Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma operária de uma fábrica de peças para computadores, com quarenta e dois anos de idade, compareceu ao consultório do médico do trabalho de sua empresa assumindo posição antálgica e com dificuldade para elevação de ambos os membros superiores. A paciente queixou-se de dor em peso difusa na região cervical e nos ombros, eventualmente acompanhada de formigamento no local. Refere que o quadro se iniciou havia bastante tempo, mas agravou-se recentemente, o que a motivou a procurar ajuda profissional. Ao exame, apresentou banda muscular tensa palpável nas regiões superiores dos trapézios bilateralmente, com alguns pontos cuja compressão manual gera muita dor tanto no local quanto nas regiões cervical e occipital, principalmente à direita
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
Os pontos musculares dolorosos descritos no caso em questão são classificados como tender points.
Com relação às infecções urinárias (ITU) em mulheres, assinale a opção correta.
O tratamento de bacteriúria assintomática está indicado para mulheres na pós-menopausa, visto que há maior probabilidade de hospitalização por complicações, como pielonefrite, abscesso perinéfrico e bacteriemia.
O emprego da terapia hormonal é indicado para reduzir a frequência de episódios de ITU.
Os agentes etiológicos comumente relacionados a casos assintomáticos de ITU em mulheres idosas são os estafilococos e os estreptococos do grupo B.
A epidemiologia das infecções urinárias em mulheres na pósmenopausa difere da epidemiologia das infecções urinárias em mulheres jovens.
O aumento da concentração dos Lactobacillus contribui para a ocorrência de ITU, visto que acarreta redução do pH vaginal e favorece, consequentemente, a colonização por uropatógenos.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido no pronto atendimento médico, relatando que, havia dezesseis horas, passara a apresentar dor epigástrica, de forma súbita e intensa, irradiada para os hipocôndrios (direito e esquerdo), em faixa, seguida de náuseas e vômitos. Informou, ainda, ingerir, há mais de dez anos, grande quantidade de bebidas alcoólicas destiladas. Ao exame clínico, o paciente apresentou-se ansioso, com fáscies de dor aguda, sudorético, febril (temperatura axilar de 38,5 ºC), com frequência cardíaca de 100 bpm e pressão arterial de 112mmHg x 62 mmHg. Os resultados dos exames respiratório e cardiovascular não apresentaram anormalidades. Foi identificado que o abdome do paciente estava difusamente doloroso à palpação profunda, mais intensamente na região epigástrica, pouco distendido, com ruídos hidroaéreos presentes e reduzidos, sem sinais de irritação peritoneal, evidenciando também a presença de mancha equimótica na região periumbilical. Os exames complementares solicitados pelo médico assistente confirmaram o diagnóstico de pancreatite aguda.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
A mancha equimótica constatada na região periumbilical desse paciente é um achado frequente nessa doença; ela corresponde ao sinal de Gray-Turner, cuja base fisiopatogenética é a trombocitopenia, não sendo, contudo, um indicador de prognóstico significativo.
Em relação à histopatologia cíclica do aparelho genital, é correto afirmar que
as alterações observadas, na fase lútea, são secreção glandular e edema do estroma.
ocorre normalmente fecundação no período menstrual.
o endométrio apresenta-se, na fase proliferativa, com edema e secreção glandular.
não existe morfologicamente, na fase proliferativa, intensa atividade mitótica nas glândulas endometriais.
a espessura endometrial atinge 2 mm no período préovulatório.
Assinale a opção correta, no que se refere ao câncer de próstata.
Idosos com múltiplas comorbidades e de expectativa de vida menor que 10 anos, deverão ser tratados com terapia antiandrogênica.
Quanto maior for a relação entre o PSA livre e o PSA total, maior será a possibilidade de câncer de próstata.
Em paciente hígido, sem comorbidades, com PSA livre / PSA total < 10% é indicado de realização de ultrassonografia transretal com biópsias em pelo menos 8 áreas diferentes da próstata.
A grande maioria dos tumores malignos da próstata é representado pelo carcinoma epidermoide.
Quanto menor for o escore de Gleason, mais indiferenciado e de pior prognóstico será o tumor.
