Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A paracoccidioidomicose, doença descrita inicialmente em São Paulo, é típica da zona rural acometendo preferentemente aqueles que se ocupam da lavoura. Pode ser confundida com outras patologias endêmicas no Brasil, e o diagnóstico de certeza é importante a fim de se prescrever o tratamento correto. Em relação a essa doença, julgue os itens que se seguem.
A infecção é transmitida do doente para um indivíduo sadio por via respiratória.
Com referência à gestação ectópica, julgue o item subseqüente.
A gestação tubária é a mais comum das gestações ectópicas, sendo a porção ampular a mais acometida e a porção intersticial a que apresenta maior risco de hemorragia fatal pela rotura.
Um paciente com 45 anos de idade, portador de lúpus eritematoso sistêmico, em uso de prednisona há 3 meses, apresenta tosse que elimina secreção amarelada com raias de sangue e declínio do estado geral há 2 semanas. No exame físico, foram identificadas crepitações inspiratórias em terço inferior do hemitórax esquerdo. A radiografia de tórax mostrou leve infiltrado em lobo inferior esquerdo. O hemograma revelou anemia associada a leucocitose com desvio para a esquerda, não sendo observada eosinofilia. Um forte indício diagnóstico foi obtido após realização do exame parasitológico de fezes.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.O tratamento mais indicado para a infecção pulmonar é o uso de tiabendazol na proporção de 25 mg por quilograma de massa corporal.
Um paciente de 19 anos de idade, com diagnóstico de diabetes do tipo 1 há dois anos, foi admitido em serviço de pronto atendimento com quadro de confusão mental e desidratação. A avaliação inicial evidenciou glicose 500 mg/dL, gasometria com pH arterial 7,1, sódio 138 ng/mL, potássio 4,7/dL, cetonúria positiva.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
Após algumas horas do início do tratamento, pode haver melhora dos níveis glicêmicos e da acidose metabólica, porém com intensificação da cetonúria por conversão do hidroxibutirato em acetoacetato.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento e ao quadro clínico das doenças de pele.
Os mecanismos imunes que podem estar envolvidos nas erupções de pele por drogas de caráter alérgico são os mecanismos dependentes de IgE (urticária, exantema por penicilina), os citotóxicos (anemia hemolítica por penicilina), mecanismo envolvendo complexos imunes (plaquetopenia por sulfas) e os mecanismos envolvendo imunidade celular (eczema de contato).
O diagnóstico de artrite reumatóide ampara-se na presença de critérios estabelecidos por diretrizes realizadas por sociedades de reumatologia. Esses critérios de diagnóstico incluem
nódulos subcutâneos.
Uma paciente refere ter notado aumento de peso, rouquidão, constipação intestinal e intolerância ao frio. Expõe ainda ter percebido queda de cabelos anormal e irregularidade menstrual.
Considerando o relato apresentado, julgue os itens seguintes.
Níveis séricos de T3 e T4 baixos são compatíveis com o quadro descrito.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
São causas incomuns de isquemia mesentérica não-oclusiva: poliarterite nodosa, toxicidade por uso de drogas digitálicas, pós-operatório de tratamento cirúrgico de coarctação de aorta e sepse.
É fundamental conhecer elementos básicos da fisiologia do coração com vistas a melhor entender a etiofisiopatogênese dos distúrbios cardíacos, tanto no que concerne às alterações do ritmo cardíaco (as arritmias) quanto no que tange ao desempenho do coração como bomba. Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Várias arritmias cardíacas decorrem de alterações no cronotropismo cardíaco, o qual, fisiologicamente, depende do potencial diastólico de repouso (pré-potencial), do potencial limiar e da inclinação da fase zero do potencial de ação.
Com relação aos achados do caso clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
O medicamento de primeira escolha para o tratamento dessa situação clínica é o nitroprussiato de sódio, um vasodilatador arteriolar e venoso, infundido de forma contínua por via intravenosa (em bomba de infusão), na dose de 0,25 a 10 microgramas por quilograma de peso por minuto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...