Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente de 36 anos de idade, bancário, foi encaminhado ao acupunturiatra pela unidade de gastroenterologia, com o diagnóstico de síndrome do intestino irritável. O paciente relatou que, há cerca de três anos, desde que assumiu a chefia do departamento em que trabalha, apresenta frequentes episódios de diarreia, que sobrevêm subitamente, precedidos de dor abdominal, com urgência retal, em situações mais variadas e em qualquer horário de sua atividade diária. Sente-se ansioso, inseguro e emocionalmente abalado. Queixa-se de desconforto no peito, eructações frequentes, diminuição do apetite e flatulência. Ao exame físico, apresenta-se normocorado, anictérico, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, com ruídos hidroaéreos aumentados, vísceras impalpáveis; língua ligeiramente avermelhada com revestimento branco e fino. Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como

  • A.

    deficiência do Yang de Shèn, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são VC 4 (Ren 4), Du 4 (VG 4) e B 23, com moxa.

  • B.

    Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36, F 3 e VB 34.

  • C.

    deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E

  • D.

    deficiência do Yang de Shèn e Gan, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 18, R 3, F 5, E 25 e E 36, com moxa.

  • E.

    calor umidade no Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25, E 37, BP 9, IG 4 e IG 11.

Texto IV, para responder às questões de 30 a 35.

Criança de quatro anos de idade, do sexo masculino, branca, moradora de região próxima ao Distrito Federal, apresenta fraqueza e febre, aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, após traumas pequenos e leves, gengivorragia pós-escovação e esplenomegalia. Com a realização de hemograma e EPF, foi relatada a hipótese diagnóstica de anemia associada à parasitose intestinal.

Durante a investigação laboratorial, alguns exames bioquímicos foram realizados para auxiliar o diagnóstico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Valores alterados de ácido úrico indicam que o paciente apresenta lesões renais crônicas, não estando associados às doenças linfoproliferativas.

  • B.

    O aumento da bilirrubina total em pacientes com anemia é característico das anemias com traço talassêmico.

  • C.

    A fosfatase alcalina leucocitária serve como diagnóstico diferencial entre a leucemia mieloide crônica e uma reação leucemoide.

  • D.

    A desidrogenase lática (LDH) é um indicador específico de algumas patologias, como valores aumentados é característica das leucemias.

  • E.

    A proteína beta-2 microglobulina é um importante fator de prognóstico para a leucemia linfoide aguda.

Na avaliação de pacientes que apresentem acidose metabólica, utiliza-se o chamado anion-gap (AG) para se entenderem os mecanismos fisiopatológicos da doença em curso e instituir a terapêutica mais adequada. Assinale a alternativa correta em relação a um quadro de acidose metabólica, com AG normal e hipercloremia.

  • A.

    Pode estar havendo excreção de bases conjugadas com sais de sódio, e o cloreto de sódio está sendo retido secundariamente, mantendo o cloro em lugar do bicarbonato, na tentativa de manter o equilíbrio iônico.

  • B.

    Está ocorrendo perda de HCl pelo trato gastrointestinal, ocasionando retenção renal reativa de Cl.

  • C.

    O paciente deve estar recebendo drogas que contenham sais de bicarbonato, que provocarão retenção de Cl, para que a excreção renal do excesso de bases se faça adequadamente.

  • D.

    Está havendo secreção excessiva de mineralocorticoides, promovendo disfunção no nefron distal, causando aumento de reabsorção de Cl.

  • E.

    Deve haver concomitância com glomerulonefrite esclerosante focal inicial, com alteração no mecanismo de concentração urinária e reabsorção de Cl aumentada.

Constituem os segmentos do brônquio do lobo superior direito

  • A.

    superior e inferior.

  • B.

    apical, anterior e posterior.

  • C.

    anterior, lateral e posterior.

  • D.

    lateral e medial.

  • E.

    anteromedial, lateral e posterior.

Uma paciente de 23 anos de idade, estudante universitária, foi encaminhada ao serviço de acupunturiatria pelo ginecologista que a acompanha, por quadro de dismenorreia que começou ao final da adolescência. A paciente relata que apresenta dor difusa no baixo-ventre, com irradiação para região lombossacral, durante toda a menstruação e, mesmo depois, permanece com algum incômodo por um ou dois dias; consegue alívio ao deitar-se de bruços sobre uma almofada ou um travesseiro; os episódios de dismenorreia acompanham-se de sensação de tontura e fraqueza. O fluxo menstrual apresenta-se fluido e róseo. Ao exame físico, em bom estado geral, normocorada, anictérica; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 100 mmHg × 60 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; língua discretamente descorada com revestimento fino e branco; pulso radial tipo profundo e fraco. Com base nesse quadro clínico e em concordância com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são

  • A.

    VC 6 (Ren 6), F 3, BP 6.

  • B.

    VC 3 (Ren 3), E 28, BP 8, B 32.

  • C.

    B 18, B 23, VC 4 (Ren 4), E 36, R6.

  • D.

