Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de trinta e dois anos de idade apresenta diagnóstico de hérnia inguinal bilateral, sendo a esquerda recidivada. A técnica cirúrgica utilizada no tratamento anterior da hérnia esquerda foi com tensão.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A correção dessas hérnias poderá ser feita por laparoscopia com colocação de tela de polipropileno na face anterior da fascia transversalis.
Um paciente de trinta e cinco anos de idade, aparentemente saudável, foi submetido a exames de rotina cujos resultados foram os seguintes: HBsAg positivo; HBeAg negativo; anti-HBe positivo; nível de HBV-DNA no soro de 150 cópias/mL; aminotransferases elevadas, especialmente a ALT; bilirrubinas normais. Ao exame clínico, o paciente estava assintomático e negou qualquer sintomatologia pregressa compatível com hepatite.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O perfil sorológico descrito sugere infecção por uma variante do vírus da hepatite B, o mutante precore ou core promoter.Entre as contraindicações para realização de transplante pulmonar, constam
deformidade torácica severa, tabagismo ativo, ocorrência de doença neoplásica nos últimos dois anos e infecção pelo vírus HIV.
deformidade torácica severa, uso de corticosteroide, ocorrência de doença neoplásica nos últimos dois anos e infecção pelo vírus HIV.
deformidade torácica severa, tabagismo ativo, uso de corticosteroide e ocorrência de doença neoplásica nos últimos dois anos.
deformidade torácica severa, tabagismo ativo, uso de corticosteroide e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
tabagismo ativo, uso de corticosteroide, ocorrência de doença neoplásica nos últimos dois anos e infecção pelo vírus HIV.
Com base no caso clínico e na figura acima apresentados, julgue os itens seguintes.
Deve-se administrar clopidogrel em dose de ataque associado ao ácido acetilsalicílico e fibrinolítico.
Texto para as questões 56 e 57
O desenvolvimento tecnológico e o progresso nas descobertas científicas proporcionaram avanço rápido nas pesquisas e no uso clínico das terapias imunológicas em pacientes oncológicos, superando a resistência tumoral ao tratamento convencional com quimioterapia. Os anticorpos monoclonais contra antígenos tumorais humanos têm sido usados associados, ou não, a esquemas de quimioterapia.Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentado anticorpo que faz parte do tratamento de neuroblastoma.
anticorpo monoclonal Gentuzumab, antígeno CD33
anticorpo monoclonal ch14.18, antígeno GD2
anticorpo monoclonal Rituximab, antígeno CD20
anticorpo monoclonal Nimotuzumab, antígeno EGFR
anticorpo monoclonal Brentuximab vedotin (SGN-35), antígeno CD30
A respeito da ocorrência de vulvovaginites, julgue os itens a seguir.
A C.glabrata e a C.tropicalis estão associadas à vulvovaginite fúngica recorrente e são resistentes à terapia medicamentosa convencional.Uma criança, com oito anos de idade, apresenta tumor em linha média do pescoço logo abaixo do osso hioide, que aumenta em caso de IVAS e regride espontaneamente. Às vezes, ocorre drenagem de secreção purulenta através de orifício medial. Apresenta sinal de Sistrunk positivo.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável étireoidite autoimune recidivante.
lipoma de linha média.
rabdomiossarcoma.
cisto tireoglosso.
tireoide ectópica.
As crianças infectadas pelo citomegalovírus (CMV) podem apresentar hepatoesplenomegalia, icterícia, trombocitopenia e coriorretinite. Entre os achados radiológicos abaixo, assinale a opção que apresenta as características mais sugestivas do CMV no sistema nervoso central.
atrofia cerebral difusa e calcificações nos núcleos da base
hidrocefalia e calcificações localizadas em ambas as regiões occipitais
atrofia, dilatação ventricular e calcificações parenquimatosas periventriculares
cistos subependimários no núcleo caudado e nas regiões estriatotalâmicas
infarto hemorrágico
Insuficiência renal crônica (IRC) é definida como uma redução irreversível da taxa glomerular. A provável causa de IRC em uma criança de três anos de idade é
glomerulonefrite focal e segmentar.
glomerulonefrite membranoproliferativa.
uropatia obstrutiva.
glomerulonefrite mesangial
glomerulonefrite membranosa.
As observações prognósticas dizem respeito às reações do organismo em face da atuação do medicamento homeopático após sua primeira prescrição. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
As observações prognósticas dizem respeito à prescrição somente do medicamento similimum.
O diagnóstico nosológico é necessário para a definição do prognóstico clínico-dinâmico nos casos de doenças que acometem órgãos vitais.
O prognóstico clínico-dinâmico aplica-se às enfermidades crônicas, mas não às agudas.
O diagnóstico nosológico é necessário para a definição do prognóstico clínico-dinâmico.
A rápida agravação homeopática é observada em casos funcionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...