Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, etilista (40 g/dia de álcool, há dez anos), apresentou elevação da taxa de transaminases, uma vez e meia maior que os valores de referência. Verificou-se, ainda, elevação do nível de alfafetoproteína (AFP) e, ao ultrassom de abdome, a presença de nódulo hepático.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir, a respeito da conduta clínica mais adequada ao caso.
A saturação de transferrina menor que 45% e a elevação de ferritina sérica podem ser justificadas pela ocorrência de necroinflamação hepática alcoólica.
Quanto à hemorragia digestiva alta varicosa, assinale a opção correta.
A perfuração da parede esofágica é uma complicação frequente e grave da escleroterapia endoscópica de varizes esofágicas sangrantes.
A febre e a bacteremia são complicações raras da escleroterapia endoscópica, com resolução espontânea em até 48 horas com uso de antitérmicos.
Entre as indicações de ligadura elástica profilática, estão os casos de varizes esofageanas de grosso calibre com red spots em pacientes intolerantes ao betabloqueador oral.
Quanto melhor a função hepática do paciente hepatopata, maior o risco de ruptura das varizes esofágicas.
Nos casos de recidiva da hemorragia digestiva alta varicosa em cirróticos Child-Pugh A compensados, cogita-se a derivação transjugular portossistêmica (TIPS) ou cirurgia.
Em relação ao delirium, julgue os itens subsequentes.
Anticolinérgicos, betabloqueadores e digitálicos são medicamentos considerados como causas farmacológicas do delirium.
Uma paciente de quarenta anos de idade apresenta queixa de diplopia, ptose palpebral mais intensa à esquerda e fadiga muscular, ao realizar esforços maiores como subir escadas. Após investigação com eletromiografia e dosagem de anticorpos anti acetilcolina, a paciente recebeu diagnóstico de miastenia gravis.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Deve-se evitar o uso de aminoglicosídeos para essa paciente.
Assinale a opção que apresenta um critério válido para o diagnóstico de DM2.
nível de hemoglobina glicada acima de 6%
glicemia pós-prandial acima de 140 mg/dL
glicemia de 2 horas após sobrecarga de 75g de glicose acima de 200 mg/dL
sintomas de poliúria e polidipsia
glicemia de jejum acima de 109 mg/dL
Texto para as questões 39 a 41
Um paciente, com sessenta anos de idade, procurou o pronto-socorro de um hospital e informou quadro de anorexia, náuseas, vômitos e soluços havia quinze dias. Observou o surgimento de nictúria. O cartão do posto de saúde mostrou que o paciente tratava de diabetes melito havia vinte anos, sendo frequente o mau controle glicêmico, além de orientação para fazer uso diário de insulina NPH 40 unidades via subcutânea pela manhã. O exame físico mostrou um paciente em mau estado geral, desorientado têmpora-espacialmente, taquipneico, com PA de 170 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e edema de membros inferiores. Os exames laboratoriais revelaram glicemia de 200 mg/dL, ureia de 350 mg/dL, creatinina de 9 mg/dL, glicosúria de + , ausência de cetonúria e gasometria venosa com pH 7,1, bicarbonato de 10 Meq/L e BE -10.O relato do caso clínico faz supor como principal hipótese
pneumonia.
uremia.
úlcera duodenal.
cetoacidose diabética.
acidente vascular cerebral.
Em relação aos temas que abrangem a clínica cirúrgica, julgue os próximos itens.
A cicatrização representa um esforço coordenado do organismo para reparar um dano tecidual. Nesse processo, a deposição de colágeno do tipo I, que se inicia na fase inflamatória e cresce com o tempo, e o aumento da resistência tensora até a fase de maturação ocorrem concomitantemente.
Com referência a bioestatística e epidemiologia, julgue os itens a seguir. Nos estudos do tipo caso-controle, o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a determinado fator em estudo, acompanha-os durante certo período de tempo para verificar a incidência de uma situação clínica entre aqueles considerados expostos e os não expostos. Portanto, trata-se de um estudo do tipo descritivo e prospectivo.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma contraindicação para a cirurgia renal percutânea.
idade inferior a dois anos
cálculos no ureter proximal
infecção ativa do trato urinário
obstrução à jusante
rim em ferradura
Assinale a opção que apresenta o exame que deve ser solicitado na avaliação emergencial de um paciente com suspeita de lesão vascular cerebral.
PET scan
SPECT cerebral
ressonância magnética de crânio
tomografia computadorizada
raio X simples de crânio
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...