Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente apresenta dor na região proximal do antebraço e nos três primeiros dedos, um enfraquecimento da oponência do polegar e dos flexores dos três primeiros dedos, além de dor quando se prona o antebraço com o punho firmemente cerrado e contra resistência. O paciente se queixa que o quadro surgiu quando fez movimentos repetitivos e de força para pronossupinação. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraqueal.
síndrome do pronador redondo.
Paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, com diagnóstico de gota há 10 anos. Apresenta função renal normal e excreção urinária de ácido úrico de 150mg nas 24 horas. Seu ácido úrico plasmático e de 8,5mg/dL. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para a redução dos níveis séricos de ácido úrico.
Benzobromarona.
Alopurinol.
Colchicina.
Diurético tiazídico.
Febuxostate.
Doença pulmonar ocupacional que ocorre de duas formas: simples e complicada (fibrose grave massiva). A forma simples geralmente é assintomática, entretanto indivíduos em estágios mais avançados dessa doença (complicada) apresentam tosse e dificuldades respiratórias. No Brasil tem maior incidência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde estão concentradas as maiores bacias carboníferas do país. Trata-se de
pneumonicose.
doença pulmonar obstrutiva crônica.
pneumonite por hipersensibilidade.
asma ocupacional.
febre por inalação de fumos, esporos e gases.
Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, com quadro de linfadenopatia cervical única, febril, há 1 mês. A biópsia do linfonodo revelou linfadenite histiocítica necrotizante (Doença de Kikuchi-Fujimoto). Esse quadro, quando associado a uma doença reumática, costuma ser com
lúpus eritematoso sistêmico.
esclerose sistêmica.
artrite reumatoide.
dermatomiosite.
poliarterite nodosa.
Um médico, ao examinar um paciente com suspeita de DORT, deve distinguir e separar doença ortopédica de DORT, considerando os seguintes pontos críticos para o processo:
I. o diagnóstico ortopédico convencional bem feito, incluindo a avaliação crítica de exames complementares. II. o uso de instrumentos de diagnóstico que permitam aferir componentes senso-perceptivos, cognitivos e afetivos da dor crônica apresentados pelo paciente, no momento do exame; quando o exame é feito no ambulatório da empresa, a revisão do prontuário médico do examinado faz parte da anamnese. III. o uso de instrumentos adequados para identificação de fatores de risco pessoais e fatores ambientais para o desenvolvimento de quadros de desadaptação ao trabalho e dor muscoloesquelética crônica (ortopedia ocupacional). É correto o que está contido emI e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Paciente de 30 anos de idade, sexo feminino, com diagnóstico de nefrite lúpica. Em uso de azatioprina 150mg/dia e prednisona 4mg/dia. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a vacina que não é aconselhada no caso.
Vacina antigripal.
Vacina antipneumocócica.
Vacina da meningite.
Vacina antitetânica.
Vacina da febre amarela.
Um médico, ao emitir o Atestado de Saúde Ocupacional, preencheu-o da seguinte forma:
I. com o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função.
II. com a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
III. com a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.
IV. seu nome e endereço ou forma de contato.
V. a data, sua assinatura e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.
De acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é correto o que está contido em
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Paciente do sexo masculino, 10 anos de idade, com história de dor de garganta há 2 semanas que melhorou em 2 dias com anti-inflamatório. Há 2 dias com lesões máculo-papulares em membros inferiores e nádegas. Acompanha o quadro dores abdominais e urina escurecida. Contagem normal de plaquetas. Nesse caso, a biópsia de pele deve mostrar
arteriolite granulomatosa e depósitos de IgG na imunofluorescência.
venulite granulomatosa e depósitos de IgG na imunofluorescência.
arteriolite ou venulite leucocitoclástica com depósitos de IgA na imunofluorescência.
venulite com eosinófilos extravascular com depósitos de IgE na imunofluorescência.
venulite ou arteriolite com depósitos de IgM na imunofluorescência.
Sobre as juntas médicas, assinale a alternativa incorreta.
A junta médica oficial poderá ser designada pela autoridade administrativa do órgão a que estiver vinculada a pessoa a ser periciada, o que ocorre na Administração Pública, ou pode ser nomeada pelo juiz, quando entender que o parecer médico-pericial subsidiará seu julgamento. Outrossim, esse recurso pode ser utilizado para atender diligências do Ministério Público, entre outros de ocorrência menos frequente.
A junta médica oficial recebe missão específica, visando a definir o nexo de causalidade objeto do julgamento, em nível judicial ou administrativo.
A junta deve reunir-se formalmente, em local, data e horário previamente estabelecidos, realizar o exame com a presença de todos os seus integrantes, inclusive dos assistentes técnicos (médicos ou não), quando indicados pelas partes.
O laudo ou relatório médico e a conclusão médico-pericial devem ser datados e assinados pela junta e pelos assistentes técnicos. Quando houver divergência na conclusão, os pareceres discordantes serão apresentados em separado.
A junta médica poderá recorrer a exames subsidiários, pareceres de outros especialistas, informações contidas em prontuário médico, sempre buscando melhor consistência em sua conclusão.
Paciente do sexo masculino, 10 anos de idade, com historia de dor de garganta há 2 semanas que melhorou em 2 dias com anti-inflamatório. Há 2 dias com lesões máculo-papulares em membros inferiores e nádegas. Acompanha o quadro dores abdominais e urina escurecida. Contagem de plaquetas normal. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Púrpura de Henoch-Schonlein.
Febre reumática.
Vasculite granulomatosa.
Glomerulonefrite difusa aguda.
Vasculite idiopatica da infância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...