Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hipertensão arterial secundária é definida como uma condição em que se pode identificar uma causa específica que justifique a elevação da pressão arterial. Acerca da hipertensão arterial secundária, julgue os itens subseqüentes.
Na propedêutica armada da hipertensão arterial secundária a feocromocitoma, pode-se realizar o teste de supressão com clonidina. Nos pacientes dessa doença, deve-se observar uma significativa redução nos níveis plasmáticos de noradrenalina após a administração da clonidina.
Do ponto de vista farmacodinâmico, os agentes inalatórios provocam a estimulação
do tônus autonômico.
Uma mulher de 53 anos de idade tem diagnóstico de artrite reumatóide há dez anos e usa metotrexato há um ano, na dose semanal de 10 mg. Ela queixa-se de epigastralgia, náuseas e hiporexia nos três dias subseqüentes à administração de metotraxato, há três meses. Há um mês, essa paciente apresenta dispnéia progressiva e tosse seca. No exame físico, foram constatados: nódulos subcutâneos em face extensora e proximal de antebraços e pernas, com diâmetro de 0,5 cm a 1 cm; contagem de juntas dolorosas à compressão = 4; juntas inflamadas = 2; submacicez à percussão e redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax direito e radiografia de tórax apresentando provável derrame pleural.
Com relação às informações do caso hipotético acima, julgue os itens seguintes.
Há associação entre o derrame pleural da artrite reumatóide e altos títulos séricos de fator reumatóide.
Julgue os itens a seguir, acerca das glândulas adrenais.
As adrenais correspondem aos sítios de ocorrência da maioria dos feocromocitomas.
Nos itens seguintes, julgue se estão corretas as associações entre estruturas oculares inervadas pelo III par e suas conseqüentes alterações, em casos de paralisia desse par craniano.
músculo esfíncter da pupila midríase
Um trabalhador rural do sexo masculino, com 25 anos de idade, apresentou-se à emergência de um serviço de saúde com queixa de suor abundante, tontura e astenia. O paciente refere que estava utilizando um produto químico na plantação, mas não sabe especificar qual. Com a evolução, começa a apresentar visão turva, cólicas abdominais, miose e vômitos. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Para qualquer inseticida inibidor da colinesterase, é indicado o uso imediato de contrathion como antídoto químico.
A leishmaniose visceral é uma doença que vem-se expandindo pelo país e está presente em várias capitais, especialmente do Nordeste do Brasil. Não há estratégia oficial definida para limitar a expansão dessa endemia, que, no momento, desafia o Ministério da Saúde. Quando associada à AIDS, seu tratamento é mais difícil e as recidivas são mais freqüentes. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
A doença, quando se prolonga durante alguns meses, cursa com grandes taxas de gamaglobulina.
A respeito do emprego de vacinas durante a gestação, julgue o item subseqüente.
As vacinas contra sarampo e caxumba apresentam vírus vivo e, portanto, são contra-indicadas na gestação.
Um paciente com 65 anos de idade, portador de cardiomiopatia dilatada, foi internado na UTI após apresentar dor torácica do tipo pleurítica à esquerda. Com a realização de exames complementares, comprovou-se a existência de derrame pleural à esquerda, classificado como hemorrágico e exsudativo.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.Tromboembolismo pulmonar pode ser descartado, pois, raramente, apresenta-se como exsudato.
Uma paciente com 57 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ganho de 10 kg de peso nos últimos 5 anos, associado a cansaço, adinamia, apetite compulsivo e depressão. Ao exame físico, apresentou IMC = 36 kg/m2, PA = 140 mmHg × 90 mmHg, tireóide aumentada de volume, sem nódulos palpáveis. A avaliação laboratorial evidenciou colesterol total = 350 mg/dL, colesterol LDL = 250 mg/dL, triglicerídeos = 210 mg/dL, glicose em jejum = 117 mg/dL, TSH = 20 mUI/mL (VN 0,35-4,5) e T4 livre = 0,45 ng/mL (VN 0,8-2,0).
Com relação ao quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
A paciente apresenta critérios diagnósticos para intolerância à glicose em jejum, sendo indicada a realização de um teste oral de tolerância à glicose, para melhor classificação do distúrbio do metabolismo glicídico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...