Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao tratamento fibrinolítico em pacientes com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico, julgue os itens a seguir.
Há evidências científicas de melhora da evolução funcional quando o agente fibrinolítico é usado no período entre 3 a 4,5 horas após o início dos sintomas.
Texto para as questões 77 e 78
Um paciente com treze anos de idade queixou-se de fadiga, febre e dor em membros. Ao exame, observaram-se gânglios cervicais, supraclaviculares e inguinais. Raio X do tórax revelou massa em mediastino anterior. O resultado da leucometria foi de 85.000/mm3, com 75% de células blásticas. Aspirado de medula óssea mostrou 80% de células blásticas com os seguintes marcadores pela imunofenotipagem: marcadores positivos: TdT, CD3, CD7, CD2, CD1a; marcadores negativos: CD79a, CD117, CD13, CD33, CD10, HLA-DR, CD19, CD22.Ainda em relação a esse caso clínico, assinale a opção que descreve os cuidados que o paciente em questão deve receber.
punção lombar diagnóstica e hidratação restrita, pelo risco de hipervolemia e hiperviscosidade dada a alta leucometria
colocação imediata de cateter para hemodiálise previamente à quimioterapia, dado alto índice de síndrome de lise tumoral nessa situação
monitorização das funções cardíaca e renal e início do tratamento dialítico em caso de síndrome de lise tumoral
profilaxia para síndrome de lise tumoral com hidratação vigorosa, alopurinol, hidratação sem potássio e monitorização
início de tratamento quimioterápico imediatamente, para diminuir o surgimento de resistência ao tratamento
Um paciente, com cinquenta e três anos de idade, caminhoneiro, apresentou, nos últimos seis meses, quadro importante de perda de peso (20 kg), disfagia para sólidos e líquidos e fraqueza muscular generalizada. No exame neurológico, foi observada tetraparesia com cutâneo plantar em extensão bilateral e miofasciculações difusas, sem comprometimento sensitivo.
Com base nesse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é depolimiosite.
esclerose lateral amiotrófica.
carcinoma epidermoide de esôfago.
tumor medular cervical.
linfoma cervical.
Com relação às fraturas cranianas em ping-pong, assinale a opção correta.
É comum a associação com déficit motor focal ou de lateralização.
Pode ser tratada conservadoramente, com bom resultado cosmético.
São mais encontradas em adolescentes.
Geralmente, associadas a lesões cerebrais graves, necessitam de monitorização em ambiente de terapia intensiva em quase todos os casos.
Deve ser instalado aparelho para registro da pressão intracraniana, mesmo quando o escore de coma de Glasgow for acima de 14.
O diagnóstico do distúrbio metabólico que predispõe à formação de cálculos em crianças é fundamental para o adequado planejamento terapêutico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A hiperuricosuria é o principal distúrbio metabólico responsável pela formação de cálculos urinários na infância e o tratamento com hidroclorotiazida na dose de 5 mg/kg/dia é recomendado após confirmação diagnóstica.
A hipercitratúria idiopática é um frequente erro metabólico que facilita a formação de cálculos urinários na infância, sendo o uso de hidroclorotiazida na dose de 2 mg/kg/dia, o tratamento preconizado.
A excreção urinária de cálcio é considerada aumentada quando a relação Ca/Cr > 0,21, sendo recomendado o uso de alopurinol na dose de 10 mg/kg/dia.
A hipercalciúria idiopática é confirmada quando a excreção urinária de cálcio é maior ou igual a 4 mg/kg/24 h e o tratamento com diuréticos tiazídicos tem boa resposta porque reduzem o cálcio urinário.
A hipercalciúria idiopática é o principal distúrbio metabólico responsável pela formação de cálculos urinários na infância, sendo o uso de piridoxina na dose de 1 a 10 mg/kg/dia o tratamento correto a ser adotado.
Considerando o texto informativo, assinale a opção correta acerca de meningites.
Os principais sinais e sintomas para suspeita de meningite são dor de cabeça e ausência de febre, que em crianças podem não ser tão evidentes.
Clinicamente as meningites causadas por bactérias são mais graves, podendo haver disseminação ocasionando surtos e epidemias.
Trata-se de doença que acomete exclusivamente crianças na idade escolar.
Geralmente as meningites causadas por bactérias são mais prevalentes no verão e as causadas por vírus são mais prevalentes no inverno.
A transmissão da doença se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Os sintomas, na evolução de cura, devem apresentar melhora de cima para baixo, de dentro para fora, dos órgãos mais importantes para os menos importantes e pela ordem inversa de seu aparecimento.
Assinale a opção que apresenta a designação da lei acima descrita.lei da evolução das doenças crônicas
lei da cura dinâmica
lei da evolução dos sintomas
lei de Hering
lei da evolução das doenças agudas
Um paciente de vinte e três anos de idade, branco, bancário, procurou o médico, queixando-se de flatulência excessiva, cólicas intestinais e diarreia ocasional, com três a quatro evacuações pastosas ao dia, durante dois dias por mês. Algumas vezes, o paciente percebeu erupção cutânea na região glútea.
Considerando a propedêutica associada ao caso clínico relatado e os aspectos relacionados a ela, julgue os itens seguintes.
A intolerância à lactose provoca diarreia osmótica.
Na cromoscopia, os corantes ou contrastes são utilizados para diferenciar o tecido normal do patológico durante o exame endoscópico. Diante dessa informação, assinale a opção correta.
O uso de corantes tem eficácia discutível no diagnóstico de câncer precoce de esôfago durante a endoscopia digestiva alta.
A cromoscopia deve ser realizada durante endoscopia de pacientes do grupo de risco: esofagite eosinofílica, portadores de tumores de mediastino e jovens viciados em drogas.
A solução de lugol é a base de enxofre, e cora de laranja o tecido maligno do esôfago.
Sugere-se sempre lavar o esôfago com água antes de usar o corante se esse apresentar secreção ou exsudato.
O azul de metileno é um corante de grande utilidade para salientar ares de metaplasia gástrica na região do cárdia em pacientes com doença do refluxo gastroesofágico.
No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue os itens que se seguem.
O conceito segundo o qual a eletroconvulsoterapia (ECT) só deve ser usada em casos refratários ao tratamento farmacológico não mais se aplica, pois esse método pode ser utilizado como primeira opção em várias situações clínicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...