Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 52 e 53
Um paciente portador de volumoso tumor abdominal de difícil delimitação por exames de imagem foi submetido à biópsia incisional por agulha guiada por tomografia. O laudo anátomopatológico da biópsia revelou tumor de pequenas células redondas e azuis.Com base nessas informações, assinale a opção em que é apresentada a combinação de hipóteses diagnósticas mais provável para esse caso clínico.
linfoma não-Hodgkin, neuroblastoma e tumor de Wilms
linfoma não-Hodgkin, neuroblastoma e tumor neuroectodérmico primitivo
rabdomiossarcoma, tumor de Wilms e neuroblastoma
neuroblastoma, tumor de células germinativas e osteossarcoma
tumor neuroectodérmico primitivo, neuroblastoma e tumor de células germinativas
A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, relativos à classificação dos fórcipes e à analgesia de parto.
Entre as condições de segurança que justificam a aplicabilidade do fórcipe incluem-se a dilatação cervical completa, as membranas amnióticas íntegras, o conhecimento preciso da variedade de posição e da altura da apresentação e a suspeita de desproporção céfalo-pélvica que justifique a instrumentalização no parto para manobras de rotação.
Um paciente, com doze anos de idade queixou-se durante consulta com o otorrinolaringologista de barulho no ouvido, semelhante ao tique-taque de um relógio. A mãe, que o acompanhava à consulta, relatou que a criança apresentava esse sintoma desde muito pequena, que o barulho não acompanhava a batida do coração e que era provocado pela fala, deglutição e movimentos da cabeça.
Nesse caso, o diagnóstico e sua causa mais comum são, respectivamente,zumbido pulsátil; bulbo da jugular alto.
zumbido objetivo; hipertrofia de vegetação adenoideana.
zumbido subjetivo; alteração do humor e ansiedade.
zumbido pulsátil; deiscência de artéria carótida.
A hidrocefalia é uma condição multifatorial em que ocorre um desequilíbrio entre os mecanismos de produção e absorção liquórica. Acerca desse tema, é correto afirmar que
as infecções bacterianas constituem causas raras de hidrocefalia adquirida.
os tumores da fossa posterior costumam dar sinais precoces de hipertensão intracraniana.
o sinal de Macewen, ou sinal do pote rachado, é decorrente da paralisia do VI par craniano.
o ultrassom é um exame de pouca utilidade para seguimento da hidrocefalia em crianças com fontanelas abertas.
na infância, ocorre apenas a hidrocefalia do tipo obstrutiva.
O quadro clínico denominado síndrome nefrótica pode ocorrer como consequência, em associação ou como parte de diferentes enfermidades e de múltiplas patologias renais. A causa mais comum de síndrome nefrótica idiopática primária na infância está associada a
glomerulonefrite membranoproliferativa.
glomerulopatia membranosa.
glomerulonefrite proliferativa mesangial.
lesão glomerular mínima.
esclerose glomerular segmentar focal.
A respeito da asma brônquica, julgue os itens subsequentes.
A asma brônquica é considerada controlada quando, durante o tratamento, o paciente mantém sintomas diurnos até duas vezes por semana e sintomas noturnos uma vez por semana.
A respeito de monitorização respiratória, julgue os itens a seguir.
A oximetria de pulso fornece avaliação precisa da adequação da ventilação controlada.
Com referência ao caso de um paciente de cinquenta e seis anos de idade com diagnóstico de adenocarcinoma de fundo gástrico, julgue os itens que se seguem.
Caso a opção cirúrgica seja a gastrectomia total, as artérias gástricas direita e esquerda, as grastroepiplóicas direita e esquerda e os vasos gástricos curtos deverão ser seccionados.
Um periciado de cinquenta e dois anos de idade, ocupante do cargo de técnico administrativo desde os vinte e dois anos de idade, compareceu à junta médica oficial para avaliação. O referido técnico é portador de dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica de longa data, tendo sido submetido à angioplastia na artéria marginal esquerda há um ano devido a um quadro de angina estável. Após esse procedimento, apresentou evolução clínica satisfatória, permanecendo assintomático, inclusive durante as atividades físicas. Recentemente, foi submetido a cintilografia de perfusão miocárdica, que demonstrou função global do ventrículo esquerdo normal e ausência de isquemia miocárdica. Ao exame físico, não foram constatadas anormalidades.
Com base nesse quadro clínico, julgue o item a seguir.
O periciado deve ser considerado portador de cardiopatia grave, doença especificada em lei.Acerca da pneumonia eosinofílica, assinale a opção correta.
Na pneumonia eosinofílica crônica, é comum observar eosinofilia no lavado broncoalveolar, porém eosinofilia no sangue periférico é observada raramente.
Infiltrados pulmonares migratórios podem estar presentes em pacientes com pneumonia eosinofílica crônica.
Pneumonia eosinofílica crônica apresenta resposta rápida ao tratamento com corticosteroide, sendo a recidiva infrequente após a suspensão da corticoterapia.
Em pacientes com pneumonia eosinofílica aguda, devido à gravidade do quadro e à resposta ruim ao tratamento com corticosteroide, deve-se iniciar rapidamente tratamento com ciclofosfamida.
A principal característica radiológica da pneumonia eosinofílica aguda é a imagem negativa de edema agudo de pulmão cardiogênico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...