Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
taquicardia atrial
flutter atrial atípico
fibrilação atrial
ritmo atrial caótico
flutter atrial típico
O exame ecocardiográfico é considerado bastante relevante na avaliação de pacientes com diagnóstico de estenose mitral com vistas à realização de valvuloplastia mitral percutânea por cateterbalão. Para tal, utiliza-se um escore ecocardiográfico proposto por Wilkins e colaboradores (também conhecido como escore de Wilkins e Block 1988). Assinale a opção que representa um dos fatores que é considerado por meio desse escore.
presença de trombos no átrio esquerdo
gradiente diastólico transvalvar mitral
área valvar mitral
grau de calcificação dos folhetos da válvula mitral
pressão sistólica da artéria pulmonar
Um homem de cinquenta anos de idade, atendido no serviço médico, informou que, no dia anterior, sentira dor de forte intensidade localizada no joelho esquerdo e que, poucas horas depois, observara edema, calor e rubor no local. O paciente, que negou antecedente de cirurgia ou trauma, relatou, ainda, que a dor era desencadeada pela extensão do joelho. Informou que estava sob tratamento para hipertensão arterial, com 12,5 mg de hidroclorotiazida, e era etilista de fermentados aos finais de semana. O exame físico comprovou os sinais relatados pelo paciente, sem a apresentação de outras alterações clínicas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O aparecimento rápido dos sintomas associado ao consumo de álcool e de diurético tiazídico é fator que sustenta possível diagnóstico de gota.Assinale a opção em que são apresentadas as variáveis empregadas nas equações brasileiras de predição da faixa de normalidade do volume expirado no 1º segundo (VEF1).
superfície corporal, idade e sexo
estatura, peso, raça e idade
sexo, idade e estatura
idade, peso e superfície corporal
raça, idade, sexo e peso
Um paciente, com quinze anos de idade, com leucemia linfoblástica aguda linhagem B está em tratamento com protocolo de indução de LLA de alto risco. No D+17 da QT, a asparginase é iniciada na dose de 10.000 unidades/dia. Dos exames pré-inicio de tratamento, incluíram apenas: hemograma completo, ureia, creatinina, TGO, TGP e bilirrubina total e frações. Na quinta aplicação da asparginase, o paciente evoluiu com crise convulsiva tônico-clônico generalizadas, confusão mental e fraqueza muscular. Realizou TAC de crânio, que evidenciou trombose do seio venoso sagital.
Considerando a situação acima apresentada, assinale a opção correta.A investigação de trombofilia hereditária é mandatória nos pacientes sem história familiar positiva de trombofilia que irão utilizar asparginase.
A trombose relacionada ao uso de asparginase ocasiona consumo de fator XII.
A trombose sofrida pelo paciente não deve ser relacionada ao uso da asparginase, pois a única complicação relacionada a esta medicação é pancreatite.
Nesse caso, o uso de heparina dose terapêutica é completamente contraindicado, independentemente da contagem de plaquetas.
Trombose, hemorragia e pancreatite são complicações descritas na utilização de asparginase. Por isso, a mensuração dos níveis de fibrinogênio e amilase/lípase é recomendada durante sua utilização.
A imunização é um recurso notadamente bem-sucedido, com bom custo/benefício na prevenção das doenças infecciosas, sendo uma das principais conquistas da saúde pública e dos pediatras. No que se refere a esse tema, julgue os próximos itens.
A imunoglobulina contra varicela zoster é indicada para o recém-nascido cuja mãe tenha apresentado varicela no período de cinco dias antes a dois dias depois do parto.
Uma criança, com oito anos de idade, levada a atendimento médico, apresentava quadro de otite média serosa e perda condutiva moderada na orelha esquerda. Na orelha direita, a audição mostrou-se dentro dos limiares de normalidade e a otoscopia não demonstrou alterações. Considerando o quadro clínico apresentado e aspectos relacionados à otite e aos reflexos auditivos, assinale a opção correta.
Nesse caso clínico, recomenda-se a realização de imitanciometria com curva tipo B bilateralmente.
O reflexo cócleo-palpebral está presente já em recém-nascidos, sendo a via aferente desse reflexo o nervo coclear e a eferente, o nervo oculomotor.
Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, o procedimento mais comum, em casos como o descrito, é verificar a ausência de reflexo ipsi e contralateral em ambas as orelhas dado o comprometimento da aferência com o estímulo à esquerda e da eferência ao se estimular a orelha direita.
As emissões otoacústicas estão presentes em casos de afecções da orelha média, uma vez que as células ciliadas externas têm função normal.
Crianças com otite média com efusão podem apresentar falta de atenção, alterações comportamentais, alteração do desempenho escolar, atraso no desenvolvimento da linguagem e fala, manipulação da orelha, irritabilidade excessiva, alterações do sono, problemas de equilíbrio, falta de coordenação ou atraso no desenvolvimento motor.
No diagnóstico diferencial das doenças neurológicas, o uso de exames complementares é frequente. A utilização desses exames, no entanto, deve ser auxiliar e apropriada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na paralisia facial periférica, em sua fase aguda (antes de uma semana), a tomografia computadorizada de crânio é um exame complementar indicado.
A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma enfermidade vasoproliferativa secundária à vascularização inadequada da retina imatura dos recém-nascidos prematuros e permanece como uma das principais causas de cegueira e baixa visão infantil nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
São critérios para a realização do exame oftalmológico: RN < 1.000 g e(ou) idade gestacional (IG) < 30 semanas.
O primeiro exame deve ser realizado entre a décima e a décima segunda semana de vida.
Os casos de retinopatia de graus de 1 a 3 habitualmente evoluem com progressão rápida para descolamento da retina e cegueira.
Doença plus caracteriza-se pela presença de tortuosidade vascular, venodilatação em polo posterior em pelo menos dois quadrantes, a qual, mais tarde, pode ser acompanhada de ingurgitamento dos vasos irianos, rigidez pupilar e turvação vítrea.
Quanto mais prematuro for o recém-nascido, mais anterior estará localizada a ROP e maior será o potencial de progressão.
A formação dos elementos do sangue, a partir de uma célula-tronco hematopoiética indiferenciada, acontece de modo contínuo. O processo de diferenciação das células B, na medula óssea, a partir de um precursor linfoide imaturo até a formação de uma célula B madura com imunoglobulina (Ig) de superfície (IgM) envolve perdas e ganhos de antígenos que caracterizam os vários estágios de diferenciação. Em relação à expressão de antígenos B, assinale a opção em que são apresentados apenas marcadores de células linfoides B.
CD34, tdt, CD19, CD4, Igc, IgM, CD3
CD34, tdt, CD13, CD14, Igc, IgM, CD3
CD34, tdt, CD19, CD10, Igc, IgM
CD34, tdt, CD13, CD117, Igc, IgM, CD8
CD34, tdt, CD7, CD8, Igc, IgM
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...