Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de artrite reumatoide (AR), assinale a opção correta.
De acordo com os critérios diagnósticos revisados pelo Colégio Americano de Reumatologia em 1987, a presença de rigidez matinal é um dos critérios diagnósticos da AR.
Embora a AR afete qualquer articulação, o envolvimento característico é de artrite assimétrica das articulações interfalangianas distais.
O envolvimento pleural é de mais comum ocorrência nas mulheres, sendo típica a constatação de altos níveis de glicose nos resultados do exame do líquido pleural.
Uma doença multissistêmica, a AR acomete principalmente as mulheres, diminuindo com o avançar da idade a sua prevalência.
A análise do líquido sinovial, decisiva para o diagnóstico da AR, mostra alterações específicas, compatíveis com a presença de artrite inflamatória.
Julgue os próximos itens, referentes à doença diverticular dos cólons.
A presença de fístula entre o cólon e a pele, a bexiga, a vagina ou as alças de intestino delgado é complicação relativamente frequente da diverticulite.
Julgue os seguintes itens, referentes a doenças sexualmente transmissíveis.
Lesões condilomatosas extensas ao redor do meato uretral podem indicar acometimento uretral ou vesical, requerendo exame cistoscópico para sua confirmação.
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
Lesão gravíssima, considerando-se a classificação de Moore, caracteriza-se por laceração parenquimatosa extensa comprometendo o córtex, a medula e o sistema coletor, com extravasamento urinário limitado e hematoma subcapsular ou perirrenal moderado a grande.
Julgue os itens seguintes, acerca das hipovitaminoses.
A carência de vitamina C pode ocasionar o desenvolvimento de beribéri.
A respeito dos importantes papéis que a medula espinhal exerce no sistema motor e no sensitivo, além do trofismo e das funções autonômicas, julgue os itens a seguir.
Nas síndromes radiculares, os déficits sensitivos e motores têm distribuição segmentar e são comumente afetados simultaneamente, especialmente nas raízes lombares onde o trajeto das raízes é separado.
De acordo com a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a hipertensão arterial sistêmica secundária (HAS-S) tem prevalência de 3% a 5%. Antes de se investigarem causas secundárias de HAS, devem-se excluir: medida inadequada da pressão arterial; hipertensão do avental branco; tratamento inadequado; não adesão ao tratamento; progressão das lesões nos órgãos-alvos da hipertensão; presença de comorbidades e interação com medicamentos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da HAS.
A síndrome da apneia obstrutiva do sono na modalidade grave caracteriza-se por sonolência diurna, ronco, síndrome metabólica e índice de apneia-hipopneia maior ou igual a quinze eventos por hora, sendo mais eficaz o tratamento que combina perda de peso e uso de ventilação contínua com pressão positiva.
Acerca das doenças gastrintestinais, julgue os seguintes itens.
O tratamento de primeira escolha para pacientes com AIDS que desenvolvem esofagite por Candida albicans consiste no uso de comprimidos de clotrimazol dissolvidos na cavidade oral.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O corpo de um homem adulto, vítima de assalto, foi levado ao instituto médico-legal e, no exame, o perito médico legista relatou os seguintes achados: infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, ferida de bordas afastadas no pescoço, escoriações com presença de crosta e equimoses.
Com referência a esse caso hipotético e ao diagnóstico diferencial entre lesões produzidas em vida ou depois da morte, julgue os itens seguintes.
Alguns dos sinais relatados pelo legista podem ter sido produzidos após a morte da vítima.
No que se refere aos mecanismos de ação do paratormônio (PTH), assinale a opção correta.
A exposição contínua a altos níveis de PTH, que se dá com frequência em pacientes com hiperparatireoidismo, resulta em maior formação óssea.
O PTH é um peptídeo de 52 aminoácidos cujo principal fator regulador é a concentração do fósforo sérico.
As ações renais do PTH incluem a inibição do transporte de fosfato no túbulo proximal e a maior reabsorção do cálcio no túbulo distal.
Os osteoclastos exibem receptores para o PTH, que, por sua vez, estimula os osteoclastos a promoverem a reabsorção óssea.
O PTH, independente da vitamina D ativa, promove maior absorção do cálcio pelo organismo, em virtude de sua ação direta no intestino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...