Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das emergências clínicas, julgue os itens de 107 a 113.
A terapia com bicarbonato é indicada para pacientes que sofreram choque séptico e que apresentam acidose láctica importante (pH < 7,2).
A respeito de rastreamento, julgue os itens a seguir.
O câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer em homens no país. Apesar de o valor preditivo do PSA ser baixo, o rastreamento para o câncer de próstata é recomendado.
Um paciente apresentou, havia três semanas, episódio de pancreatite aguda. Ao consultar um médico, ele informou que se alimentava normalmente e não apresentava sinais clínicos de infecção. A tomografia computadorizada de abdome evidenciou uma coleção peripancreática de 5 cm de diâmetro. Nesse quadro clínico, o tratamento mais adequado consiste em
drenagem percutânea da coleção, guiada por tomogragia computadorizada de abdome.
drenagem cirúrgica externa da coleção.
drenagem cirúrgica interna da coleção.
observação clínica sem intervenção.
dieta oral zero e NPT (nutrição parenteral total).
Em relação à hipertensão arterial pulmonar, assinale a opção correta.
A hipertensão arterial pulmonar relacionada à cardiopatia congênita com shunt sistêmico-pulmonar é multifatorial e apresenta relação inversa com o diâmetro do defeito cardíaco, sendo explicada pela hipo-oxigenação arterial.
A hipertensão arterial pulmonar relacionada à colagenose apresenta baixa mortalidade se comparada a outras etiologias.
O uso de anorexígenos, como a fenfluramina, apresenta baixo risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial pulmonar.
A hipertensão porta desencadeia hipertensão arterial pulmonar por reduzir a presença de substâncias como a serotonina na circulação pulmonar.
Inibição dos canais de potássio com vasoconstrição e efeito indireto de macrófagos e linfócitos são as condições para a ocorrência de hipertensão arterial pulmonar causada por HIV.
No corpo humano, o movimento das articulações é realizado por meio de contrações musculares cuja realização envolve o deslizamento das proteínas denominadas
feixe muscular e fascículo muscular.
perimísio e epimísio.
fascículo muscular e grupo muscular.
actina e miosina.
endomísio e perimísio.
Casos de pneumonia em pacientes internados em asilos ou submetidos a tratamentos quimioterápicos ou dialíticos são cada vez mais frequentes. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Taquipneia pode ser a primeira manifestação clínica da pneumonia adquirida em asilos.
Assinale a opção que indica o fator de risco mais importante para pneumonia hospitalar.
idade maior que quarenta anos
infecção pelo HIV
uso de antibiótico intra-hospitalar
doença pulmonar obstrutiva crônica
ventilação mecânica
Texto para as questões 38 e 39
Um paciente com três anos de idade, previamente hígido, eutrófico e assintomático, compareceu à consulta de rotina com pediatra geral, que identificou massa em região de flanco direito do abdome que não ultrapassava a linha média. A mãe relatou que notara urina do menino avermelhada nos últimos dias. O paciente foi encaminhado para centro especializado para investigação diagnóstica.Para esse caso clínico, considerados os aspectos epidemiológicos e clínicos apresentados, a primeira suspeita diagnóstica neoplásica a ser investigada consiste em
linfoma não-Hodgkin tipo Burkitt.
neuroblastoma.
tumor de Wilms.
leucemia linfoide aguda.
meduloblastoma.
Acerca das patologias benignas e malignas da mama, julgue os itens subsecutivos.
Entre os mecanismos fisiopatológicos da alteração fibrocística benigna da mama, está a relação aumentada entre os ácidos graxos saturados e insaturados, levando à condição de hipersensibilidade mamária aos estrogênios e à prolactina.
Um paciente de sete anos de idade, com quadro prévio de rinossinusite aguda, em tratamento clínico havia cinco dias, apresentou, no quarto dia de tratamento, edema palpebral e dificuldade na abertura ocular, exoftalmia, quemose, hiperemia conjuntival, dor e dificuldade na mobilidade ocular. A acuidade visual estava preservada. Com base nesse quadro clínico, assinale a opção correta.
É mandatório e urgente que se investigue a existência de imunodeficiência visto que complicações como a descrita são muito raras em crianças nessa faixa etária, em razão de as suturas dos ossos nasais estarem fechadas e os forames neurovasculares ainda não estarem abertos.
Segundo a classificação de Chandler et al., o quadro descrito acima é compatível com o grupo 3, que corresponde a abscesso orbital.
Os quadros de conjuntivite bacteriana estão fortemente relacionados à rinossinusite aguda, logo o edema palpebral, a quemose e a hiperemia conjuntival estão relacionados à conjuntivite.
Na síndrome da fissura orbital superior, apenas os nervos cranianos III e IV estão envolvidos: o globo ocular torna-se parcialmente imóvel, a pupila fica dilatada e não reagente à luz e ocorre ptose.
A síndrome do ápice orbitário é similar à da fissura orbitária superior, e inclui estruturas do forame óptico, ocorrendo também amaurose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...