Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome de Morning Glory é, na verdade,
estafiloma do nervo óptico.
coloboma do nervo óptico.
atrofia nervosa.
escavação total.
inclinação da inserção do nervo óptico.
Um paciente, com 43 anos de idade, foi a uma consulta ginecológica de rotina. Relatou que sua irmã de 49 anos descobriu ser portadora de câncer de ovário recentemente. A moça está preocupada e deseja avaliação. A paciente também relata queixa de corrimento, não recorda a data de sua última consulta de rotina e nega ter realizado exames nos últimos três anos. Além disso, alega não ter casos de câncer de mama na família e nega ter doenças crônicas. Apresentou exame das mamas sem alterações, exame especular com presença de corrimento abundante, amarelo esverdeado com odor fétido, colo epitelizado, vagina epitelizada e vulva sem alterações. De acordo com o protocolo de saúde da mulher da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Trata-se de mulher de alto risco para câncer de mama, devendo ser solicitada a mamografia anual. ( ) O tratamento do corrimento pode ser feito com metronidazol 2g via oral dose única por tratar-se de um possível caso de Tricomoníase. ( ) O parceiro deve ser chamado para consulta e tratado para Tricomoníase. ( ) Caso o exame de citologia oncótica tenha sido colhido e apresentar alterações morfológicas celulares, a citologia deve ser repetida após o período de 2 a 3 meses para avaliar se há persistência dessas alterações. ( ) A presença de clue cells no exame bacterioscópico confirma o diagnóstico de Tricomoníase.V/ F/ F/ F/ V
F/ V/ F/ V/ V
F/ F/ V/ F/ V
V/ V/ V/ V/ F
F/ V/ F/ V/ F
Em relação aos tratamentos que um paciente com problema de IC deve receber, analise as afirmativas abaixo.
I. À admissão na UTI, o paciente deve receber monitoração contínua, fazer avaliação de acesso venoso para medições e, nos casos graves, é necessário acesso venoso central para aferição de PVC. II. O decúbito elevado deve ser evitado e o repouso no leito deve ser orientado. III. Em lactentes, pode haver diminuição do ganho ponderal em virtude do aumento das necessidades metabólicas e da redução da ingestão calórica. IV. A restrição hídrica não é necessária nos pacientes com insuficiência cardíaca. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Com relação à anatomia da orelha interna, assinale a alternativa correta.
A escala vestibular está separada da escala média pela membrana basilar.
A escala média separa-se da escala timpânica pela membrana de Reissner.
A escala timpânica e a escala vestibular não se comunicam.
A escala timpânica e a escala vestibular são preenchidas pela perilinfa.
A perilinfa é rica em potássio e a endolinfa em sódio.
Duas alterações citadas são melhor visualizadas ao exame de indocianina verde. Assinale a alternativa que as apresenta.
Tronco nutridor de mnvsr e membrana polipoidal.
Retinopatia diabética e edema de macula.
Edema cistoide de mácula e neovasos de disco.
Retinopatia diabética e microaneurisma.
Membrana neovascular e drusas.
Sobre as indicações para o encaminhamento ao ambulatório de alto risco nas gestações e, de acordo com o protocolo de saúde da mulher da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas, assinale a alternativa incorreta.
Diabetes gestacional.
Gestações gemelares monocoriônicas.
Idade materna maior ou igual a 35 anos.
Epilepsia.
Hipotireoidismo.
Permite diferenciar a acidose metabólica por perda de bicarbonato da acidose que ocorre por acúmulo de ânions nãomensuráveis. Trata-se de
base excess.
Anion Gap (AG).
homeostase ácido-básica.
gasometria.
eletrólitos urinários.
Paciente de 30 anos, HIV positivo, apresenta queixa de obstrução nasal, rinorreia fétida, dor facial e cefaleia, há três semanas. Ao exame otorrinolaringológico, constata-se secreção espessa sobre as conchas nasais médias, crostas serossanguinolentas na porção anterior do septo, área necrótica em concha nasal média e edema polipoide da mucosa nasal. A tomografia computadorizada dos seios paranasais revela espessamento mucoso em seios etmoidais, paredes ósseas escleróticas, processo expansivo de tecido sólido e homogêneo em seios maxilares e sinais de lise óssea. Frente ao quadro, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico mais provável é rinossinusite fúngica e o agente etiológico mais comum é o Aspergillus sp.
O diagnóstico definitivo da rinossinusite fúngica baseia-se, exclusivamente, na tomografia computadorizada.
O tratamento da rinossiusite fúngica é cirúrgico, apenas.
Diabetes mellitus não é considerada um fator de risco para a rinossinusite fúngica.
A forma não invasiva da doença não evolui para a forma invasiva.
Está cada vez mais comum a injeção de drogas diretamente no humor vítreo, mas, para isso, é importante saber que o volume aproximado do h. vítreo em um olho normal é de
8cm³.
6cm³.
4,5cm³.
3cm³.
2cm³.
Em relação aos fatores predisponentes para CAD, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Deficiência absoluta de insulina.
2. Deficiência relativa de insulina.
( ) Diabetes recém-diagnosticado, omissão do tratamento insulínico e pancreatite.
( ) Doença aguda (estresse): infecção (pulmonar, ITU, influenza etc.) e queimaduras.
( ) Mau funcionamento da bomba de infusão de insulina
( ) Distúrbios endócrinos: hipertireoidismo, feocromocitoma e acromegalia.
1/ 2/ 1/ 2
1/ 1/ 2/ 2
2/ 1/ 1/ 1
1/ 2/ 2/ 1
2/ 2/ 1/ 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...