Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da doença de Chagas, assinale a opção correta.
Áreas eletricamente inativas ao eletrocardiograma de chagásicos não estão relacionadas ao comprometimento da função ventricular esquerda.
Na cardiopatia chagásica, o eletrocardiograma de alta resolução (ECG-AR) apresenta boa sensibilidade e especificidade na identificação de pacientes com maior risco de arritmias ventriculares complexas, sendo considerado critério maior para risco de eventos arrítmicos.
As diretrizes do Ministério da Saúde recomendam o tratamento etiológico da doença de Chagas em fase aguda e de forma crônica indeterminada.
O sinal de Romaña, caracterizado por edema bipalpebral unilateral não doloroso e com congestão conjuntival, ocorre como resposta à contaminação pelo Trypanosoma cruzi via região ocular.
A forma indeterminada da doença de Chagas é caracterizada quando o paciente é assintomático, apresenta sorologia positiva para a doença e radiografia de coração, esôfago e cólon normais.
Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade procurou por auxílio médico por apresentar, nos últimos cinco dias, cefaleia diária, mais intensa à noite, do tipo pulsátil, localizada no hemicrânio esquerdo e sem fatores de melhora. A paciente, que negou a presença de náuseas, vômitos e distúrbios visuais, relatou que essa dor se manifestava de forma diferente das que costumava apresentar. O exame físico mostrou dor à palpação das articulações do pescoço e dos membros inferiores. Não foram identificados sinais meníngeos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Hemorragia subaracnóidea é um diagnóstico que pode ser mais bem avaliado com a realização da tomografia computadorizada de crânio sem contraste.Com relação ao tratamento das bronquiectasias, assinale a opção correta.
As tetraciclinas são a opção preferencial nas agudizações.
Há evidência de que a inalação de salina hipertônica a 7% melhora a qualidade de vida dos pacientes, devido, provavelmente, às mudanças nas características da secreção brônquica.
Tapotagem e drenagem postural têm grande eficácia na eliminação de secreção e, portanto, na melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente.
Prednisona deve ser ministrada, a longo prazo, para atenuar a inflamação crônica das vias aéreas.
A cirurgia de ressecção é sempre indicada, desde que o paciente apresente reserva funcional suficiente.
Assinale a opção que contém sítios conhecidos como santuários que podem ser local de recaídas isoladas de leucemia linfocítica aguda e alguns protocolos preconizam radioterapia local para diminuir risco de recaída.
sistema nervoso central e gônadas
pericárdio, gônadas e sistema nervoso central
sistema nervoso central, osso e pele
gônadas, pele, pericárdio e rim
articulações, pericárdio, rim e pele
Uma paciente primigesta de vinte e três anos de idade, na 36.a semana de gravidez, sem antecedentes patológicos pregressos, durante a consulta de rotina do pré-natal, queixou-se de constipação e azia. Ao exame clínico, a paciente apresentava bom estado geral, corada, com edema de membros inferiores +/+4, pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, pulso de 92 bpm, altura de fundo uterino de 32 cm, batimentos cardíacos fetais na frequência de 135 bpm. Entre os exames laboratoriais, ela apresentou um hemograma com leucometria de 12.000, com 60% de segmentados, 25% de linfócitos e 1% de bastonetes, hematócrito de 33% e hemoglobina de 11,5 g/dL, plaquetas de 97.000 mm³. A sorologia VDRL revelou um título de 1:32. A sorologia para toxoplasmose mostrou IgG e IgM.
Diante do quadro clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Os níveis de hematócrito e hemoglobina estão dentro da normalidade para a paciente em questão e não se aconselha, nesse caso, a suplementação terapêutica de ferro oral.
Para a preparação de lâminas, é necessário adequar previamente o ambiente, o que requer, em cada etapa, temperatura e umidade adequadas. Acerca dessas etapas, assinale a opção correta.
Nos casos em que seja necessário diagnóstico rápido para uma conduta cirúrgica adequada, aplica-se a técnica de congelação para a elaboração das lâminas.
As placas de cultura são incubadas em estufa com temperatura de 0 °C.
Em uma estufa de CO2, o dióxido de carbono (CO2) é usado para manutenção da temperatura nas culturas abertas.
Para culturas fechadas, como no caso de sangue periférico, a temperatura da estufa durante a incubação é ajustada em 200 °C.
Em lâminas de células da pele, a cultura é exposta a baixas temperaturas para esterilização da amostra.
No que diz respeito aos tumores malignos nasossinusais, assinale a opção correta.
Os melanomas malignos podem-se originar na mucosa do trato aerodigestivo superior e, assim como nos do tipo cutâneo, estão associados à radiação solar.
O tratamento cirúrgico para esses tipos de tumores é indicado mesmo quando há invasão das estruturas vitais do neuroeixo e do seio cavernoso.
Apesar de ser um tumor considerado maligno, o estesioneuroblastoma tem ótimo prognóstico e seu tecido de origem normalmente limita o avanço da doença para a órbita e a fossa craniana anterior.
São considerados agentes carcinógenos para tumores nasossinusais o formaldeído, os derivados fenólicos, os taninos, amianto, o rádio e alguns contrastes radiológicos.
O câncer nasossinual e os cânceres do revestimento mucoso do trato aerodigestivo alto têm relação etiopatogênica direta com o tabagismo e o etilismo.
No diagnóstico diferencial das doenças neurológicas, o uso de exames complementares é frequente. A utilização desses exames, no entanto, deve ser auxiliar e apropriada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para se estabelecer o diagnóstico da doença de Parkinson é necessário pelo menos um exame complementar.
Uma criança recém-nascida de parto normal, do sexo masculino, pesando três quilos, a termo, Apgar 9 e 10, com bolsa rota no ato, sem intercorrências, recebeu alta para domicílio no segundo dia de vida, sem apresentar alterações clínicas. Sua amamentação era realizada exclusivamente no seio materno, com boa pega. A criança retornou à UTI neonatal no oitavo dia de vida, com quadro de sucção débil, vômitos, letargia, episódios convulsivos, saturação de 98% em ar ambiente. Como antecedentes gestacionais, citam-se: mãe de vinte e cinco anos de idade, G3 P2A1, com relato de aborto espontâneo com treze semanas de gestação e um bebê que morreu com uma semana de vida, em razão de problema respiratório.
Com base no caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável épossível erro inato do metabolismo.
choque cardiogênico.
desidratação aguda por enterovirose.
choque séptico.
hipoglicemia por baixa ingesta.
Um paciente, com trinta anos de idade, é internado com quadro agudo de confusão mental flutuante, com progressão para coma, concomitante ao aparecimento de lesões purpúricas disseminadas em todo corpo. Os exames laboratoriais revelaram os seguintes resultados: LDH 2.400 UI/L, hemoglobina = 6,0 g/dL, leucócitos 9.500/mm3, plaquetas 20.000/mm3, tempo de protrombina (TAP) normal e tempo de tromboplastina parcialmente ativado (TTPA) normal. No sangue periférico, foram observados numerosos esquizócitos, acima de três esquistócitos por campo.
Nesse caso clínico, a principal hipótese diagnóstica e a conduta a ser adotada são, respectivamente,púrpura trombocitopênica trombótica, uso de imunoglobulina.
púrpura trombocitopênica trombótica, plasmaferese terapêutica.
púrpura trombocitopênica imune, aspirado de medula óssea.
púrpura amegacariocítica, corticoide em altas doses.
anemia aplástica severa, transfusão de concentrado de plaquetas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...