Lista completa de Questões de Medicina da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale com ( V ) o que está verdadeiro e com ( F ) o que está falso na imunização de pacientes com o HIV:
( ) Sempre que possível, deve-se adiar a administração de vacinas em pacientes sintomáticos ou com imunodeficiência grave (contagem de linfócitos T CD4+ inferior a 200 células/mm3).
( ) A administração de vacinas com vírus vivos atenuados em pacientes com imunodeficiência não deve ser realizada em casos de imunodepressão grave.
( ) A tomada de decisão para administração de vacinas com vírus vivos atenuados em pacientes com imunodeficiência com CD4 200-350 (15 a 19%) tem como base parâmetros clínicos e risco epidemiológico.
( ) Pacientes com CD4 > 350 (> 20%) têm indicação para receber vacinas com agentes vivos.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo.
Um paciente de 38 anos de idade, soropositivo para o HIV, homossexual, HbsAg reagente e HbeAg reagente, virgem de tratamento, em acompanhamento ambulatorial, apresenta no exame realizado 30 dias antes da consulta CV – 45.000 cópias por mm3 e CD4 de 225 cel.s/mm3.
Qual dos esquemas anti-retrovirais relacionados é o mais indicado?Uma paciente com 27 anos de idade, casada, 6º mês da primeira gestação, apresenta-se no ambulatório, encaminhada por seu obstetra, por ter apresentado, na rotina de exames de pré-natal, sorologia para o HIV – não reagente e VDRL – reagente 1:16, FtAbs IgG reagente e FtAbs IgM, não reagente. A paciente informa que há 2 anos seu marido e único parceiro teve diagnóstico de sífilis secundária por apresentar manchas na pele inclusive da palma das mãos. A paciente na ocasião decidiu não fazer o tratamento recomendado como profilaxia porque não apresentava sintomas. Já usou quando criança e não refere alergia a penicilina.
Qual a conduta terapêutica mais apropriada?Penicilina benzatina, 2,4 milhões de U IM por semana, por 3 semanas.
Penicilina benzatina, 2,4 milhões de U IM por semana, por 2 semanas.
Conduta expectante, porque o VDRL apresentava título baixo.
Ceftriaxona, 250 mg de 12 em 12 horas, por 10 dias.
Uma paciente de 40 anos, solteira, ex usuária de drogas intravenosas soropositiva para o HIV, é encaminhada ao ambulatório de infectologia por apresentar, há 3 semanas mais ou menos, tosse seca, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento de 4 kg (pesava 55 kg antes da doença). O exame físico mostra apenas o emagrecimento e temperatura axilar de 37,8° C. Os resultados dos últimos exames realizados 40 dias antes da consulta mostram contagem de CD4 de 558 cels/mm3 e carga viral de 30.000 cópias/mm³. A bacterioscopia do escarro mostrou a presença de baar ++.
Neste caso, você esperaria encontrar no RX de tórax:Lesões escavadas em um ou ambos os ápices pulmonares.
Caso referente às questões 16 a 18
Se o paciente-fonte for portador do vírus da Hepatite C:
O risco de o cirurgião adquirir a infecção pelo vírus C é de, aproximadamente, 1,8%.
O risco de adquirir a infecção pelo vírus C é de, aproximadamente, 27%.
O médico cirurgião deve apenas, para fins legais e administrativos, documentar se houve ou não transmissão.
Não existe tratamento para as formas agudas de hepatite C e nem medidas que evitem ou diminuam o risco de o cirurgião adquirir o vírus.
A profilaxia com 800 mg/dia de ribavirina por 28 dias previne a infecção pelo vírus C em mais de 70% dos casos.
Caso referente às questões 16 a 18
Se o paciente-fonte apresentar HBsAg reagente, qual a conduta preventiva imediata para a Hepatite B recomendada para o médico?
A primeira dose da vacina e a imunoglobulina anti-Hepatite B.
Nem imunoglobulina nem a vacina são indicadas.
Profilaxia com 100 mg/dia de lamivudina por 4 semanas.
Caso referente às questões 16 a 18
Assinale a alternativa correta:
Se a sorologia para o HIV na fonte apresentar resultado negativo excluirá esta infecção.
Um exame com especificidade de 98% indica que, em apenas 2% das vezes, podem ocorrer falsos negativos.
Um exame com sensibilidade de 99% indica que em apenas 1% das vezes podem ocorrer falsos positivos.
O médico pode ficar tranqüilo, porque mesmo com resultado positivo no teste rápido, a profilaxia com anti-retrovirais tem eficácia de 99%.
Se o resultado do teste rápido para HIV fosse negativo, a probabilidade de ser um falso negativo seria pequena, porque a técnica tem alta sensibilidade.
Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras (V), no que diz respeito à promoção da saúde nos ambientes de trabalho:
V - V - V - F - F - V
V - F - V - V - V - F
F - V - V - F - V - V
F - V - F - V - F - V
F - F - V - F - V - F
Em relação aos acidentes de trabalho, previstos na legislação trabalhista, assinale a alternativa incorreta:
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde empregados.
Cabe às empresas instruir os empregados, através de ordens de serviços, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.
O direito do empregado ao adicional de insalubridade é permanente e o adicional de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física.
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo.
Conforme a Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina é obrigatório para o médico que trabalha em empresas, frente à ocorrência de doença do trabalho:
Que o médico considere o estudo do local e organização do trabalho para o estabelecimento do nexo causal entre doença e trabalho.
Que o médico promova a emissão de CAT somente quando é evidente o nexo causal entre a doença e o trabalho.
Que o médico se oponha ao fornecimento de laudos, pareceres e relatórios aos trabalhadores portadores de agravos relacionados ao trabalho.
Que o prontuário médico e as cópias dos exames dos empregados sejam liberados para o bom andamento das ações judiciais.
Que o médico leve sempre em consideração que os funcionários querem lesar as empresas empregadoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...