Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que é apresentada a característica sugestiva de benignidade na avaliação do nódulo pulmonar.
borda irregular
calcificações excêntricas
coroa radiada
convergência de vaso para lesão
borda lobulada
A pneumonia adquirida na comunidade inclui casos de pneumonia infecciosa em pacientes que vivem, de forma independente, na comunidade. Os pacientes que estiveram hospitalizados por outras razões durante menos de 48 horas, antes do desenvolvimento de sintomas respiratórios, também são considerados como tendo pneumonia adquirida na comunidade, porque é provável que a inoculação tenha ocorrido antes da admissão.
Com relação ao assunto acima abordado e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Considere que:
PORT = escores que determinam o índice de gravidade da pneumonia, variam de I a V, compreendem fatores demográficos, comorbidades, dados do exame físico, exames laboratoriais e radiografia. PORT I: ausência de preditores
PORT II: < 71 pontos
PORT III: 71-90 pontos PORT IV: 91-130 pontos
PORT V: > 130 pontos
Com base nessas informações, é correto afirmar que, para um paciente com pneumonia comunitária avaliado na escala de risco como PORT I ou II, a primeira opção de tratamento é um macrolídeo, podendo ser substituído, em caso de contraindicação, por uma quinolona.
O mecanismo de ação das drogas antineoplásicas pode resultar em alta incidência de toxicidade potencialmente severa, que pode ser aguda ou crônica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A ocorrência de leucemia mieloide aguda, após o uso de epipodofilotoxina, como o teniposide(VM 26), está relacionada à suscetibilidade individual ao medicamento, ao envolvimento do gene AML1, sendo dependente da dose cumulativa do medicamento.
A perda auditiva sensorioneural e a ocorrência de tinitus são efeitos tardios de quimioterápicos do grupo dos agentes alquilantes como dacarbazina e procarbazina.
São fatores de risco para a ocorrência da miocardiopatia relacionada ao uso endovenoso de altas doses de citarabina o uso concomitante de quimioterapia intratecal, idade maior que cinco anos durante o tratamento e ausência de infiltração leucêmica do SNC.
O estudo da função renal e da densidade óssea devem ser realizados a longo prazo após uso de altas doses de methotrexate, uma vez que essa droga, em altas dosagens, é nefrotóxica.
Paciente acometido por osteosarcoma metastático pode beneficiar-se do uso de protetores do miocárdio, como dexrazoxane, uma vez que eles previnem a miocardiopatia relacionada à antraciclina.
Uma paciente de quarenta anos de idade, com exame físico normal, realizou mamografia digital que evidenciou imagem nodular espiculada em quadrante superior lateral da mama esquerda. O ultrassom mamário mostrou, na mesma topografia, um nódulo sólido de contornos irregulares, medindo 1 cm e com o diâmetro anteroposterior maior que o látero-lateral. A paciente foi submetida a punção com agulha fina do referido nódulo, guiada por ecografia, e o resultado citológico foi de atipias leves.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, o resultado citológico da punção é incompatível com o achado das imagens, sendo mandatória a biópsia para estudo histológico e diagnóstico da lesão.
Para o diagnóstico da perda auditiva induzida pelo ruído, são essenciais
anamnese clínico-ocupacional; exame otorrinolaringológico básico; audiometria tonal e vocal.
anamnese clínico-ocupacional; exame otorrinolaringológico básico; imitanciometria.
anamnese clínico-ocupacional; exame otorrinolaringológico básico; teste das emissões otoacústicas.
exame otorrinolaringológico básico; audiometria tonal e vocal; vectoeletronistagmografia.
exame otorrinolaringológico básico; audiometria tonal e vocal; potenciais evocados do tronco encefálico.
A neurite óptica é o termo específico utilizado para designar envolvimento do nervo óptico em processos inflamatórios, desmielinizantes e infecciosos. Acerca desse assunto, é correto afirmar que
as alterações do campo visual como escotomas centrais e paracentrais não ocorrem na neurite óptica.
a etiologia mais comum na criança, assim como no adulto, é a neuropatia óptica isquêmica.
a tríade característica da neurite óptica é a perda visual, a dor ocular e a discromatopsia ipsilaterais.
não existe relação entre neurite óptica e doença autoimune na infância.
não há relato de neurite óptica idiopática na literatura.
Pacientes com doença hepática grave podem desenvolver síndrome hepatorrenal, que tem como característica
a poliúria.
sódio urinário alto.
alta osmolaridade urinária.
o incremento de ácido úrico.
a hiperperfusão renal.
A constatação da evolução de uma doença em direção à cura seguida da interrupção repentina da melhora caracteriza caso
de quadro agudo.
funcional, em que não houve lesão em órgãos vitais.
funcional, em que não houve lesão em órgãos vitais.
em que o paciente pode estar sob a influência de um fator externo.
em que a cura não será atingida.
O principal teste para avaliação da função pulmonar é a espirometria. Em relação à interpretação desse teste, julgue os próximos itens. Considere que, sempre que empregadas, as siglas VEF1 e CVF correspondem a volume expirado forçado no primeiro segundo e capacidade vital forçada, respectivamente.
No caso de uma espirometria inicial com valores normais, o VEF1 pode aumentar até 10% do seu valor inicial após o uso de broncodilatador, sem caracterizar resposta positiva ao teste de broncodilatação.
Julgue os seguintes itens, com relação à farmacologia dos hipnóticos e dos analgésicos opioides.
O mecanismo de ação do midazolam e do diazepam decorre do bloqueio da corrente de cloro associada ao receptor GABAérgico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...