Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao tórax instável, assinale a opção correta.
Intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva são obrigatórias nos casos de tórax instável.
Os pacientes com tórax instável necessitam de administração de soluções cristaloides ou coloides em grande quantidade, mesmo após a fase inicial de ressuscitação.
Estabilização do tórax por fixação cirúrgica das fraturas está sempre indicada.
A intubação orotraqueal e a ventilação mecânica invasiva estão indicadas quando a relação entre a pressão arterial de oxigênio e a fração inspirada de oxigênio (PaO2/FiO2) estiver abaixo de 200.
O tórax instável ocorre quando duas ou mais costelas adjacentes estão fraturadas em dois ou mais locais.
Com base no caso clínico e na figura acima apresentados, julgue os itens seguintes.
O traçado eletrocardiográfico é compatível com a ocorrência de comprometimento da artéria descendente anterior.
Texto para as questões 56 e 57
O desenvolvimento tecnológico e o progresso nas descobertas científicas proporcionaram avanço rápido nas pesquisas e no uso clínico das terapias imunológicas em pacientes oncológicos, superando a resistência tumoral ao tratamento convencional com quimioterapia. Os anticorpos monoclonais contra antígenos tumorais humanos têm sido usados associados, ou não, a esquemas de quimioterapia.Assinale a opção que descreve corretamente os mecanismos da ação antineoplásica dos anticorpos monoclonais in vivo sobre os tumores.
internalização do anticorpo e ação do anticorpo no núcleo, bloqueando os genes que controlam a divisão celular
ligação ao antígeno de superfície, bloqueando a molécula que age como receptor, e transdução do sinal intracitoplasmático para a apoptose
indução da fagocitose, por meio da ligação da porção Fc ao receptor específico nos monócitos
indução da dimerização de cadeias de receptores de fator de crescimento, levando à internalização do receptor, que não pode ser mais estimulado
fixação de complemento, citotoxicidade mediada por célula, associação do anticorpo com moléculas radioativas e quimioterápicas, bloqueando ação de ligantes aos antígenos que são receptores de fator de crescimento
A respeito da ocorrência de vulvovaginites, julgue os itens a seguir.
A secreção vaginal fisiológica tem predomínio de aeróbios e é constituída por secreção sebácea, esfoliação vaginal e cervical e secreção das glândulas de Bartholin e Skene.
Uma paciente, com cinquenta e dois anos de idade, apresentando bócio tireoideano e casos esparsos na família, realizou tomografia computadorizada que revelou aqueduto vestibular alargado e surdez neurossensorial progressiva. Apresentou distúrbio de organificação do iodo.
Nesse caso, o provável diagnóstico ésíndrome de Wardemburg.
síndrome de Usher.
síndrome de Pendred.
surdez autoimune.
síndrome de Alstrom.
Uma criança do sexo masculino, de oito anos de idade, apresenta retardo mental, face alongada, orelhas grandes e protrusas, além de macrorquidismo. A mãe informa que o irmão dela tem deficiência mental.
Mediante o quadro apresentado, assinale a opção do provável achado na avaliação laboratorial desse paciente.pequenas deleções em genes contíguos localizados no braço longo do cromossomo 7, banda 11.2 (7q11.2)
presença do gene FMR1 (fragile mental retardation) no braço longo do cromossomo X, na região 27.3
trissomia do cromossomo 13
ausência de genes paternos ativos localizados no braço longo do cromossomo 15, na região q11-q13
ausência da contribuição materna na região cromossômica 15 q11-15q13
Os primeiros relatos de associação entre insuficiência renal crônica (IRC) e doença óssea surgiram na literatura médica pediátrica há mais de um século. A osteodistrofia renal, doença secundária à IRC, está associada às alterações do metabolismo mineral. Assinale a opção que apresenta característica relacionada ao provável mecanismo dessa patologia.
deposição de bário nos ossos
resistência esquelética à ação calcêmica do paratormônio
metabolismo tireoidiano
hiposecreção do paratormônio
aumento da biossíntese do calcitriol
Considere que um paciente, após a prescrição de uma dose única de um medicamento homeopático na 200 CH, tenha sofrido a agravação rápida e forte dos sintomas, seguida de rápida melhora. Nessa situação, de acordo com as observações prognósticas de J. T. Kent,
a reação ocorrida é observada, geralmente, em crianças e adultos jovens.
a reação ocorrida é observada apenas nos casos agudos.
trata-se de um caso sem lesões estruturais em órgãos vitais.
a elevada potência do medicamento determinou o ritmo de agravação e melhora dos sintomas.
a evolução ocorrida corresponde à primeira observação prognóstica de Kent.
Julgue os itens seguintes, acerca do acometimento pulmonar nas colagenoses.
No lúpus eritematoso sistêmico, a pleura é o sítio mais acometido e o tratamento com corticosteroides geralmente resulta em melhora rápida dos sintomas.
Acerca das estratégias de ventilação mecânica, julgue os itens seguintes.
Em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica sob ventilação mecânica, o aumento do tempo expiratório está indicado para prevenir a formação de hiperinsuflação dinâmica (auto-PEEP).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...