Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A dissecção aguda é um evento freqüente e catastrófico que acomete a aorta e está associada a elevada taxa de mortalidade. Acerca da dissecção aguda da aorta, julgue os itens a seguir.
O principal sintoma da dissecção aguda da aorta é a dor torácica súbita, intensa, progressiva, descrita como rasgante, que ocorre na totalidade dos pacientes que apresentam essa doença, podendo estar ou não acompanhada de hipertensão arterial, sopro diastólico aórtico, assimetria de pulsos arteriais, tamponamento e atrito pericárdicos, insuficiência cardíaca aguda, isquemia de órgãos e choque circulatório.
A miocardiopatia chagásica crônica ainda apresenta elevada prevalência e associa-se a altas taxas de mortalidade no Brasil. Julgue os seguintes itens, relativos a essa cardiopatia.
Nessa cardiopatia, podem ser observados transtornos na função autonômica cardíaca que são expressos por alterações exclusivamente na divisão parassimpática que age sobre o coração, as quais, teoricamente, podem contribuir para a deflagração de arritmias cardíacas letais, morte súbita e para a deterioração da função ventricular.
No que se refere à respiração, julgue os itens que se seguem.
O diafragma é um músculo secundário no processo de respiração, sendo responsável por cerca de 10% do movimento de ar em ventilação máxima.
Uma mulher de 63 anos de idade tem diagnóstico de osteoartrite nos joelhos, confirmado por meio de radiografia simples. Queixa-se de dor mecânica em ambos os joelhos há três anos, com piora progressiva. Faz uso oral de diclofenaco, na dose de 150 mg ao dia, há um mês, apresentando, desde então, epigastralgia em queimação e dispepsia. Ao exame, observa-se genu varum moderado, entre outras anormalidades. Essa paciente apresenta índice de massa corporal = 35,2 kg/m2. A endoscopia digestiva alta revelou úlcera duodenal ativa.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
O uso parenteral de diclofenaco é indicado nesse caso, para reduzir a toxicidade gastrointestinal da via oral.
A radiografia simples mantém-se como um instrumento muito útil no auxílio ao diagnóstico de patologias ósseas. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O tumor de células redondas, sarcoma de Ewing, é tipicamente diafisário e apresenta componente de partes moles.
As alterações verificadas em pacientes portadores de paralisia do VI par incluem
o giro da cabeça normalmente para o lado contrário ao do músculo extraocular afetado.
Um lactente de oito meses de vida, nascido de parto normal a termo, com perímetro cefálico de 35 cm ao nascimento, apresenta bom estado geral. A avaliação antropométrica dessa criança revela as seguintes medidas: peso de 9.200 g, estatura de 70 cm e perímetro cefálico de 52 cm. A fontanela anterior ainda está aberta, e o exame clínico não revela sinais semióticos significativos.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A hidrocefalia externa caracteriza-se pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano no espaço subaracnóideo.
Um dos métodos utilizados na investigação e na análise de acidentes de trabalho é o denominado árvore de causas. Acerca desse método, julgue os itens a seguir.
O método citado analisa o acidente de trabalho a partir da sua ocorrência, visando identificar possíveis variações no processo habitual de execução das atividades que possam ter causado o acidente.
Entre as doenças causadas por micobactérias, a hanseníase tem papel destacado no Brasil, um dos países com a mais alta prevalência. Essa doença tem tratamento eficaz prescrito geralmente pelo dermatologista; no entanto, todo clínico deve ter noções básicas sobre ela. Admite-se que, se houver um bom programa, pode deixar de ser problema de saúde pública no Brasil nas próximas décadas. Acerca dessa doença, julgue os itens a seguir.
A hanseníase é uma doença que tem cura.
Um homem com 40 anos de idade procurou uma unidade de saúde para realizar avaliação de saúde rotineira. O interrogatório sistemático nada apresentou quanto a sintomas, mas foi identificada história de tabagismo inveterado há 20 anos e vários casos de cardiopatia isquêmica na família. O exame físico mostrou apenas a existência de sobrepeso. Na análise da bioquímica do sangue, verificou-se que o colesterol total encontrava-se no nível de 260 mg/dL, com baixa fração de HDL e altas frações de LDL e VLDL.
No quadro clínico acima descrito, as recomendações para o paciente incluem o(a)
interrupção do tabagismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...