Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente necessita de equipamento de mecanoterapia capaz de realizar exercícios que estimulem os músculos flexores da mão, extensores da mão, flexores dos dedos, extensores dos dedos, pronadores do antebraço e supinadores do antebraço.
Assinale a opção em que se apresenta o equipamento que atende aos quesitos mencionados.escada de dedos
mesa de Bonet
barra de Ling
roda de ombro
mesa de Kanavel
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, tabagista de cinquenta anos-maço, apresenta tosse produtiva há cerca de vinte anos e dispneia progressiva há cinco anos. No momento, apresenta dispneia até para vestir-se ou tomar banho. A PaO2 é de 50 mmHg e a PaCO2 de 48 mmHg.
Considerando as informações do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Ausência de espirometria, nesse caso, impossibilita o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens de 87 a 90.
O tratamento consiste em administração de soro fisiológico intravenoso, insulina regular endovenosa, glicose a 5%, potássio, fosfato e bicarbonato endovenosos.
A cefaleia é uma das queixas mais comuns na medicina da família e comunidade. Acerca de cefaleia, julgue os itens subsequentes.
O conhecimento sobre as diversas causas de cefaleia está em franco crescimento. Atualmente, para o diagnóstico das cefaleias, sugere-se investigação com exames complementares de imagem associada a detalhada anamnese clínica.
No megaesôfago chagásico, há alterações neurofisiológicas que ocasionam determinados sintomas. Na realização da manometria esofágica do megaesôfago chagásico, geralmente, observa-se
hipotonia do esfíncter esofágico inferior.
hipertonia do esfíncter esofágico inferior.
contrações simultâneas vigorosas e múltiplas após deglutição.
hipertonia do esfíncter esofágico superior.
hipermotilidade do corpo esofágico.
pericardite aguda.
hipotermia em quadro gripal inespecífico.
infarto agudo do miocárdio por coronárias anômalas.
síndrome de Brugada.
taquicardia atrial com BAV 2:1.
Texto para as questões 52 e 53
Um paciente, com cinquenta e três anos de idade, foi atendido em um hospital que realiza atendimento de alta complexidade em cardiologia com diagnóstico de infarto do miocárdio em parede inferior. Ao ser internado, durante a monitorização eletrocardiográfica, foi constatada a presença de bloqueio atrioventricular total, com frequência ventricular média de 40 sístoles/minuto e QRS estreito.Com base no quadro clínico acima, considerando a localização do infarto do miocárdio e as características eletrocardiográficas descritas associadas ao bloqueio atrioventricular total, a principal localização (nível) da lesão no sistema de condução especializado cardíaco encontra-se no(a)
região intranodal (proximal), acima do feixe de His.
ramo esquerdo do feixe de His, isoladamente.
feixe de Bachmann, isoladamente.
região infranodal (distal), abaixo do nó atrioventricular.
ramo direito do feixe de His, isoladamente.
Um homem de cinquenta anos de idade, atendido no serviço médico, informou que, no dia anterior, sentira dor de forte intensidade localizada no joelho esquerdo e que, poucas horas depois, observara edema, calor e rubor no local. O paciente, que negou antecedente de cirurgia ou trauma, relatou, ainda, que a dor era desencadeada pela extensão do joelho. Informou que estava sob tratamento para hipertensão arterial, com 12,5 mg de hidroclorotiazida, e era etilista de fermentados aos finais de semana. O exame físico comprovou os sinais relatados pelo paciente, sem a apresentação de outras alterações clínicas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Não havendo comprometimento tendinoso ou cutâneo, os sinais de monoartrite aguda localizada no joelho suscitam o diagnóstico provável de artrite gonocócica.Assinale a opção que indica o fator que reduziria a PaCO2, caso o volume/minuto permaneça constante.
aumento da capacidade residual funcional
aumento do volume corrente
aumento da frequência respiratória
aumento da FIO2
inalação de gás hélio
Uma paciente, com treze anos de idade, com diagnóstico de LMA com resposta completa a terapia de indução, iniciou protocolo de consolidação com alta dose de citarabina sem intercorrências após termino da infusão da medicação. Parâmetros metabólicos normais, exceto valor de creatinina igual a 1,5 mg/dL. No ultimo dia da infusão, a paciente evoluiu com ataxia de marcha, nistagmo, dismetria e disartria.
Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.A insuficiência renal ou disfunção hepática não são considerados fatores de risco para neurotoxicidade pela citarabina.
Os déficits cerebelares induzidos pela citarabina são irreversíveis.
Esse caso é típico de infiltração meníngea pela leucemia aguda.
A neurotoxicidade induzida pela citarabina deve entrar no diagnóstico diferencial desse caso, pois tal situação clínica cursa com toxicidade cerebelar e raramente com convulsões e neuropatia periférica.
Na neurotoxicidade induzida pela citarabina sempre há imagem tomográfica típica de isquemia cerebral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...