Um paciente com sessenta e quatro anos de idade é tabagista e tem história de dislipidemia. Já teve infarto agudo do miocárdio aos cinquenta e sete anos de idade e foi indicado tratamento medicamentoso, porém não adere ao tratamento ou a mudanças no estilo de vida. Há alguns meses, vem se queixando de cansaço progressivo e inchaço nos pés. Houve agravamento recente do quadro, passando o paciente a apresentar dispneia aos pequenos esforços e ortopneia.
A respeito dessa situação, assinale a opção correta.A melhor opção terapêutica é o tratamento com betabloqueadores, associados ao inibidor da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueador do receptor da angiotensina. Há evidências de benefícios clínicos na mortalidade global, na morte por insuficiência cardíaca e na morte súbita, além de melhora dos sintomas e redução de novas internações.
Estudos recentes não demonstraram qualquer benefício com a dosagem do pepídeo natriurético do tipo B para o diagnóstico de congestão pulmonar e manejo da insuficiência cardíaca crônica.
A restrição de sal deve ser sempre recomendada, pois estudos clínicos demonstram a melhora da insuficiência cardíaca em todos os pacientes submetidos à restrição rigorosa de sódio da dieta (< 1 g/dia).
A utilização de hidralazina ou de nitrato deve ser considerada apenas se houver hipertensão descompensada e angina refratária, quando associadas à insuficiência cardíaca.
Os bloqueadores de canais de cálcio são medicações de primeira linha no tratamento da insuficiência cardíaca crônica de qualquer causa.
A respeito do transtorno factício, julgue os itens seguintes.
Pacientes internados com diagnóstico de transtorno factício comumente apresentam transtorno de personalidade borderline, principalmente quando há simulação de sintomas psicóticos.
Tendo em vista que cicatrizes hipertróficas e queloides são desordens fibroploriferativas que ocorrem na derme, assinale a opção correta.
Cicatrizes hipertróficas têm forma tumoral, que ultrapassam os limites das incisões ou traumas que o originaram.
Os queloides não são influenciados pela idade ou fatores hormonais.
A primeira opção terapêutica é a ressecção da lesão queloideana, para evitar o aumento da lesão.
Os processos anormais de cicatrização são caracterizados por alterações na migração e proliferação de células, inflamação e aumento na síntese de citocinas e proteínas na matriz extracelular.
Os queloides nunca possuem aparecimento espontâneo, surgindo principalmente em traumas.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A cirurgia da maxila com a utilização da osteotomia do tipo Le Fort I provoca diversas alterações nos tecidos moles da região nasolabial. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O reposicionamento superior da maxila provoca alargamento da base alar, queda da ponta nasal e aumento do ângulo nasolabial.
O efeito da face com bico de papagaio é provocado pelo reposicionamento superior da maxila.
O reposicionamento inferior da maxila não provoca alterações significativas na estética da região nasolabial.
O avanço da maxila pode provocar alterações, como aumento da largura da base alar, preenchimento da região nasolabial e do lábio superior e elevação da ponta nasal.
Entre todos os movimentos da maxila, o reposicionamento anterior é o que menos influencia na estética nasal e do lábio superior.
A principal interface entre as células do hospedeiro e o meio ambiente está na superfície epitelial e nas mucosas. Assinale a opção correta a respeito dos mecanismos de defesa das barreiras epiteliais.
As defensinas são produzidas por células epiteliais, neutrófilos, células NK e linfócitos B e agem diretamente em bactérias e fungos por toxicidade e ativa células da resposta inflamatória.
Nas catelicidinas, o fragmento C-terminal (LL-37) é ligado e neutraliza o lipopolissacarídeo (LPS) de bactérias gram-positivas.
As proteínas surfactantes A e F presentes na traqueia atuam presentes na traqueiana imunidade inata como opsoninas e inibem diretamente a crescimento das bactérias.
As junções firmes entre as células epiteliais impedem a passagem dos microrganismos entre elas e a camada externa de queratina bloqueia a sua penetração na epiderme.
O muco que contém lipídios (mucinas) impede a invasão de patógenos e auxilia sua remoção pelos movimentos ciliares da árvore brônquica e peristalse do intestino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...