Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de quarenta anos de idade, com exame físico normal, realizou mamografia digital que evidenciou imagem nodular espiculada em quadrante superior lateral da mama esquerda. O ultrassom mamário mostrou, na mesma topografia, um nódulo sólido de contornos irregulares, medindo 1 cm e com o diâmetro anteroposterior maior que o látero-lateral. A paciente foi submetida a punção com agulha fina do referido nódulo, guiada por ecografia, e o resultado citológico foi de atipias leves.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Com o resultado de atipias leves na punção, a principal hipótese diagnóstica para a paciente em questão é fibroadenoma complexo. Dessa forma, o controle ecográfico pode ser realizado após seis meses e a exérese simples do nódulo será indicada apenas no caso de a paciente não concordar com o seguimento semestral.O fator mais importante para o diagnóstico diferencial entre perda auditiva induzida por ruído e trauma acústico é
histórico clínico-ocupacional.
característica do audiograma.
resultado de exames audiológicos.
resultado de exames radiológicos.
sintomatologia.
O kernicterus, ou encefalopatia hiperbilirrubínica, é uma condição causada pela toxicidade da bilirrubina aos núcleos da base e aos diversos núcleos do tronco cerebral. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Nos dias atuais, é extremamente rara a ocorrência de encefalopatia bilirrubínica por incompatibilidade ABO ou Rh.
A perda ponderal, a idade gestacional e o aleitamento materno não influenciam a ocorrência de kenicterus.
São características clínicas: as anormalidades extrapiramidais como a atetose, o distúrbio do olhar para cima, os distúrbios auditivos como a perda neurosensorial e a deficiência intelectual, de grau variado.
As alterações observadas no exame de ressonância magnética de crânio, restringem-se a atrofia córtico-subcortical.
Deficiência de G6PD, hemólise aumentada, cefalohematoma, infecção sistêmica, galactosemia e síndrome de Cgriler-Najjar são causas de hiperbilirrubinemia direta e, portanto, de kernicterus.
Em pacientes recém-nascidos, eventualmente é necessário avaliar o sistema renal utilizando-se exames de imagens com contraste.
Com relação a esses casos, assinale a opção que apresenta contraindicação à realização de urografia excretora.hiperbilirrubinemia
duplicação renal
válvula de uretra posterior
taquipneia transitória do recém-nascido
carga osmótica do contraste
Hahnemann estabeleceu as bases filosóficas da homeopatia segundo uma visão antropológica do homem referendada pelo vitalismo, que compreende
a cura das doenças pela vis medicatrix-naturae.
a existência de um princípio vivificador gerador e formativo, organizador e mantenedor das propriedades mecânicoquímicas do homem, denominado de anima vegetativosensitiva- motora.
as bases estabelecidas pela medicina alopática, no que se refere à compreensão das doenças psicossomáticas.
o binômio saúde-doença como um fator, basicamente, de caráter genético-familiar.
as leis das signaturas de Paracelso.
O principal teste para avaliação da função pulmonar é a espirometria. Em relação à interpretação desse teste, julgue os próximos itens. Considere que, sempre que empregadas, as siglas VEF1 e CVF correspondem a volume expirado forçado no primeiro segundo e capacidade vital forçada, respectivamente.
VEF1 é o parâmetro espirométrico principal a ser acompanhado na evolução clínica de pacientes com DPOC.
Um paciente de dezenove anos de idade compareceu à consulta, relatando que, havia um ano, sofria de níveis pressóricos elevados, associados à cefaleia occipital. Desde então, faz uso de hidroclorotiazida, anlodipino e atenolol em doses máximas, porém sem controle adequado dos níveis pressóricos. Os exames complementares revelaram os seguintes resultados: sódio = 142 mEq/L; potássio = 4,8 mEq/L; ureia = 24 mg/dL; creatinina = 0,8 mg/dL; glicemia de jejum = 83 mg/dL; colesterol total = 140 mg/dL; triglicérides = 106 mg/dL e ácido úrico = 5,1 mg/dL. A análise da urina não mostrou anormalidades. A radiografia de tórax revelou área cardíaca aumentada e trama vascular pulmonar normal. O eletrocardiograma mostrou hipertrofia ventricular esquerda. No momento da consulta, o paciente encontrava-se assintomático. Ao exame físico, apresentou pressão arterial de 162 mmHg × 106 mmHg, frequência cardíaca de 58 bpm, bulhas normofonéticas e sopro sistólico amplo em crescendo-decrescendo, audível em todo o precórdio e com diminuição dos pulsos pediosos. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Visando o controle pressórico e a redução da morbimortalidade em longo prazo, é indicado, nesse caso, o tratamento clínico com o uso permanente de inibidor da enzima de conversão da angiotensina.
Julgue os seguintes itens, com relação à farmacologia dos hipnóticos e dos analgésicos opioides.
O midazolam, administrado em doses hipnóticas, promove hipoventilação devido à diminuição do volume-corrente e da resposta à hipóxia.
A apendicite é uma afecção cirúrgica comum com incidência maior em pacientes entre os vinte e trinta anos de idade com diferentes formas de apresentação. A respeito das formas de apresentação da apendicite, julgue os itens subsecutivos.
Para tratamento cirúrgico da apendicite, pode-se utilizar uma incisão oblíqua no quadrante inferior direito denominada incisão de McArthur-McBurney.
Sabendo que o padrão alimentar interfere no risco de eventos cardiovasculares, julgue os itens seguintes. O consumo de óleo de palma não é recomendado para indivíduos com dislipidemia ou para a prevenção de dislipidemia e doenças cardiovasculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...