Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se a biópsia percutânea evidenciar áreas de metaplasia e pneumonite inespecífica, exclui-se a necessidade de intervenção cirúrgica nessa paciente.Julgue os itens seguintes, relativos ao ecocardiograma. Em pacientes com dor torácica, entre os resultados de exames que são adequados para se fazer o diagnóstico diferencial entre o infarto agudo do miocárdio e a pericardite aguda, inclui-se o ECG, que apresenta supradesnivelamento do segmento ST. Caso a história clínica do paciente seja sugestiva de pericardite aguda, deve ser realizado o ecocardiograma para confirmação diagnóstica, sendo esse o padrão ouro.
Com relação às hepatopatias crônicas e às doenças metabólicas do fígado, julgue os itens que se seguem. A pesquisa do acúmulo de ferro no tecido hepático, por biópsia hepática ou ressonância nuclear magnética com quantificação de ferro no tecido hepático, faz parte dos procedimentos adotados para se diagnosticar a hemocromatose hereditária.
Acerca dos transtornos psiquiátricos em geral, julgue os próximos itens. Um adulto com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade iniciados após a adolescência manifestados apenas no trabalho invariavelmente não poderá ser diagnosticado como tendo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Tendo em vista que os cuidados paliativos são voltados ao controle de sintomas, sem função curativa, a fim de se preservar a qualidade de vida do paciente, julgue os itens que se seguem. Entre as possíveis causas que levam à dispneia, sintoma frequente nos casos de câncer avançado, incluem-se o desgaste metabólico presente na síndrome de anorexia-caquexia, a ascite grave, o derrame pleural recorrente, a alteração gasométrica, anemia e(ou) metástase pulmonar.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
A ressonância nuclear magnética de pelve multiparamétrica é o melhor exame para avaliação de extensão extraprostática.Uma paciente com setenta e oito anos de idade, ex-tabagista há vinte anos, hipertensa, com obesidade leve e DPOC compareceu ao hospital para avaliação de nódulo pulmonar indeterminado de 14 mm em lobo superior direito de bordas lobuladas, periférico e semissólido. Exames de imagem realizados dez meses antes dessa avaliação identificaram nódulo com 13 mm e aumento de 50% do componente sólido.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Caso seja constatada malignidade, e considerando a faixa etária e as comorbidades apresentadas pela paciente, o tratamento mais indicado é a radioterapia.Julgue os itens seguintes, relativos ao ecocardiograma. A ecocardiografia tornou-se o teste de rastreamento de escolha para os tumores cardíacos e a ecocardiografia transesofágica é a técnica que permite maior resolução do tumor e de sua fixação, além de melhor visualização de massas tumorais menores e de tumores do átrio direito, na maioria dos pacientes.
A hepatite por vírus C (VHC) é considerada uma das principais causas de hepatite crônica. Atualmente, estima-se que cerca de 160 milhões de indivíduos estejam infectados por esse tipo de hepatite no mundo. Com relação a essa patologia, julgue os itens seguintes. Em pacientes cirróticos, a erradicação do VHC reduz o risco de descompensação, mas mantém inalterado o risco de hepatocarcinoma.
Acerca dos transtornos psiquiátricos em geral, julgue os próximos itens. Os sintomas iniciais do transtorno do espectro autista, frequentemente, envolvem atraso no desenvolvimento da linguagem, em geral associado à ausência de interesse social e a padrões incomuns de comunicação e brincadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...