Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O principal teste para avaliação da função pulmonar é a espirometria. Em relação à interpretação desse teste, julgue os próximos itens. Considere que, sempre que empregadas, as siglas VEF1 e CVF correspondem a volume expirado forçado no primeiro segundo e capacidade vital forçada, respectivamente.
Espirometria deve ser utilizada como teste de triagem de doenças obstrutivas em fumantes e ex-fumantes com mais de quarenta e cinco anos de idade, mesmo quando estão assintomáticos.
Acerca das estratégias de ventilação mecânica, julgue os itens seguintes.
Na modalidade denominada ventilação com pressão de suporte, o esforço respiratório espontâneo do paciente é o gatilho para o ventilador e a respiração é assistida por pressão positiva constante.
Uma paciente de quarenta e dois anos de idade, com diagnóstico de colecistopatia crônica calculosa apresentava, havia quatro horas, dor intensa, em barra, constante e em todo andar superior do abdome.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
A colecistectomia deverá ser realizada logo após a melhora clínica e laboratorial da paciente.
Ainda no que se refere às doenças do sistema respiratório, assinale a opção correta.
A silicose, apesar da gravidade, é uma doença cujas lesões patológicas são reversíveis.
A espirometria mostra padrões específicos de alterações patológicas nos pacientes com silicose.
A tosse e os escarros hemoptoicos são sintomas específicos ou patognomônicos da silicose.
A co-morbidade mais prevalente associada à silicose é a tuberculose.
Os mecanismos fisiopatológicos da asma ocupacional são diferentes daqueles da asma brônquica (sem vinculação ocupacional).
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade, assintomático, foi submetido a exames cujos resultados indicaram glicemia em jejum de 131 mg/dl e glicemia após duas horas de sobrecarga com 75 g de glicose de 210 mg/dl. Ao exame clínico, o paciente declarou não ter histórico pessoal ou familiar de diabete.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente é propenso a desenvolver lesão compressiva do nervo mediano, em sua passagem no túnel do carpo, e do nervo ulnar, no cotovelo e no punho.Em relação à fibrose cística, assinale a opção correta.
Corticosteroide por via inalatória deve ser utilizado rotineiramente.
Pseudomonas aeruginosa é a bactéria mais frequentemente isolada em pacientes adultos. A infecção crônica das vias aéreas por esta bactéria, especialmente por cepas mucoides, está associada ao pior prognóstico.
O emprego de N-acetilcisteína por via inalatória como, agente mucolítico, possui efeito significativo na evolução da doença pulmonar.
Monoterapia antibiótica com azitromicina está recomendada em todos pacientes com fibrose cística maiores de seis anos de idade que apresentam evidência clínica de inflamação crônica das vias aéreas, especialmente quando há infecção por micobactéria não tuberculosa.
Recomenda-se a coleta de cultura de escarro somente em pacientes sintomáticos.
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens que se seguem.
A obstrução das vias aéreas e a alteração da forma das paredes torácicas colocam em desvantagem os músculos inspiratórios, ocasionando dispneia em pacientes com DPOC.
Assinale a opção que apresenta condição associada a bom prognóstico em LLA na infância.
pesquisa de doença residual mínima por citometria de fluxo com 1% de células leucêmicas no 29.o dia do tratamento
presença de clone leucêmico com a hipodiploidia de 36 cromossomos e índice de DNA menor que 1,16
diagnóstico de LLA de células T com leucometria inicial de 95.000/mm3 e massa de mediastino
presença de alteração clonal com translocação t(4,11)(q11;q23) e transcrito AF4-MLL
leucometria ao diagnóstico menor que 50.000/mm3 em criança de dois a dez anos de idade com leucemia de células precursoras B
Com relação aos métodos contraceptivos, julgue os itens subsequentes.
Quando utilizados em pacientes com menos de 35 anos de idade que apresentam cefaleia com aura, os anticoncepcionais orais combinados só devem ser utilizados como última opção e, caso sejam utilizados, requerem acompanhamento rigorosoUm paciente, com limiares auditivos normais e zumbido objetivo, ouvido também pelo examinador (110 estalidos / minuto) foi atendido no ambulatório. Ao exame físico, mostrou-se hidratado, corado e eupnéico, com PA = 120 x 75 mmHg e pulso = 64 bpm.
Com base nesses dados, é correto afirmar que o melhor exame complementar diagnóstico e a principal hipótese diagnóstica para o caso seriam, respectivamente,tomografia computadorizada de mastoides e glômus timpânico.
videoendoscopia nasal e mioclonia palatal.
angioressonância de encéfalo e divertículo de seio sigmoide.
ressonância nuclear magnética de conduto auditivo interno com contraste e neurinoma do acústico.
eletroencefalograma e mioclonia palatal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...