Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Inibidores da enzima conversora de angiotensina são fármacos de grande utilidade para o tratamento da hipertensão arterial, da insuficiência cardíaca esquerda e da nefropatia diabética. Entretanto, a literatura médica tem registrado alguns efeitos colaterais capazes de limitar seus benefícios clínicos. Entre esses efeitos, pode-se incluir a
tosse seca persistente.Uma paciente com 28 anos de idade procurou assistência médica, queixando-se de hirsutismo, hiperpigmentação da pele e mucosas, irregularidade menstrual, ganho de peso, aparecimento de estrias cutâneas, hipertensão arterial e hiperglicemia há cerca de um ano.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
A hiperpigmentação de pele e mucosas sugere fortemente o diagnóstico de insuficiência adrenocortical.
Um paciente com 40 anos de idade que procurou o prontosocorro referindo intensa dor precordial em aperto teve o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio como principal possibilidade. Entretanto, algumas condições clínicas podem simular esse problema clínico e devem, portanto, ser lembradas como diagnóstico diferencial. Essas condições incluem
tromboembolismo pulmonar.
Um paciente, ao ser atendido, relata ter febre e diarréia iniciadas há 48 horas. Queixa-se também de odinofagia. Aparenta acometimento significante do estado geral, estando pálido, emagrecido e desidratado. Tem lesões labiais e orais em placas brancacentas e tosse produtiva, com secreção amarelada. Afirma ter hábitos bissexuais promíscuos e não utilizar preservativos na maioria de suas relações sexuais. O teste para HIV solicitado na admissão teve resultado positivo.
Julgue os itens em seguida, considerando o relato acima.
Os pacientes HIV-positivos acometidos por tuberculose geralmente respondem satisfatoriamente à terapêutica antituberculosa convencional.
A dissecção aguda é um evento freqüente e catastrófico que acomete a aorta e está associada a elevada taxa de mortalidade. Acerca da dissecção aguda da aorta, julgue os itens a seguir.
Nas dissecções agudas da aorta, com envolvimento da aorta ascendente classificadas como tipo B de Stanford , é de aceitação universal que, após a confirmação diagnóstica e a instituição do tratamento clínico inicial, a melhor conduta é o tratamento cirúrgico, devido ao alto risco de complicações graves como, por exemplo, o tamponamento cardíaco.
O termo cardiopatia isquêmica indica uma doença cardíaca cuja principal característica é a isquemia miocárdica. Acerca da cardiopatia isquêmica, julgue os itens a seguir.
De uma forma geral, com base nas atuais evidências científicas e diretrizes internacionais aceitas, deve-se usar os nitratos como primeira opção de terapêutica farmacológica anti-anginosa em associação ao ácido acetilsalicílico (AAS) nos pacientes com quadro clínico de angina estável que não apresentem contra-indicações ao uso dessas medicações.
Em relação a bloqueio sensitivo durante a raquianestesia, julgue os itens a seguir.
A atividade autonômica é a primeira função a ser bloqueada.
Uma mulher de 17 anos de idade apresenta placas e pápulas eritematosas disseminadas, com várias lesões policíclicas, algumas com discreta hiperceratose, há dois meses. Apresenta poliartrite e fadiga há um mês. Os exames complementares revelaram: anticorpos antinucleares por imunofluorescência indireta (FAN) = positivo até 1:320, padrão homogêneo; hemoglobina = 9,1 mg/dL; urinálise: albumina = ++, hemoglobina = ++, piócitos = 10 por campo, hemácias = 20 por campo e raros cilindros granulosos.
A respeito do caso clínico acima descrito e de tópicos a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes.
As lesões cutâneas descritas acima são compatíveis com lúpus subagudo, que são associadas principalmente a anticorpos anti-RNP.
A caracterização das diversas patologias congênitas que cursam com nanismo depende de boa propedêutica, inclusive precedendo o nascimento. Julgue os itens a seguir, com relação ao diagnóstico fetal de nanismo.
A acondroplasia cursa com redução das dimensões cefálicas.
Um paciente de 56 anos de idade, tabagista, foi admitido no serviço de emergência com quadro clínico de dor torácica de início súbito há aproximadamente 6 horas e desconforto respiratório, não apresentando melhora após repouso.
Considerando o caso clínico hipotético apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Os possíveis diagnósticos do quadro incluem pneumotórax espontâneo, cujo tratamento depende da sua extensão e da condição respiratória do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...