Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hipertensão arterial secundária é definida como uma condição em que se pode identificar uma causa específica que justifique a elevação da pressão arterial. Acerca da hipertensão arterial secundária, julgue os itens subseqüentes.
Em paciente com cefaléia, fraqueza muscular, que apresenta sinais de Chvostek e Trousseau, aumento da pressão arterial, hipocalemia espontânea e eletrocardiograma convencional com ondas T achatadas e ondas U proeminentes, deve-se considerar o diagnóstico de hipertensão arterial secundária a hiperaldosteronismo.
O bloqueio da condução do impulso nervoso pelos anestésicos locais, ocorre em razão de bloqueio dos canais de
potássio.
Uma mulher de 63 anos de idade tem diagnóstico de osteoartrite nos joelhos, confirmado por meio de radiografia simples. Queixa-se de dor mecânica em ambos os joelhos há três anos, com piora progressiva. Faz uso oral de diclofenaco, na dose de 150 mg ao dia, há um mês, apresentando, desde então, epigastralgia em queimação e dispepsia. Ao exame, observa-se genu varum moderado, entre outras anormalidades. Essa paciente apresenta índice de massa corporal = 35,2 kg/m2. A endoscopia digestiva alta revelou úlcera duodenal ativa.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
A redução do espaço articular e a esclerose do osso subcondral, principalmente no compartimento medial dos joelhos, são achados radiográficos compatíveis com o diagnóstico de genu varum.
A radiografia simples mantém-se como um instrumento muito útil no auxílio ao diagnóstico de patologias ósseas. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O osteoma osteóide é uma lesão medular esclerótica com um pequeno centro lítico denominado nidus.
Um oftalmologista, após examinar um paciente estrábico, concluiu que o mesmo era portador de síndrome de Duane do tipo I de Huber. Os sintomas correspondentes ao quadro clínico dessa síndrome incluem
retração do olho na órbita à tentativa de abdução.
Um trabalhador rural do sexo masculino, com 25 anos de idade, apresentou-se à emergência de um serviço de saúde com queixa de suor abundante, tontura e astenia. O paciente refere que estava utilizando um produto químico na plantação, mas não sabe especificar qual. Com a evolução, começa a apresentar visão turva, cólicas abdominais, miose e vômitos. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Deverá ser emitida CAT para notificação desse caso ao INSS.
A doença de Chagas é uma patologia descrita no Brasil e muito estudada por pesquisadores brasileiros. Sua transmissão na zona rural se faz via triatomíneos, que vivem nas habitações precárias do interior do país. É doença que vem sendo controlada com eficácia pelos órgãos oficiais, mas cuja vigilância deve ser mantida por muito tempo. A respeito dessa patologia, julgue os itens subseqüentes.
A doença, crônica no Brasil, é curada sempre após tratamento com benzinidazol.
Os movimentos cardinais do trabalho de parto são encaixe, descida, flexão, rotação interna, extensão, rotação externa e expulsão.
A dose diária recomendada de ferro para suprir as necessidades de uma gestante anêmica por deficiência de ferro é de 100 mg de ferro elementar em doses divididas.
Um paciente com 65 anos de idade, portador de cardiomiopatia dilatada, foi internado na UTI após apresentar dor torácica do tipo pleurítica à esquerda. Com a realização de exames complementares, comprovou-se a existência de derrame pleural à esquerda, classificado como hemorrágico e exsudativo.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.A presença de dor pleurítica e a localização do derrame pleural à esquerda sugerem a existência de pneumonia.
Uma paciente com 57 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ganho de 10 kg de peso nos últimos 5 anos, associado a cansaço, adinamia, apetite compulsivo e depressão. Ao exame físico, apresentou IMC = 36 kg/m2, PA = 140 mmHg × 90 mmHg, tireóide aumentada de volume, sem nódulos palpáveis. A avaliação laboratorial evidenciou colesterol total = 350 mg/dL, colesterol LDL = 250 mg/dL, triglicerídeos = 210 mg/dL, glicose em jejum = 117 mg/dL, TSH = 20 mUI/mL (VN 0,35-4,5) e T4 livre = 0,45 ng/mL (VN 0,8-2,0).
Com relação ao quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
O hipotireoidismo cursa geralmente com dislipidemia mista, com predomínio de hipertrigliceridemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...