Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das efusões pleurais e da atuação do cirurgião nesses casos, julgue os itens subsecutivos.
Se, na avaliação de um paciente com pneumonia e derrame parapneumônico, que não tenha apresentado melhora clínica após tratamento com antibióticos e toracocentese, registrar-se pH do líquido igual a 7,0, haverá indicação formal de drenagem pleural, independentemente da análise do aspecto do líquido.
Acerca da hipertensão renovascular (HRV), julgue os itens subsequentes.
A fibroplasia de túnica íntima ocorre em crianças e adultos jovens.
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
A tomografia computadorizada é o exame de escolha para a avaliação do trauma renal.
Julgue os itens seguintes, acerca das hipovitaminoses.
A desnutrição energético-proteica, a deficiência de zinco, as parasitoses intestinais e as pancreatopatias são fatores associados à carência de vitamina A.
A respeito dos importantes papéis que a medula espinhal exerce no sistema motor e no sensitivo, além do trofismo e das funções autonômicas, julgue os itens a seguir.
A injúria dos componentes do arco reflexo implica déficit ou abolição da resposta motora.
De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a hipertensão arterial sistêmica secundária (HAS-S) tem prevalência de 3% a 5%. Antes de se investigarem causas secundárias de HAS, devem-se excluir: medida inadequada da pressão arterial; hipertensão do avental branco; tratamento inadequado; não adesão ao tratamento; progressão das lesões nos órgãos-alvos da hipertensão; presença de comorbidades e interação com medicamentos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da HAS.
Na presença de sopro abdominal e episódios de edema agudo de pulmão súbito, deve-se investigar a presença de estenose de artéria renal. A HAS devida a esse quadro pode ocorrer na população mais jovem, em razão da displasia fibromuscular, ou na população com maior número de fatores de risco, em razão da aterosclerose. Independentemente do tipo de lesão, o procedimento de correção da estenose acarreta, na maior parte dos casos, rápido controle dos níveis tensionais.
Um paciente de vinte anos de idade, com diagnóstico de asma brônquica, apresenta chiado no peito e tosse diária, de forma não contínua, e falta ao trabalho algumas vezes devido aos sintomas. Tais sintomas surgem duas vezes por semana, geralmente ao subir escadas e à noite, e, para o alívio imediato, o paciente utiliza broncodilatador três vezes por semana uma vez por dia. Com frequência, ele necessita buscar o atendimento de emergência, onde, geralmente, recebe prescrição de corticoides sistêmicos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Um volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), antes do uso de broncodilatador, com valor de 70% do previsto para a idade, é compatível com o conjunto de manifestações clínicas apresentadas pelo paciente em tela.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao examinar um cadáver do sexo feminino, o perito médico legista constatou rigidez dos membros superiores, da nuca e da mandíbula, além de esboço de livores e esvaziamento das papilas oculares no fundo do olho. Outro cadáver, do sexo masculino, apresentava rigidez generalizada, esboço de mancha verde abdominal, reforço da fragmentação venosa e desaparecimento das artérias do fundo de olho. Um terceiro corpo apresentava fundo de olho irreconhecível. Considerando esses fenômenos cadavéricos, julgue os próximos itens.
Um dos indivíduos morreu entre dois e três anos antes do exame.
Pacientes com síndrome de Cushing apresentam obesidade do tronco, hipertensão arterial, fraqueza, amenorreia, estrias abdominais, entre outros sinais e sintomas. A respeito dessa síndrome, assinale a opção correta.
A maioria dos casos de produção ectópica do hormônio adeno cortico trófico (ACTH) é causada por adenocarcinoma renal de pequenas células.
A maioria dos pacientes com síndrome de Cushing manifesta neoplasia maligna da suprarrenal, em geral unilateral.
A hiperpigmentação da pele ocorre frequentemente em pacientes com síndrome da produção ectópica do hormônio adeno cortico trófico (ACTH).
Pacientes com síndrome de Cushing iatrogênica apresentam níveis plasmáticos e urinários de cortisol elevados.
Acidose metabólica hipercalêmica é uma das manifestações mais frequentes da síndrome de Cushing.
Acerca das efusões pleurais e da atuação do cirurgião nesses casos, julgue os itens subsecutivos.
O empiema pleural, que consiste no acúmulo de pus na cavidade pleural, deve, sempre, ser drenado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...