Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nesse caso, a conduta mais adequada é
estapedotomia esquerda.
a conservadora, com uso de antibióticos tópicos sempre que ocorrer otorreia.
timpanoplastia do tipo 1 em orelha esquerda.
timpanomastoidectomia do tipo cavidade fechada em orelha esquerda.
timpanomastoidectomia do tipo cavidade aberta em orelha esquerda.
O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma importante causa de morbidade e mortalidade na infância. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O quadro clínico de um hematoma extradural, na criança, é geralmente clássico: perda de consciência, acompanhado de intervalo lúcido, seguido de midríase homolateral ao hematoma e hemiparesia contralateral.
A sequência de prioridades na abordagem do paciente com TCE consiste, nessa ordem, em: avaliação da incapacidade e exame neurológico sumário; manutenção da permeabilidade de vias áreas; manutenção da respiração e ventilação; estabilização circulatória com controle da hemorragia e exposição.
A determinação da escala de coma de Glasgow é de grande valia para a detecção precoce de alterações no estado neurológico. É imperativo que todo paciente, vítima de TCE, com escore de Glasgow igual ou inferior a 14, seja submetido à avaliação neurocirúrgica.
O higroma subdural traumático consiste no acúmulo anormal de líquido no espaço subdural, podendo ser infra ou supratentorial, uni ou bilateral. Em crianças maiores, a cefaleia é a queixa mais comum.
O hematoma extradural é mais frequente na infância do que na fase adulta, devido à maior elasticidade craniana, à maior profundidade do sulco da artéria meníngea média e à menor aderência da dura máter ao crânio.
Um paciente com diagnóstico de síndrome nefrótica primária apresenta histórico de córtico-resistência, proteinúria intensa e uso frequente de diurético. Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta uma possível complicação inicial.
pneumonia
tromboembolismo
peritonite
síndrome da resposta inflamatória sistêmica
síndrome da resposta inflamatória sistêmica
A respeito da asma brônquica, julgue os itens subsequentes.
A exposição a infecções em fases precoces da vida leva ao desenvolvimento de um padrão imunológico mais suscetível a alergias, aumentando a ocorrência de asma brônquica e outras doenças atópicas.
A respeito de monitorização respiratória, julgue os itens a seguir.
A hipertermia causa diminuição da saturação venosa mista de oxigênio, pelo aumento do consumo de oxigênio.
Considerando que um paciente tenha sido diagnosticado com insuficiência renal crônica associada a hiperparatiroidismo secundário com indicação cirúrgica, julgue os itens subsequentes.
Lesões do nervo laríngeo recorrente durante paratiroidectomias totais são improváveis, pois essas glândulas se localizam distante desse nervo.
A respeito dos transtornos psiquiátricos, julgue os itens que se seguem. A estimulação magnética transcraniana para estímulo do córtex pré-frontal dorsolateral apresenta efeito antidepressivo significativo e acelera a ação dos antidepressivos em pacientes portadores de depressão moderada a grave em tratamento farmacoterapêutico.
Assinale a opção em que é apresentada a característica do derrame pleural na doença reumatoide.
relação entre a proteína no líquido pleural e no soro menor que 0,5
relação entre a desidrogenase lática no líquido pleural e no soro menor que 0,6
presença de transudação.
glicose no líquido pleural abaixo de 40 mg/dL
pH acima de 7,20
Quanto à formação e à instabilidade da placa aterosclerótica, julgue o próximo item.
As placas instáveis apresentam atividade inflamatória intensa, especialmente nas bordas laterais, com grande atividade proteolítica, núcleo lipídico proeminente e capa fibrótica tênue. A maioria dos eventos coronarianos agudos ocorre por ruptura de placas com estenoses leves a moderadas, levando à exposição de material lipídico trombogênico.
Texto para as questões 52 e 53
Um paciente portador de volumoso tumor abdominal de difícil delimitação por exames de imagem foi submetido à biópsia incisional por agulha guiada por tomografia. O laudo anátomopatológico da biópsia revelou tumor de pequenas células redondas e azuis.Considerando-se que sejam utilizados recursos de investigação baseados em biologia molecular, o achado que, se estivesse presente, poderia auxiliar no diagnóstico para esse caso clínico seria
t(11;22) EWS-FLI1.
t(1;19) E2A-PBX1.
t(15;17) PML-RARA.
t(9;22) BCR-ABL.
t(4;11) MLL-AF4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...