Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obesidade tem apresentado crescente prevalência, características epidêmicas e atualmente representa um dos principais problemas de saúde pública. Do ponto de vista fisiopatológico, o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica em pacientes obesos tem como fator contribuidor
Paciente portadora de artrite reumatoide e que faz uso contínuo de inibidor de bomba de prótons compareceu ao ambulatório de cirurgia-geral, relatando desconforto retroesternal tipo queimação, regurgitação e episódios de disfagia a sólidos. Após ser submetida a videoendoscopia digestiva alta, constatou-se que a paciente apresentava esofagite erosiva por refluxo tipo C de Los Angeles. Em seguida, procedeu-se à avaliação funcional do esôfago por manometria esofágica e pHmetria esofágica de dois canais, para se avaliar a possibilidade de tratamento cirúrgico.
A partir do caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
É bastante provável que a avaliação manométrica do esôfago dessa paciente indique um esfíncter inferior do esôfago hipotônico e distúrbio hipocontrátil dos dois terços inferiores do esôfago distal.Com relação à anatomia pélvica, julgue os itens subsequentes. O ligamento suspensor do ovário estende-se da fáscia do músculo psoas maior à extremidade tubal do ovário, ao passo que o ligamento próprio do ovário vai de sua extremidade uterina à borda lateral do útero logo abaixo da implantação da base da tuba uterina.
Acerca de morte encefálica, julgue os próximos itens. Os exames preferenciais para a confirmação de morte encefálica são as medidas da pressão intracraniana e da saturação jugular de oxigênio.
Uma paciente de quarenta e dois anos de idade procurou atendimento médico informando que passou a notar um caroço na região anterior direita do pescoço. Ela não relatou outras queixas. No exame físico, constatou-se a presença de um nódulo na topografia da glândula tireoide, com cerca de 1,5 cm de diâmetro, elástico, indolor, sólido, sem sinais flogísticos e não aderido a planos superficiais e profundos. O exame físico não evidenciou outras alterações. Os níveis séricos de TSH encontravam-se dentro da normalidade.
Nesse caso clínico, para excluir ou confirmar o diagnóstico de doença maligna, o exame mais preciso é a
Paciente do sexo feminino, de cinquenta e três anos de idade, com histórico de vários episódios de urolitíase bilateral com pielonefrite associada, para os quais houve resolução clínica na maioria das vezes, foi encaminhada ao pronto-socorro, apresentando dor lombar intensa à esquerda, febre, queda do estado geral e massa palpável no flanco esquerdo. Nessa situação, ela realizou tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou a presença de abscesso renal unilocular no polo superior do rim esquerdo. Em duas ocasiões anteriores, ela havia sido submetida a duas intervenções cirúrgicas para remoção de cálculos ureterais. Considerando o caso clínico apresentado, julgue o seguinte item. A melhor abordagem para esse caso é a administração de antibióticos, hidratação venosa e realização de nefrectomia polar unilateral.
No que se refere à assistência ao parto, julgue os seguintes itens. Nos casos de necessidade fetal de parto prematuro extremo com peso de feto inferior a 1.500 g, a cesariana com incisão uterina longitudinal e a extração fetal com bolsa íntegra reduzem os riscos de traumatismo do concepto, independentemente do tipo de apresentação fetal.
Acerca de morte encefálica, julgue os próximos itens. A hipotermia grave é um fator que pode mimetizar morte encefálica, haja vista que tanto o reflexo fotomotor é perdido com temperaturas corporal entre 28 °C e 32 °C quanto os outros reflexos de tronco encefálico tornam-se ausentes com temperaturas inferiores a 28 °C.
O fenômeno de Raynaud observado em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode ser definido como
Paciente do sexo feminino, de sessenta e três anos de idade, apresentava empachamento e desconforto abdominal semelhante à cólica de caráter frequente e que cedia sem necessidade de analgesia. Durante a investigação diagnóstica, ela foi submetida a exame laboratorial e ultrassonografia abdominal total. Os resultados dos exames laboratoriais não apresentaram anormalidades. Contudo, a ultrassonografia mostrou a presença de cisto de 4 cm de diâmetro na cabeça do pâncreas. Procedeu-se, então, à realização de tomografia computadorizada de abdome com contraste, pela qual se identificou cisto pancreático de 4 cm de diâmetro de superfície regular, com múltiplos pequenos cistos no seu interior, espesso estroma fibroso, sem comunicação com ducto pancreático principal e com calcificações esparsas próximas da periferia do cisto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame adequado para determinar a malignidade do cisto pancreático é a ultrassonografia endoscópica, sendo dispensável a análise citológica e a medida da concentração de marcadores tumorais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...