Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As alterações verificadas em pacientes portadores de paralisia do VI par incluem
diplopia heterônima.
Um lactente de oito meses de vida, nascido de parto normal a termo, com perímetro cefálico de 35 cm ao nascimento, apresenta bom estado geral. A avaliação antropométrica dessa criança revela as seguintes medidas: peso de 9.200 g, estatura de 70 cm e perímetro cefálico de 52 cm. A fontanela anterior ainda está aberta, e o exame clínico não revela sinais semióticos significativos.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
No primeiro ano de vida, o perímetro cefálico corresponde à metade da estatura da criança mais 10 cm.
Um dos métodos utilizados na investigação e na análise de acidentes de trabalho é o denominado árvore de causas. Acerca desse método, julgue os itens a seguir.
No método citado, são levados em conta os seguintes componentes da atividade: indivíduo, tarefa, material e meio de trabalho.
Entre as doenças causadas por micobactérias, a hanseníase tem papel destacado no Brasil, um dos países com a mais alta prevalência. Essa doença tem tratamento eficaz prescrito geralmente pelo dermatologista; no entanto, todo clínico deve ter noções básicas sobre ela. Admite-se que, se houver um bom programa, pode deixar de ser problema de saúde pública no Brasil nas próximas décadas. Acerca dessa doença, julgue os itens a seguir.
tratamento é feito com rifampicina, pirazinamida e sulfona.
Um homem com 40 anos de idade procurou uma unidade de saúde para realizar avaliação de saúde rotineira. O interrogatório sistemático nada apresentou quanto a sintomas, mas foi identificada história de tabagismo inveterado há 20 anos e vários casos de cardiopatia isquêmica na família. O exame físico mostrou apenas a existência de sobrepeso. Na análise da bioquímica do sangue, verificou-se que o colesterol total encontrava-se no nível de 260 mg/dL, com baixa fração de HDL e altas frações de LDL e VLDL.
No quadro clínico acima descrito, as recomendações para o paciente incluem o(a)
realização de medidas bimestrais de colesterol sérico e frações.
Uma paciente com 40 anos de idade submeteu-se a tratamento com antiinflamatório não-esteroidal, em virtude do surgimento de lombalgia. Com a persistência desse sintoma, a paciente procurou o serviço de emergência. O exame bioquímico de sangue solicitado mostrou os seguintes resultados.
► sódio: 135 mol/L
► potássio: 6,2 mol/L
► uréia: 60 mg/dL
► creatinina: 5,3 mol/L
Diante da situação descrita e para confirmar o diagnóstico de nefrite intersticial alérgica, é necessário encontrar, na análise de outros resultados apresentados,
proteinúria.Uma paciente com 28 anos de idade procurou assistência médica, queixando-se de hirsutismo, hiperpigmentação da pele e mucosas, irregularidade menstrual, ganho de peso, aparecimento de estrias cutâneas, hipertensão arterial e hiperglicemia há cerca de um ano.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
A ressonância magnética nuclear de adrenais deve ser considerada o principal exame na investigação diagnóstica da paciente.
As conseqüências da hipopotassemia incluem
redução da capacidade de concentração urinária.
Um paciente, ao ser atendido, relata ter febre e diarréia iniciadas há 48 horas. Queixa-se também de odinofagia. Aparenta acometimento significante do estado geral, estando pálido, emagrecido e desidratado. Tem lesões labiais e orais em placas brancacentas e tosse produtiva, com secreção amarelada. Afirma ter hábitos bissexuais promíscuos e não utilizar preservativos na maioria de suas relações sexuais. O teste para HIV solicitado na admissão teve resultado positivo.
Julgue os itens em seguida, considerando o relato acima.
As lesões labiais e orais descritas são decorrentes da manifestação do sarcoma de Kaposi.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
Na resistência à proteína C ativada, a principal anormalidade genética é a presença de fator V Leiden.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...