Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A droga de eleição para tratar um paciente que apresenta hipertensão arterial associada a níveis elevados de metanefrinas é
bloqueador de canal de cálcio.
betabloqueador.
inibidor de ECA.
diurético.
alfabloqueador.
Transtorno caracterizado pela fricção, por parte do homem, de seu pênis contra as nádegas ou corpo de uma mulher completamente vestida, a fim de atingir o orgasmo, podendo também utilizar suas mãos para acariciar uma vítima incauta. Esses atos geralmente ocorrem em locais de grande concentração de pessoas, tais como ônibus e metrô.
A qual transtorno se refere o texto acima e qual o período mínimo exigido pelo DSM-IV-TR para se fechar o diagnóstico?
Parcialismo; 6 meses.
Exibicionismo; 6 meses.
Fetichismo; 3 meses.
Frotteurismo; 6 meses.
Satiríase; 3 meses.
No que toca aos transtornos do sono, é INCORRETO afirmar que
a síndrome de Kleine-Levin é uma condição relativamente rara, que consiste de períodos recorrentes de sono prolongado (que podem durar de uma a várias semanas), com períodos interpostos de sono normal e vigília alerta. Com poucas exceções, o primeiro ataque ocorre entre as idades de 10 a 21 anos.
o sonambulismo, em geral, se inicia entre as idades de 4 e 8 anos. O pico de prevalência é ao redor dos 12 anos de idade. Ele é mais comum entre meninos, e cerca de 15% das crianças têm um episódio ocasional.
o transtorno do terror noturno é caracterizado por um despertar no primeiro terço da noite, durante o sono NREM (Estágios 3 e 4). É quase sempre iniciado por grito agudo ou choro, acompanhado por manifestações comportamentais de atividade intensa beirando o pânico.
o sonambulismo consiste em uma seqüência de comportamentos complexos que se iniciam no segundo terço da noite durante o sono REM (Estágios 1 e 2) e muitas vezes, embora nem sempre, progridem − sem consciência plena ou recordação posterior do episódio − para o levantar da cama e o caminhar.
a embriaguez do sono é uma forma anormal de despertar em que a falta de um sensório claro na transição do sono para a vigília plena é prolongada e exagerada. Desenvolve-se um estado de confusão que, por vezes, leva o indivíduo a se comportar de forma inconveniente ou até mesmo a cometer atos criminosos.
A etiologia mais comum do pé insensível é
a neuropatia alcoólica.
o diabete melito.
a esclerodermia.
a síndrome da cauda eqüina.
a vasculite reumatóide.
Dentre os sintomas abaixo, aquele com maior especificidade para o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva é dispnéia
de decúbito.
em repouso.
paroxística noturna.
aos esforços.
de instalação lenta e progressiva.
Com relação aos transtornos do humor, é correto afirmar:
Segundo o DSM-IV-TR, um dos critérios diagnósticos para episódio depressivo maior é que os sintomas depressivos não são mais bem explicados por luto, ou seja, após a perda de um ente querido, os sintomas persistem por mais de 6 meses.
Os sintomas capitais de catatonia podem ser observados tanto na esquizofrenia catatônica como na não-catatônica, no transtorno depressivo maior, em doenças neurológicas, mas os sintomas são provavelmente associados com mais freqüência ao transtorno bipolar I.
O transtorno bipolar I tem uma prevalência igual entre homens e mulheres. Os episódios maníacos são mais comuns em mulheres, e os depressivos, em homens. Quando os episódios maníacos ocorrem em homens, têm mais probabilidade de se apresentar com um quadro misto (p. ex., mania com depressão).
Um episódio depressivo não tratado dura, em média, de 18 a 24 meses; a maioria dos episódios tratados dura cerca de 6 meses. À medida que o curso do transtorno progride, os pacientes tendem a ter episódios cada vez mais freqüentes, que duram cada vez mais.
Cerca de 30% dos pacientes com o diagnóstico inicial de transtorno depressivo maior têm um episódio maníaco 6 a 10 anos após o primeiro episódio depressivo. A idade média dessa mudança é de 32 anos, e freqüentemente ocorre após 2 a 4 episódios depressivos.
O principal método utilizado para diagnóstico de infecção profunda após artroplastia total do joelho é a
punção articular.
radiografia.
velocidade de hemossedimentação.
proteína C reativa.
cintilografia com leucócitos marcados.
Uma mulher de 68 anos, obesa e tabagista crônica, é admitida no PS em pré-edema agudo de pulmão. Está cianótica, com pulso rápido e fino e PA = 90 × 54 mmHg. O monitor mostra fibrilação atrial. A melhor conduta é:
administração IV de digital, furosemida e morfina.
cardioversão elétrica com 100 J.
administração IV de amiodarona.
cardiovesrsão elétrica com 300 J.
administração IV de adenosina.
São sintomas de primeira ordem para esquizofrenia, segundo os critérios de Kurt Schneider, EXCETO:
perplexidade.
roubo de pensamentos ou outras experiências de influência do pensamento.
transmissão de pensamentos.
vozes que fazem comentários.
experiências de passividade somática.
Em relação à localizada no côndilo femoral medial, a osteocondrite dissecante do joelho localizada no côndilo lateral tende a
ser menor.
ocorrer fora da área de carga.
ser mais radiolucente.
ser mais fragmentada.
ter melhor prognóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...