    IG 4, VB 34, F 3, R 3, BP 6.

  • E.

    IG 4, BP 10, BP 6, F 3, B 32.

Texto IV, para responder às questões de 30 a 35.

Criança de quatro anos de idade, do sexo masculino, branca, moradora de região próxima ao Distrito Federal, apresenta fraqueza e febre, aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, após traumas pequenos e leves, gengivorragia pós-escovação e esplenomegalia. Com a realização de hemograma e EPF, foi relatada a hipótese diagnóstica de anemia associada à parasitose intestinal.

O paciente apresentou resultados normais de tempo de protrombina (TP) e de tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPA), porém com dosagem de fibrinogênio diminuído. Assinale a alternativa correta a respeito dos exames de coagulação e suas implicações.

  • A.

    A criança apresentou aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo após traumas pequenos e leves e gengivorragia pós-escovação, o que caracteriza alterações na hemostasia secundária.

  • B.

    Os valores diminuídos de fibrinogênio confirmam que o paciente apresenta distúrbios no sistema de coagulação.

  • C.

    O tempo de trombina (TT) não precisa ser determinado nesse paciente, considerando-se os valores de TP e TTPA normais.

  • D.

    TP normal e TTPA prolongado são indicativos de alteração na rota extrínseca da coagulação.

  • E.

    TP e TTPA normais em pacientes com sangramento indicam alterações plaquetárias como fator indireto da rota intrínseca da coagulação.

Não é causa de anorexia que ocorre em pacientes submetidos à diálise

  • A.

    uremia alta por diálise inadequada.

  • B.

    absorção de glicose a partir da solução da CAPD.

  • C.

    sensação de plenitude abdominal, que costuma ocorrer em CAPD.

  • D.

    alteração da sensação do paladar.

  • E.

    íleo paralítico, comum na hemodiálise.

Um paciente de 42 anos de idade, servidor público, foi encaminhado ao ambulatório de acupunturiatria pela clínica médica, devido a cefaleia crônica. O paciente relata que há cerca de três anos apresenta cefaleia generalizada, difusa, em peso, com frequência média de duas a três vezes por semana; relaciona com estresse do trabalho e com alimentação mais pesada (fast food, frituras, carnes gordas). No interrogatório dirigido, relatou sensação de sonolência intensa durante o período da tarde, mesmo com sono aparentemente normal e em bom número de horas à noite. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com sobrepeso, normocorado, anictérico; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 140 mmHg × 90 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; discreto edema de membros inferiores; língua normocorada com revestimento branco e aumentado; pulso radial tipo escorregadio (deslizante). Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em concordância com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são B 20, VC 12 (Ren 12), E 36, B 17, BP 10, BP 6.

  • B.

    Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado à deficiência de Shen, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).

  • C.

    De acordo com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são IG 4, VB 34, F 3, R 3, BP 6.

  • D.

    Segundo o discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).

  • E.

    Com base na medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando deficiência de Xue.

Texto IV, para responder às questões de 30 a 35.

Criança de quatro anos de idade, do sexo masculino, branca, moradora de região próxima ao Distrito Federal, apresenta fraqueza e febre, aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, após traumas pequenos e leves, gengivorragia pós-escovação e esplenomegalia. Com a realização de hemograma e EPF, foi relatada a hipótese diagnóstica de anemia associada à parasitose intestinal.

Considere que o hemograma do paciente tenha apresentado uma contagem total de 6.000 leucócitos/mm3, entre os quais 3.600 cel/mm3 eram de linfócitos, 90 cel/mm3 de monócitos, 2.400 cel/mm3 de segmentados e 0 cel/mm3 de basófilos e eosinófilos. Considere também que tenha sido realizada a punção de medula óssea para a realização do mielograma. Assinale a alternativa correta a respeito das leucemias.

  • A.

    A leucometria exibida nesse hemograma indica que o paciente apresenta síndrome de leucoestase.

  • B.

    A A diminuição do número de segmentados e a ausência de mielócitos e matamielócitos no sangue periférico caracterizam o desvio à esquerda.

  • C.

    Com a punção da medula óssea, foi determinada a presença do cromossomo Filadélfia (Ph), que é um marcador específico da leucemia mieloide crônica, descartando-se a leucemia linfoblástica aguda.

  • D.

    A presença de bastões de Auer em mais de 70% dos blastos exclui a leucemia mieloide aguda.

  • E.

    A identificação da desoxinucleotídeo terminal transferase (dTT) é um forte indicativo de leucemia linfoblástica aguda.

Assinale a alternativa correta em relação à diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD).

  • A.

    O fluxo da solução, em litros/semana, é maior que na diálise peritoneal contínua assistida por cicladora (CCPD).

  • B.

    O tempo de diálise, em horas/semana, deve ser igual ao da CCPD.

  • C.

    A depuração de ureia (L/semana) é bem maior que na CCPD.

  • D.

    O índice de peritonite é insignificante.

  • E.

    O número médio de procedimentos semanais deve ser catorze.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...