era de 10 anos, Hb 9,6 mg%, Ht 32. A avaliação hormonal evidenciou TSH = 0,01 (VN 0,35-5,0), T4 livre = 2,1 (VN 4,5-12,0) e testosterona livre = 3,1. O teste de hipoglicemia insulínica demonstrou pico do GH após estímulo = 0,2 ng/dL e cortisol = 3 ng/dL.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
Deve-se considerar que o diagnóstico é de anemia falciforme e que o paciente apresenta hipopituitarismo por provável infarto hipofisário prévio.
Acerca da sífilis, doença infectocontagiosa ainda muito recorrente, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento da sífilis primária pode ser feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI via intramuscular, em dose única.
Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao dia, queixa-se de desconforto respiratório e mal-estar. Tem tosse produtiva com secreção amarelada, quadro que ele afirma ter piorado nos últimos 5 dias. Ao exame, verifica-se que seu tórax está dilatado em seu diâmetro ântero-posterior e láterolateral, com diminuição difusa do murmúrio vesicular e sibilos expiratórios universalmente audíveis.
Acerca do quadro clínico apresentado e das doenças pulmonares, julgue os itens subseqüentes.
Corticoterapia está proscrita para esses casos, pois os pacientes têm as vias aéreas colonizadas e freqüentemente falecem de pneumonias graves.
Tendo por base a situação clínica acima descrita, julgue os itens de 91 a 100.
O teste de Allen alterado à esquerda contra-indica a realização de coleta de sangue na artéria radial esquerda.
No que se refere a anestesia em cirurgia pediátrica, julgue os itens seguintes.
Os sinais clínicos de profundidade adequada de anestesia em pacientes pediátricos são diferentes daqueles utilizados em pacientes adultos.
A respeito da anatomia cirúrgica do sistema urogenital, julgue os itens a seguir.
A veia gonadal esquerda normalmente drena para a face inferior da veia renal homolateral.
Um homem de 44 anos de idade, com hipertensão arterial há dez anos, tem psoríase grave, com placas disseminadas. Esse indivíduo faz uso de enalapril a 20 mg/dia, hidroclorotiazida a 25 mg/dia e ciclosporina a 4 mg/kg/dia. Apresenta oligoartrite no joelho direito, no tornozelo esquerdo e na primeira articulação metatarsofalangeana, com dactilite no hálux direito. O início dos sintomas foi insidioso, há um mês. O índice de massa corporal desse paciente é igual a 34,2 kg/m2 e o ácido úrico sérico, a 8,3 mg/dL.
Considerando o caso descrito acima, julgue os itens seguintes.
Os fatores que podem contribuir para a hiperuricemia do paciente citado acima incluem a hidroclorotiazida, a ciclosporina A, a obesidade e a psoríase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...