Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 40 anos de idade submeteu-se a tratamento com antiinflamatório não-esteroidal, em virtude do surgimento de lombalgia. Com a persistência desse sintoma, a paciente procurou o serviço de emergência. O exame bioquímico de sangue solicitado mostrou os seguintes resultados.
► sódio: 135 mol/L
► potássio: 6,2 mol/L
► uréia: 60 mg/dL
► creatinina: 5,3 mol/L
Diante da situação descrita e para confirmar o diagnóstico de nefrite intersticial alérgica, é necessário encontrar, na análise de outros resultados apresentados,
piúria.Uma paciente com 28 anos de idade procurou assistência médica, queixando-se de hirsutismo, hiperpigmentação da pele e mucosas, irregularidade menstrual, ganho de peso, aparecimento de estrias cutâneas, hipertensão arterial e hiperglicemia há cerca de um ano.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
A síndrome de Nelson pode justificar toda a sintomatologia da paciente.
As conseqüências da hipopotassemia incluem
arritmias cardíacas.
Um paciente, ao ser atendido, relata ter febre e diarréia iniciadas há 48 horas. Queixa-se também de odinofagia. Aparenta acometimento significante do estado geral, estando pálido, emagrecido e desidratado. Tem lesões labiais e orais em placas brancacentas e tosse produtiva, com secreção amarelada. Afirma ter hábitos bissexuais promíscuos e não utilizar preservativos na maioria de suas relações sexuais. O teste para HIV solicitado na admissão teve resultado positivo.
Julgue os itens em seguida, considerando o relato acima.
A pneumonia por Pneumocistis carinii é a doença pulmonar mais freqüente em casos avançados de HIV.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
A terapia física complexa é uma tétrade composta por drenagem linfática manual, cuidados com a pele, compressão e exercícios miolinfossinéticos.
Acerca das cardiopatias congênitas, julgue os itens subseqüentes.
O desdobramento amplo e fixo da 2.ª bulha cardíaca, o sopro sistólico ejetivo audível na borda esternal esquerda alta decorrente do fluxo turbilhonar que ocorre quando o sangue passa pelo defeito no septo interatrial e o sopro diastólico de Graham-Steel, audível no foco pulmonar quando há importante hipertensão pulmonar , são achados estetoscópicos em pacientes portadores de comunicação interatrial (CIA).
A miocardiopatia chagásica crônica ainda apresenta elevada prevalência e associa-se a altas taxas de mortalidade no Brasil. Julgue os seguintes itens, relativos a essa cardiopatia.
Nessa miocardiopatia dilatada, a insuficiência cardíaca apresenta característico padrão de envolvimento de ambos os ventrículos, no qual as manifestações decorrentes da congestão pulmonar são notoriamente mais intensas e precoces do que as oriundas da congestão sistêmica.
No que se refere à respiração, julgue os itens que se seguem.
Os músculos intercostais e abdominais são os principais músculos envolvidos no processo de respiração.
Uma mulher de 63 anos de idade tem diagnóstico de osteoartrite nos joelhos, confirmado por meio de radiografia simples. Queixa-se de dor mecânica em ambos os joelhos há três anos, com piora progressiva. Faz uso oral de diclofenaco, na dose de 150 mg ao dia, há um mês, apresentando, desde então, epigastralgia em queimação e dispepsia. Ao exame, observa-se genu varum moderado, entre outras anormalidades. Essa paciente apresenta índice de massa corporal = 35,2 kg/m2. A endoscopia digestiva alta revelou úlcera duodenal ativa.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
A sensação de dor ao comprimir o pé da paciente em direção à mesa de exame, fazendo-se rotação medial e lateral, sendo a paciente examinada em decúbito ventral com joelho fletido a 90°, indica lesão de ligamento cruzado anterior.
A radiografia simples mantém-se como um instrumento muito útil no auxílio ao diagnóstico de patologias ósseas. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Os fibromas não-ossificantes são lesões tipicamente diafisárias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...