Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O tipo de espondilolistese que geralmente ocorre no nível entre L4 e L5 é o
displásico.
ístmico.
degenerativo.
traumático.
patológico.
Paciente de 15 anos apresenta petéquias disseminadas, hemoglobina de 13 g / dL, 5.000 leucócitos / mm3 e 35.000 plaquetas / mm3. O mielograma é normal e fator antinuclear e anti-HIV são não-reagentes. A conduta terapêutica inicial deve ser:
transfusão de plaquetas.
corticóide.
folato.
imunoglobulina.
esplenectomia.
No que diz respeito a antiarrítmicos, é INCORRETO afirmar que
a lidocaína é usada por via parenteral para evitar excessiva metabolização hepática.
a quinidina pode reduzir a eliminação da digoxina.
os betabloqueadores são antiarrítmicos da classe II.
os efeitos da amiodarona sobre o pulmão são independentes da dose.
insuficiência cardíaca de classe IV contra-indica o uso de verapamil.
Assinale a afirmativa correta, referente aos Transtornos do desenvolvimento psicológico (CID10 F80-89).
A Síndrome de Rett se caracteriza por ser um transtorno específico da articulação da fala. Neste caso, a criança apresenta prejuízo da linguagem de expressão, na qual o desenvolvimento do uso dos sons da fala está abaixo do apropriado para idade mental, mas mantém normal a habilidade de linguagem receptiva.
A Síndrome de Landau-Kleffner se caracteriza por ser uma afasia adquirida com epilepsia. Neste caso, a criança, após um desenvolvimento previamente normal na linguagem, perde tanto a linguagem receptiva quanto a expressiva, mas mantém a inteligência global.
A Síndrome de Kanner se caracteriza por comprometer apenas meninas, após um desenvolvimento aparentemente normal, seguido de perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala, junto com a desaceleração do crescimento do crânio. O desenvolvimento social e lúdico é interrompido aos 2 ou 3 anos.
A Síndrome de Heller se caracteriza por ser um transtorno do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e ou comprometimento que se manifesta antes dos 2 anos de idade, com comprometimento da interação social e comportamento repetitivo e restrito, mas manutenção da linguagem tanto receptiva como expressiva. Ocorre mais freqüentemente em meninas (2:1).
A Síndrome de Asperger se caracteriza por apresentar anormalidade qualitativa de interação social, restrição do repertório de interesses e estereotipias. Em geral, neste caso, o retardo do desenvolvimento é leve a moderado. Os indivíduos podem atingir inteligência limítrofe ou apresentar retardo leve na maioria dos casos; entretanto são marcadamente desajeitados. Essa condição é mais freqüente em meninos (4:1).
A fratura por estresse ocorre mais freqüentemente
na pelve.
no fêmur.
no metatarso.
na fíbula.
na tíbia.
Homem de 38 anos apresenta, nos últimos 6 meses, 3 episódios de cólica nefrética. O exame físico é normal. Os exames laboratoriais mostram: calciúria de 24 horas de 520 mg (normal até 300 mg/24h) e os níveis séricos de creatinina, cálcio, fósforo, fosfatase alcalina e ácido úrico normais. O médico que o avaliou orientará dieta pobre em proteína animal, sal e oxalato, normal na quantidade de cálcio, ingestão de 2 a 3 litros de água por dia e deverá prescrever
calcitonina.
alopurinol.
alendronato.
hidroclorotiazida.
bicarbonato de sódio.
No que tange à intoxicação digitálica, é INCORRETO afirmar que
pode provocar alterações em Sistema Nervoso Central.
a taquicardia atrial com bloqueio A-V é patognomônica.
não é excluída por níveis séricos de digoxina abaixo de 2 ng/mL.
pode levar à hipercalemia.
hipercalcemia pode ser um predisponente.
Com relação às diretrizes diagnósticas para Hipersônia nãoorgânica (CID10 F51.1), está correta a alternativa que afirma:
ocorre na ausência de sintomas auxiliares de narcolepsia (cataplexia, paralisia de sono, alucinações hipnagógicas) ou evidência clínica de apnéia de sono. Caracteriza-se por uma sonolência diurna excessiva e ataques de sono.
caracteriza-se por apresentar uma sonolência diurna excessiva, explicada por uma quantidade inadequada de sono noturno. Além disso, o indivíduo apresenta um estado alterado de consciência no qual fenômenos de sono e vigília estão combinados.
caracteriza-se por ser uma transição rápida entre sono e estado de vigília após o despertar. O indivíduo senta, ou levanta, em geral acompanhado de grande ansiedade.
apresenta-se como sintoma de quadro afetivo, usualmente depressivo, ou como sintoma de condição neurológica. Relaciona-se com a presença de sonolência diurna secundária a atividades oníricas carregadas de ansiedade ou pavor, levando a um cansaço excessivo diurno e perda de rendimento nas atividades.
deve ocorrer pelo período de quinze a trinta dias, interferindo pouco no funcionamento social e ocupacional do indivíduo. O indivíduo apresenta períodos de sonolência e despertares com recordações detalhadas e vívidas. Ao despertar, o indivíduo rapidamente torna-se orientado e vigil.
O nervo ciático emerge da pelve entre os músculos
glúteo mínimo e piriforme.
piriforme e gêmeo superior.
gêmeo superior e obturador interno.
obturador interno e gêmeo inferior.
gêmeo inferior e quadrado femoral.
Num paciente com enfisema pulmonar é freqüente encontrarmos
aumento do fluxo expiratório forçado de primeiro segundo.
volume residual diminuído.
capacidade pulmonar total aumentada.
aumento da trama vaso-brônquica na radiografia de tórax.
expectoração copiosa e purulenta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...