Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da hipertensão renovascular (HRV), julgue os itens subsequentes.
A principal causa de HRV é a doença aterosclerótica, que é mais comum em homens e normalmente acomete a porção distal do vaso.
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
A tomografia computadorizada é o exame de primeira escolha para a avaliação de litíase urinária.
Julgue os itens seguintes, acerca das hipovitaminoses.
A prevenção da hipovitaminose D é feita pela exposição direta da pele à luz do Sol.
A respeito dos importantes papéis que a medula espinhal exerce no sistema motor e no sensitivo, além do trofismo e das funções autonômicas, julgue os itens a seguir.
A hemissecção medular, síndrome de Brown-Séquard, caracteriza-se pela relativa preservação dos padrões de sensibilidade na região do dermátomo inervado pelo segmento afetado.
De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a hipertensão arterial sistêmica secundária (HAS-S) tem prevalência de 3% a 5%. Antes de se investigarem causas secundárias de HAS, devem-se excluir: medida inadequada da pressão arterial; hipertensão do avental branco; tratamento inadequado; não adesão ao tratamento; progressão das lesões nos órgãos-alvos da hipertensão; presença de comorbidades e interação com medicamentos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da HAS.
HAS resistente ao tratamento associada a hipocalemia sugere o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário, podendo o diagnóstico ser confirmado a partir da relação aldosterona/atividade de renina plasmática, que deve ser menor ou igual a 30.
Um paciente de vinte anos de idade, com diagnóstico de asma brônquica, apresenta chiado no peito e tosse diária, de forma não contínua, e falta ao trabalho algumas vezes devido aos sintomas. Tais sintomas surgem duas vezes por semana, geralmente ao subir escadas e à noite, e, para o alívio imediato, o paciente utiliza broncodilatador três vezes por semana uma vez por dia. Com frequência, ele necessita buscar o atendimento de emergência, onde, geralmente, recebe prescrição de corticoides sistêmicos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Com referência à atual classificação nacional e internacional, é correto classificar o referido paciente como portador de asma intermitente.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao examinar um cadáver do sexo feminino, o perito médico legista constatou rigidez dos membros superiores, da nuca e da mandíbula, além de esboço de livores e esvaziamento das papilas oculares no fundo do olho. Outro cadáver, do sexo masculino, apresentava rigidez generalizada, esboço de mancha verde abdominal, reforço da fragmentação venosa e desaparecimento das artérias do fundo de olho. Um terceiro corpo apresentava fundo de olho irreconhecível. Considerando esses fenômenos cadavéricos, julgue os próximos itens.
A morte de um dos citados indivíduos ocorreu há mais de setenta horas e menos de cem horas antes do exame.
Acerca da tiroxina (T4) e da triiodotironina (T3), hormônios produzidos pela glândula tireoide, assinale a opção correta.
Os níveis totais da T3 e da T4 elevam-se, comumente, em pacientes com síndrome nefrótica.
Em indivíduos em condições fisiológicas normais, a tireoide produz T3 em maior quantidade do que T4.
A T3 e a T4 ligam-se, com alta afinidade, aos seus receptores nucleares do tipo α (TRα) e do tipo β (TRβ), que estão expressos na maioria dos tecidos, sendo o TRβ o de maior expressão no cérebro, no rim, nas gônadas, no músculo e no coração.
A T3 liga-se aos receptores com uma afinidade maior do que a T4, fato que explica sua maior potência hormonal.
A diminuição da ligação da T3 com o receptor (TR) estimula a expressão gênica celular.
Acerca das efusões pleurais e da atuação do cirurgião nesses casos, julgue os itens subsecutivos.
Na suspeita de quilotórax, deve-se dosar o colesterol no líquido pleural; valores acima de 30 mg/L são diagnósticos.
Acerca da hipertensão renovascular (HRV), julgue os itens subsequentes.
A arteriografia renal é o exame padrão (padrão ouro) para o rastreamento da HRV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...