Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente primigesta de vinte e três anos de idade, na 36.a semana de gravidez, sem antecedentes patológicos pregressos, durante a consulta de rotina do pré-natal, queixou-se de constipação e azia. Ao exame clínico, a paciente apresentava bom estado geral, corada, com edema de membros inferiores +/+4, pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, pulso de 92 bpm, altura de fundo uterino de 32 cm, batimentos cardíacos fetais na frequência de 135 bpm. Entre os exames laboratoriais, ela apresentou um hemograma com leucometria de 12.000, com 60% de segmentados, 25% de linfócitos e 1% de bastonetes, hematócrito de 33% e hemoglobina de 11,5 g/dL, plaquetas de 97.000 mm³. A sorologia VDRL revelou um título de 1:32. A sorologia para toxoplasmose mostrou IgG e IgM.
Diante do quadro clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Pode-se afirmar que a paciente é portadora de púrpura trombocitopênica, e a via de parto preferencial é a cesariana eletiva.
Em relação ao carcinoma espinocelular da laringe e da hipofaringe, assinale a opção correta.
Os tumores laríngeos apresentam crescimento lento, com baixa incidência de metástases cervicais, pois, nessa região, os vasos linfáticos são poucos e de pequeno diâmetro.
O estádio T3 para hipofaringe corresponde a lesões maiores de três centímetros, independentemente da mobilidade laríngea.
Em caso de suspeita de carcinoma espinocelular, indica-se, para maior precisão diagnóstica, a realização de biópsia aberta de linfonodomegalias cervicais.
São usualmente encontrados na laringe e na hipofaringe os carcinomas de glândulas salivares menores, paragangliomas, adenocarcinomas, carcinomas de células germinativas, carcinomas foliculares, sarcomas, linfomas e tumores neuroendócrinos.
Optando-se pela conduta cirúrgica em um paciente com carcinoma espinocelular em subglote estádio T1 ou T2, a melhor escolha é a laringectomia total.
No diagnóstico diferencial das doenças neurológicas, o uso de exames complementares é frequente. A utilização desses exames, no entanto, deve ser auxiliar e apropriada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na paralisia facial periférica, em sua fase aguda (antes de uma semana), a eletroneuromiografia é um exame complementar indicado.
O teste do olhinho ou do reflexo do olho vermelho é recomendado para todos os recém-nascidos. A respeito da realização desse teste, assinale a opção correta.
O teste do olhinho serve para a detecção de alterações da cor da esclera e para o diagnóstico da osteogênese imperfeita.
O exame deve ser feito exclusivamente por oftalmologista, com o auxílio de oftalmoscópio, em quarto escuro. Consiste na pesquisa do reflexo vermelho do fundo do olho, que indica a adequada transparência da córnea e do cristalino.
O teste deve ser realizado apenas no momento da alta, com o uso de colírios que dilatam a pupila.
O teste do olhinho é realizado para avaliar as eventuais hemorragias de conjuntiva em recém-nascidos de parto normal.
Esse teste serve para identificar opacificação da córnea, catarata e eventuais massas esbranquiçadas intraoculares, sendo considerado um exame de triagem. Caso o resultado apresente alterações, o oftalmologista deve ser consultado.
Assinale a opção que apresenta doenças linfoproliferativas crônicas consideradas no diagnóstico diferencial da leucemia linfoide crônica B (LLC) por compartilhar a presença de alguns marcadores imunofenotípicos.
linfoma de células do manto, tricoleucemia, síndrome de Sezary
linfoma de Hodgkin, mieloma múltiplo, síndrome de Sezary
micose fungoide, mieloma múltiplo, linfoma células T adulto
leucemia pró-linfocítica, linfoma de células do manto, tricoleucemia
leucemia linfoblástica aguda de células T, linfoma não Hodgkin de zona marginal, tricoleucemia
Para a utilização dos recursos de eletrotermofototerapia, é necessária a compreensão de alguns eventos físicos. Assinale a opção em que se indica o nome do evento físico que ocorre no transdutor do aparelho de ultrassom terapêutico, responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica.
acoplamento
propagação
efeito piezoelétrico
cavitação gasosa
reflexão
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, tabagista de cinquenta anos-maço, apresenta tosse produtiva há cerca de vinte anos e dispneia progressiva há cinco anos. No momento, apresenta dispneia até para vestir-se ou tomar banho. A PaO2 é de 50 mmHg e a PaCO2 de 48 mmHg.
Considerando as informações do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
hipercapnia, nesse caso, se deve provavelmente ao distúrbio V/Q, dado que a diferença alvéolo-arterial de O2 encontra-se muito elevada.
No que se refere a doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes.
Em pacientes com sífilis tratada, os títulos de VDRL declinam duas ou mais diluições após seis e doze meses de terapia; o teste FTA-ABS, entretanto, pode permanecer positivo durante anos, apesar da realização de terapia adequada.
A cefaleia é uma das queixas mais comuns na medicina da família e comunidade. Acerca de cefaleia, julgue os itens subsequentes.
O uso da ergotamina no tratamento da cefaleia migrânea tem sido cada vez menos indicado devido a seus efeitos colaterais, sendo justificado apenas nos casos de crises prolongadas (duração superior a 48 h) ou para pacientes com crises recorrentes.
Assinale a opção em que é apresentado o exame mais indicado para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico.
ultrassonografia endoscópica
phmetria
phmetria
endoscopia digestiva alta
cromatoscopia
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...