Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
A diminuição difusa da ecogenicidade testicular é um achado que indica escroto agudo.
Com relação às parasitoses intestinais, que apresentam significativa prevalência entre as crianças brasileiras, razão por que é importante conhecer o comportamento clínico dessas enfermidades para o estabelecimento do correto diagnóstico, julgue os itens a seguir.
Alta carga de ancilostomídeos em crianças determina, comumente, baixo rendimento escolar, atraso no desenvolvimento psíquico e déficit nutricional.
A respeito dos importantes papéis que a medula espinhal exerce no sistema motor e no sensitivo, além do trofismo e das funções autonômicas, julgue os itens a seguir.
As funções autonômicas medulares são classificadas em simpáticas e parassimpáticas, podendo ter efeito visceral e vasomotor.
De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a hipertensão arterial sistêmica secundária (HAS-S) tem prevalência de 3% a 5%. Antes de se investigarem causas secundárias de HAS, devem-se excluir: medida inadequada da pressão arterial; hipertensão do avental branco; tratamento inadequado; não adesão ao tratamento; progressão das lesões nos órgãos-alvos da hipertensão; presença de comorbidades e interação com medicamentos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da HAS.
Feocromocitomas são tumores de células argentafins que se localizam na medula adrenal ou em regiões extra-adrenais (paragangliomas), que, em geral, produzem catecolaminas e se associam a quadro clínico de HAS paroxística (30% dos casos) ou sustentada com ou sem paroxismos (50% a 60% dos casos). Para o diagnóstico da presença de feocromocitomas, utiliza-se a dosagem das catecolaminas e seus metabólitos, sendo a dosagem do ácido vanilmandélico urinário o teste mais sensível e menos específico para a confirmação diagnóstica.
Um jovem de vinte e cinco anos de idade procurou atendimento médico com relato de que, há dois dias, notou a presença de pequena ferida na glande peniana. Informou não ser usuário de drogas ilícitas, disse ter tido relação sexual com mais de três parceiras nas últimas duas semanas, e que nem sempre usa preservativo. Negou uso regular de medicamentos e outras doenças. O exame do pênis evidenciou a presença de lesão ulcerada, na face posterior do sulco balanoprepucial, arredondada, com 1 cm de extensão, indolor, borda elevada e endurecida e base infiltrada com pequena quantidade de secreção serosa. Os gânglios inguinais estavam palpáveis bilateralmente, eram móveis, bem definidos, tinham consistência elástica e estavam indolores. O jovem não apresentava outras alterações no restante do exame físico.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é de sífilis primária.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando que evidenciar a causa mortis é a meta fundamental da necropsia, tanto do ponto de vista médico quanto do jurídico, julgue os itens subsequentes.
No exame do coração, normalmente existe pouco líquido citrino-amarelado, seroso, que pode ser encontrado em maior quantidade nos casos de hidropericárdio ou de morte súbita.
A doença renal crônica (DRC), desencadeada pela queda progressiva da taxa de filtração glomerular (TFG), classifica-se em cinco estágios, de acordo com o valor da TFG e da proteinúria. Pacientes no estágio 5 atingido com a depuração de creatinina estimada <15 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal (SC) sofrem distúrbios funcionais em quase todos os sistemas do organismo, tendo a denominada síndrome urêmica. Com relação aos diferentes estágios da DRC e aos sinais e sintomas dessa doença, assinale a opção correta.
Metformina é indicada para tratar portadores de DRC não diabéticos, com TFG abaixo de 40 mL/min/ 1,73 m2 SC, e que sofrem de intolerância à glicose.
Pacientes com DRC apresentam compostos com peso molecular entre 500 Da e 1.500 Da, formados por moléculas médias ou intermediárias que são retidas no organismo. Não há evidências clínicas, contudo, de que essas moléculas causem morbidade e mortalidade, comportando-se como uma toxina urêmica.
Portadores de DRC decorrente de doenças como o diabetes melito, a uropatia obstrutiva e a nefropatia falciforme podem desenvolver hiperpotassemia precoce, desproporcionalmente ao declínio na TFG.
A anemia do tipo hipoproliferativa decorrente da baixa produção de eritropoietina surge comumente a partir do estágio 1 da DRC, afetando quase todos os pacientes com DRC no estágio 2.
A presença de hipertrofia ventricular esquerda em portadores de DRC no estágio 5 que são obesos não constitui fator de risco importante à mortalidade cardiovascular.
Acerca das efusões pleurais e da atuação do cirurgião nesses casos, julgue os itens subsecutivos.
Volume maior ou igual a um hemitórax e loculação são critérios anatômicos para a drenagem pleural na presença de derrame parapneumônico.
Acerca da hipertensão renovascular (HRV), julgue os itens subsequentes.
O uso de inibidores da enzima de conversão para o tratamento da HRV pode levar a insuficiência renal.
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
O diagnóstico da estenose da junção pélvica-ureteral, a anomalia urinária mais comum na infância, deve ser feito, por ultrassom, somente após o nascimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...