Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de lúpus eritematoso sistêmico e seus diagnósticos diferenciais, julgue os itens seguintes.
Em pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, a dosagem de complemento plasmático e do anticorpo anti-Sm são importantes para o acompanhamento da doença, pois são parâmetros utilizados para indicar atividade ou remissão.
Texto para as questões 31 e 32
Um paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou o ambulatório de clínica médica de um hospital queixando-se de dor epigástrica em queimação havia duas semanas, que piorava após alimentação. Negou a existência de náuseas, pirose retroesternal, disfagia e vômitos. Relatou episódio de dores musculares generalizadas ocorrido havia três semanas, logo após a participação em uma jornada de ciclismo, uma semana antes de surgirem as dores epigástricas. Houve melhora das dores após automedicação com anti-inflamatórios não esteroidais. O paciente relatou ainda ter eliminado fezes escurecidas e fétidas na manhã do dia em que foi atendido. O exame físico revelou PA de 130 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca de 85 bpm e dor à palpação do epigástrio. Não foram encontradas, no exame do abdome, massas palpáveis ou visceromegalias. O restante do exame segmentar apresentava-se sem alterações.No caso acima apresentado, o tratamento mais indicado é
gastrectomia.
psicoterapia associada a antidepressivo.
dieta com restrição de irritantes gástricos.
administração de amoxicilina associada à claritromicina durante sete dias.
administração de omeprazol durante quatro semanas.
No que concerne a temas relacionados à clínica cirúrgica, julgue os seguintes itens.
A atresia do esôfago é uma má formação congênita importante em recém-nascidos e pode ocorrer associada a fístula tráqueo-esofágica. Das variantes dessa má formação, a mais frequente é aquela em que o esôfago proximal está obliterado e o coto distal do esôfago constitui uma comunicação com a traqueia.
Riscos químicos, físicos e biológicos são fatores importantes para o aparecimento de doenças ocupacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O ácido acético, usado como solvente de borracha, constitui fator de risco para a ocorrência de neoplasia pulmonar.
Um paciente com sessenta e dois anos idade, com quadro clínico de hematúria macroscópica, foi diagnosticado com neoplasia vesical. Foi submetido à RTU vesical que confirmou o diagnóstico e estadiou o tumor como T2a. Nessa situação, a melhor opção de tratamento consiste na
quimioterapia.
nova RTU vesical.
cistectomia radical.
cistectomia parcial.
radioterapia.
Com relação as características de personalidade, assinale a opção que apresenta aquelas classicamente associadas à epilepsia ou síndrome de Geschwind.
formação de vínculos afetivos intensos e pobreza de discurso
hipergrafia e circunstancialidade
hiporreligiosidade e hipersexualidade
inibição social e pensamento vago
placidez e embotamento
Um paciente de 63 anos de idade procurou atendimento médico devido a dor intensa na região torácica esquerda, de início súbito. O paciente relatou sensação de algo rasgando internamente, com irradiação para o dorso e para o abdome (flancos e região pélvica), que havia iniciado há duas horas. Informou ter diagnóstico de hipertensão arterial, mas utiliza de forma irregular a medicação. A pressão arterial na admissão foi de 260 mmHg × 160 mmHg e o restante do exame físico e complementares confirmaram o diagnóstico de emergência hipertensiva dissecção aguda da aorta, com extensão da raiz dessa artéria até a origem das artérias ilíacas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens de 113 a 115.
Nessa situação clínica emergencial, o uso de nitroprussiato de sódio, por via intravenosa, é recomendado para atingir dois objetivos terapêuticos básicos: redução da tensão de cisalhamento da parede da aorta; e redução da pós-carga de trabalho do coração.
Texto para as questões 77 e 78
Um paciente com treze anos de idade queixou-se de fadiga, febre e dor em membros. Ao exame, observaram-se gânglios cervicais, supraclaviculares e inguinais. Raio X do tórax revelou massa em mediastino anterior. O resultado da leucometria foi de 85.000/mm3, com 75% de células blásticas. Aspirado de medula óssea mostrou 80% de células blásticas com os seguintes marcadores pela imunofenotipagem: marcadores positivos: TdT, CD3, CD7, CD2, CD1a; marcadores negativos: CD79a, CD117, CD13, CD33, CD10, HLA-DR, CD19, CD22.O perfil de marcação descrito no caso clínico acima apresentado é característico de
leucemia linfoide aguda de células T.
leucemia mieloide aguda de linhagem megacariocítica.
leucemia meiloide aguda de linhagem mielo-monocítica.
leucemia bifenotípica.
leucemia linfoide aguda de células B.
Um paciente, com trinta e três anos de idade, compareceu ao setor de emergência, com sintomas de vertigens. Tais sintomas ocorriam sempre quando o paciente virava a cabeça para a direita ou se deitava na cama.
Para esse paciente, a melhor conduta érealizar audiometria no ambulatório.
realizar a manobra de DixHallpike.
realizar RNM de urgência.
realizar doppler de carótidas e vertebrais.
realizar tomografia de ouvidos e mastoide.
O acesso telo-velar é utilizado para chegar até lesões localizadas no
III ventrículo.
IV ventrículo.
cisterna interpeduncular.
região da pineal.
ventrículo lateral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...