Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao exame citopatológico do trato genital inferior conhecido como teste de Papanicolau - devem ser observadas algumas normas, com objetivo de preservar a sensibilidade e especificidade do exame. Assinale a alternativa que não se inclui nestas normas.
Não realizar o exame durante o período menstrual.
Intervalo mínimo de 72 horas sem relações sexuais.
Intervalo mínimo de 72 horas sem uso de medicações tópicas vaginais.
Obter a amostra, preferencialmente, fora do período ovulatório.
O preparo e fixação da lâmina deve ser feito imediatamente após coleta.
Com relação aos músculos da laringe, assinale a alternativa correta.
Os músculos cricoaritenoideos posterior e lateral são inervados pelo ramo externo do nervo laríngeo superior.
O músculo tireoaritenoideo abduz as pregas vocais.
O músculo aritenoideo transverso é abdutor.
Os músculos cricoaritenoideos posteriores são músculos adutores da laringe.
O músculo cricotireoideo estende e tensiona o ligamento vocal.
Denomina-se retinopatia esclopetária
o olho transfixado por projétil de arma de fogo.
o olho arrancado por projétil de arma de fogo.
alterações fundoscópicas causadss pelo trajeto próximo ao olho, do projétil de arma de fogo.
queimadura pela pólvora da arma de fogo.
descolamento de retina secundária a trauma por arma de fogo.
A abordagem sindrômica das DSTs é uma estratégia elaborada pela OMS no intuito de atender às necessidades de alguns países com altas taxas de doenças sexualmente transmissíveis e poucos recursos laboratoriais para o diagnóstico; recomendando-se sua utilização em locais sem os recursos diagnósticos ou nos casos necessários, enquanto se aguarda o resultado de exames laboratoriais. Ao atender o(a) paciente portador(a) de DST, poderemos utilizar os fluxogramas testados e aprovados que orientam a tomada de decisão, determinando um diagnóstico sindrômico, tratamento adequado, interrupção da cadeia de transmissão, tratamento dos (as) parceiros (as) e o rastreamento de outras DSTs. Sobre a abordagem sindrômica das DSTs, assinale a alternativa incorreta.
O objetivo desse atendimento é prover, em uma única consulta: diagnóstico, tratamento e aconselhamento adequados pelo médico ou enfermeiro. Tem como base a maior prevalência dos agentes etiológicos implicados em cada síndrome, definidos pela queixa principal que motivou o(a) paciente a buscar a consulta e pelos achados clínicos detectados pelo profissional, médico ou enfermeiro.
Considerar, com o paciente, a possibilidade de associação de mais de uma DST, o que é muito frequente. Explicar sobre a importância de realizar a sorologia para sífilis, hepatite B e hepatite C, de acordo com o risco epidemiológico, e considerar a associação com a infecção pelo HIV. Fazer o aconselhamento pré-teste e oferecer a realização de sorologia anti-HIV.
Os casos de DST não precisam de notificação.
Encorajar a paciente a comunicar aos(as) parceiros(as) sexuais dos últimos 3 meses para que possam ser atendidos e tratados.
Agendar retorno ao serviço de saúde para controle de cura e conhecimento dos resultados de exames de laboratório.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Há vários tipos de cateteres classificados pelo número de lumens e calibres, utilizados para administração de nutrição parenteral. Independentemente de suas classificações, a via adequada será a ________, que deverá estar localizada ao nível da veia cava __________. As soluções parenterais utilizadas em acesso central ultrapassam os 800mOsm/L, mas o nível de glicose não deverá ultrapassar os______.central/ inferior/ 25%
distal/ inferior/ 50%
periférica/ superior/ 70%
distal/ superior/ 25%
central/ superior/ 25%
Paciente de 30 anos, vítima de acidente automobilístico, queixa-se de diminuição da audição e sangramento em orelha esquerda. Está consciente, orientado e sem sinais de paralisia facial. A tomografia de ossos temporais mostrou traço de fratura à esquerda. Em relação à fratura temporal, assinale a alternativa correta.
Nas fraturas transversais o nervo facial é acometido em sua porção labiríntica ou timpânica.
As fraturas transversais são mais frequentes que as longitudinais nos traumas fechados.
A disacusia neurossensorial nas fraturas temporais são reversíveis, na maioria dos casos.
Quando presente, a paralisia facial indica secção do nervo facial, mesmo que seu surgimento seja após alguns dias do trauma.
A otoliquorreia não se resolve espontaneamente, na maioria dos casos, e exige intervenção cirúrgica.
É contraindicação de midríase medicamentosa
o glaucoma.
a catarata.
a síndrome de Noonan.
a síndrome de Marfan.
o recém-nascido.
Durante o pré-natal, não é indicativo de necessidade da realização de ultrassonografia
a avaliação da idade gestacional em pacientes com idade menstrual precisa e nas pacientes com possibilidade de serem submetidas a cesariana eletiva, indução do parto ou interrupção da gestação.
a avaliação do crescimento fetal em fetos com risco de restrição (doença hipertensiva específica da gestação, hipertensão arterial crônica etc.) ou aceleração de crescimento intrauterino (diabetes mellitus, multiparidade, pós-datismo etc.).
a gestação com risco de parto prematuro para avaliação do colo uterino.
a gestação por fertilização assistida.
a suspeita de óbito fetal.
Em relação aos cuidados de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.
I. A instalação da NP deve ser realizada por um enfermeiro; seu controle de infusão, pelo auxiliar ou técnico de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro. II. A infusão da NP deverá ser realizada em 24 horas. III. A substituição da bolsa da solução parenteral deverá ser feita em conjunto com o polifix correspondente a esta via a cada 24 horas. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
Paciente de 34 anos, com história prévia de supuração em ambas as orelhas, evolui com quadro de dor lancinante em região de mastoide direita, que se estende à região retro-orbitária há dois dias. Hoje, percebeu que está com visão dupla (diplopia). O exame físico revela perfuração e efusão em orelha direita e paralisia do nervo abducente do mesmo lado. O quadro descrito é uma complicação das otites médias denominada de
Síndrome de Ramsay Hunt.
Síndrome de Lindsay- Hemenway.
Síndrome de Gradenigo.
Síndrome de Melkersson-Rosenthal.
Síndrome de Barré-Lièou.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...