Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a hanseníase, julgue os itens subseqüentes.
A reação do tipo II (eritema nodoso) consiste no aparecimento de nódulos eritematosos, geralmente disseminados na pele dos pacientes do pólo virchowiano ou dimorfo-virchowiano, e preferencialmente, deve ser tratada com talidomida.
Observa-se, no cenário mundial, o recrudescimento de casos de tuberculose, que, muitas vezes, se apresenta na forma miliar. A apresentação clínica da tuberculose miliar pode ser constatada por
presença de micronódulos na radiografia de tórax.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de dor articular nas mãos, nos tornozelos e nos joelhos; as dores são piores pela manhã, e estão associadas a fadiga e alterações menstruais, há pelo menos 6 meses.
A paciente confirmou a existência de casos de artropatia na família. Julgue os itens a seguir, acerca do caso apresentado.
Não deve ser indicado diagnóstico diferencial de lúpus eritematoso sistêmico, cujo quadro inicial não tem semelhança com o descrito acima.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
Distúrbios de hipercoagulabilidade estão associados a deficiência da proteína C, estando esta também associada à necrose cutânea induzida pela heparina.
Como os receptores hormonais têm distribuição ubíqua no organismo, várias doenças endócrinas podem afetar o funcionamento do aparelho cardiovascular. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em pacientes idosos, que apresentam insuficiência cardíaca, fibrilação atrial ou exacerbação de angina pectoris, deve-se investigar o diagnóstico de hipertireoidismo apático, mesmo na ausência de manifestações clínicas corriqueiras decorrentes do excesso de hormônio tireoideano.
Hipertensão arterial secundária é definida como uma condição em que se pode identificar uma causa específica que justifique a elevação da pressão arterial. Acerca da hipertensão arterial secundária, julgue os itens subseqüentes.
Em paciente com fala arrastada, sonolência, edema pré-tibial, bradicardia e aumento da pressão arterial diastólica, deve-se suspeitar de hipertensão arterial secundária ao hipotireoidismo.
O bloqueio da condução do impulso nervoso pelos anestésicos locais, ocorre em razão de bloqueio dos canais de
cloro.
Uma mulher de 53 anos de idade tem diagnóstico de artrite reumatóide há dez anos e usa metotrexato há um ano, na dose semanal de 10 mg. Ela queixa-se de epigastralgia, náuseas e hiporexia nos três dias subseqüentes à administração de metotraxato, há três meses. Há um mês, essa paciente apresenta dispnéia progressiva e tosse seca. No exame físico, foram constatados: nódulos subcutâneos em face extensora e proximal de antebraços e pernas, com diâmetro de 0,5 cm a 1 cm; contagem de juntas dolorosas à compressão = 4; juntas inflamadas = 2; submacicez à percussão e redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax direito e radiografia de tórax apresentando provável derrame pleural.
Com relação às informações do caso hipotético acima, julgue os itens seguintes.
A baixa taxa de glicose no líquido pleural indica infecção e afasta o diagnóstico de derrame pleural associado a artrite reumatóide.
Julgue os itens a seguir, acerca das glândulas adrenais.
Neuroblastomas são os tumores benignos mais comuns na infância.
Nos itens seguintes, julgue se estão corretas as associações entre estruturas oculares inervadas pelo III par e suas conseqüentes alterações, em casos de paralisia desse par craniano.
músculo reto lateral incapacidade de abduzir o olho
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...