Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao diagnóstico psiquiátrico dos transtornos de ansiedade e depressão, assinale a alternativa correta.
Com referência à divisão celular, assinale a alternativa correta.
A claudicação intermitente é considerada um sintoma patognomônico de
Texto para responder às questões de 39 a 43.
Um paciente de 65 anos, ex-tabagista há dez anos, fumou 40 cigarros por dia durante 30 anos, iniciou com rouquidão há três meses, quando procurou um otorrinolaringologista. Foi realizada uma laringoscopia direta e evidenciou ao exame uma lesão ulcerada acometendo o terço médio da borda livre da corda vocal direita. Cordas vocais móveis e pescoço negativo para linfonodopatia. Foi realizada biopsia, e veio o diagnóstico de carcinoma epidermoide. Após ser tratado adequadamente, o paciente não retorna para o seguimento. Ao retornar ao médico, após um ano, refere disfagia. Foi realizado um segundo exame de laringoscopia direta, que evidenciou uma extensa lesão acometendo toda a glote e supraglote com fixação da prega vocal, e foi diagnosticado recidiva do tumor por biopsia. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de acompanhamento que esse paciente deve ter pelo cirurgião de Cabeça e Pescoço no primeiro ano de seguimento do tratamento do tumor recidivado, com relação à frequência ambulatorial e aos exames de laboratórios periódicos que, de acordo com a literatura, devem ser solicitados.Não é característica do transtorno obsessivo-compulsivo o(a)
A Síndrome de Imunodeficiência Combinada Severa, devido à Deficiência de Adenosina Deaminase, é uma condição grave que pode levar ao óbito por infecções oportunísticas de repetição. Essa doença monogênica é candidata à terapia gênica. Assinale a alternativa correta relacionada à terapia gênica.
O exame considerado padrão ouro para o diagnóstico etiológico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Ataque Isquêmico Transitório (AIT) de origem aterosclerótica é o(a)
Texto para responder às questões de 39 a 43.
Um paciente de 65 anos, ex-tabagista há dez anos, fumou 40 cigarros por dia durante 30 anos, iniciou com rouquidão há três meses, quando procurou um otorrinolaringologista. Foi realizada uma laringoscopia direta e evidenciou ao exame uma lesão ulcerada acometendo o terço médio da borda livre da corda vocal direita. Cordas vocais móveis e pescoço negativo para linfonodopatia. Foi realizada biopsia, e veio o diagnóstico de carcinoma epidermoide. Após ser tratado adequadamente, o paciente não retorna para o seguimento. Ao retornar ao médico, após um ano, refere disfagia. Foi realizado um segundo exame de laringoscopia direta, que evidenciou uma extensa lesão acometendo toda a glote e supraglote com fixação da prega vocal, e foi diagnosticado recidiva do tumor por biopsia. Após o devido tratamento do tumor recidivado, assinale a alternativa correta acerca da reabilitação vocal (para voltar a se comunicar verbalmente) ideal e com melhores resultados funcionais e estéticos (sociais), de acordo com a literatura, para esse paciente.Texto para responder às questões de 45 a 47.
Considere um paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, natural e procedente de Brasília. No dia posterior a uso abusivo de etílicos, apresentou sensação de morte iminente, aperto no peito e intensa falta de ar, por tempo difícil de precisar. Relatou que, pelo grau de desconforto, pareceu-lhe uma eternidade (sic). Na semana seguinte, durante atividade física, apresentou palpitações, taquicardia e intenso medo de morrer. Em uma consulta, relatou história de episódios semelhantes, de frequência semanal e intensidade variável, nos últimos seis meses, sem história de tratamentos psiquiátricos prévios e sem história familiar para transtornos mentais. O paciente é hipertenso, está em uso de um inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA) há 6 meses. Ao exame do estado mental, apresentou-se calmo, cooperativo, orientado, pensamento organizado, sem alterações de conteúdo; sem alterações de sensopercepção; humor ansioso. Memória e atenção sem alterações observáveis clinicamente. Considerando o caso, assinale a alternativa que apresenta a medida terapêutica a ser orientada ao paciente.Considerando uma criança de cinco anos de idade com retardo de crescimento, distúrbio de comportamento, dismorfias faciais e distúrbio do sono, cujo cariótipo de alta resolução mostrou deleção intersticial 17p11.2, que foi confirmada por FISH, é correto afirmar que esses resultados confirmam o diagnóstico de Síndrome
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...