Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os dados clínicos e laboratoriais abaixo:
I. Nódulo hiperecoide à ultrassonografia.
II. Nódulo hipocaptante à cintilografia com iodo-131.
III. Antecedente de radioterapia em região cervical.
IV. Sexo feminino com idade superior a 75 anos.
Diante de um nódulo tireoideano, a probabilidade de câncer estará aumentada se estiverem presentes APENAS as características
I e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.
Na NR 17 − Ergonomia, o Anexo II trata sobre o trabalho em teleatendimento/telemarketing. Em relação à questão das pausas de descanso, é correto afirmar:
O operador terá direito de optar ou pelas pausas (2 períodos de 10 minutos), ou pelo intervalo para repouso e alimentação (20 minutos).
A fruição de pausas de descanso deverá ocorrer no posto de trabalho.
Devem ser garantidas pausas no trabalho imediatamente após operação onde haja ocorrido ameaças, abuso verbal, agressões ou que tenha sido especialmente desgastante.
As pausas estão excluídas do tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento.
O registro de pausas deve ser disponibilizado para a fiscalização do trabalho; não há necessidade dos trabalhadores terem acesso aos seus registros.
O mesotelioma maligno apresenta forte relação causal com
irradiação.
infecção viral específica.
exposição a asbestos.
trauma torácico prévio.
tabagismo.
Considere os achados clínicos e laboratoriais abaixo.
I. Hemoglobina glicada de 9,2%.
II. LDL-colesterol de 175 mg/dL.
III. Elevação dos níveis de aldolase, CPK, TGO e DHL.
IV. Eletrocardiograma com fibrilação atrial de alta resposta ventricular.
Serão encontrados com maior probabilidade em uma mulher de 55 anos que apresenta dosagem de TSH muito aumentada APENAS os achados:
I e IV.
II e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pela Lei no 6.321, de 14 de abril de 1976, que faculta às pessoas jurídicas a dedução das despesas com a alimentação dos próprios trabalhadores em até 4% do Imposto de Renda (IR) devido, e está regulamentado pelo Decreto no 05, de 14 de janeiro de 1991, e pela Portaria no 03, de 1o de março de 2002. O percentual protéicocalórico (NdpCal) em todas as refeições deve ser de, no mínimo,
seis por cento.
dez por cento.
doze por cento.
vinte por cento.
vinte e cinco por cento.
Numa prova oral, quatro acadêmicos de Medicina fizeram as seguintes afirmações sobre a doença de Alzheimer:
I. Histórico familiar de quadros demenciais é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
II. Nos pacientes com Alzheimer e depressão preferir os antidepressivos tricíclicos, já que não exacerbam a confusão mental.
III. Surtos psicóticos nas fases iniciais de demência sugerem o diagnóstico de Alzheimer.
IV. Perda da independência para atividades cotidianas é forte preditor da doença de Alzheimer.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.
II e IV.
Homem de 22 anos passará a apresentar ptose palpebral, oftalmoplegia, mialgia e mioglobinúria associadas a aumento dos níveis séricos de CPK, aldolase e creatinina, se for vítima de acidente ofídico por
jiboia.
coral.
sucuri.
cascavel.
jararaca.
Em relação ao trabalho em turnos, analise os itens abaixo:
I. Em trabalhadores que exercem suas atividades em turnos alternantes e/ou em trabalho noturno, com dificuldades de adaptação, o diagnóstico de transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, excluídas outras causas não-ocupacionais, pode ser enquadrado no Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho desempenha o papel de causa necessária.
II. Em casos particulares de trabalhadores previamente lábeis ou hipersuscetíveis, circunstâncias, como o trabalho em turnos ou trabalho noturno, poderiam eventualmente desencadear, agravar ou contribuir para a recidiva da doença, o que levaria a enquadrá- la no Grupo III da Classificação de Schilling.
III. Trabalhadores em turnos e trabalhadores noturnos não estão sujeitos a sofrerem maiores riscos de doenças cardiovasculares, gastrintestinais e transtornos mentais.
É correto o que consta APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Uma mulher de 48 anos, obesa, em tratamento irregular de hipertensão arterial, procura o pronto-socorro por cefaleia. Apresenta PA = 210 × 118 mmHg, confirmada. Exames de laboratório, de imagem e fundo de olho afastam dano agudo a órgãos alvo. Dentre as condutas abaixo, NÃO tem indicação:
captopril sublingual.
clonidina oral.
captopril oral.
analgesia eficaz e repouso em ambiente silencioso.
nifedipina sublingual.
Uma mulher de 22 anos é trazida ao pronto-socorro por ingestão de 10 g de acetaminofem há 3h. Está des-perta com sonolência leve, com saturação de O2 = 94% em ar ambiente. Recomenda-se iniciar
carvão ativado (máximo 50 g) e acetilcisteína 140 mg/kg VO.
acetilcisteína 300 mg IV em 4h.
carvão ativado (máximo 50 g) e, se houver aumento de transaminases, acetilcisteína 100 mg/kg VO.
intubação orotraqueal para proteção de via aérea, carvão ativado (máximo 70 g) e acetilcisteína 140 mg/kg VO.
carvão ativado (máximo 70 g) e acetilcisteína 300 mg IV em 1 hora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...