Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o volume mínimo total de solução fisiológica 0,9% utilizado para se alcançar uma amostra adequada da superfície alveolar, relacionada ao brônquio subsegmentar a ser abordado no lavado broncoalveolar.
10 mL
30 mL
50 mL
100 mL
200 mL
Texto III, para responder às questões de 48 a 50.
Os antigos médicos chineses foram descobrindo, empiricamente, zonas neurorreativas em diversos segmentos corporais que, uma vez estimuladas mecanicamente com agulhamentos, ou termicamente por meio de aquecimento vigoroso, traziam respostas variadas de neuromodulação e imunomodulação, com restabelecimento de funções fisiológicas, controle de situações de dor e inflamação, normalização da atividade do sistema nervoso autônomo, etc. Uma vez que esses antigos médicos não dispunham dos conhecimentos relativos à expressão da linguagem neuroimunoendócrina contemporânea, descreveram as propriedades e efeitos dessas zonas neurorreativas tanto com descrições de efeitos topográficos e fisiológicos quanto com a linguagem cultural médica chinesa da época.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
P 6 trata afecções respiratórias crônicas, principalmente asma; PC 7 dispersa o calor e o fogo de Xin e pacifica Shen/Mente; R 6 nutre Yin e beneficia e umedece a garganta; Du 26 (VG 26) estimula reanimação e restabelece consciência, dispersa vento e calor.
B 60 fortalece região lombar e joelhos, alivia cefaleia; BP 3 fortalece Pi, dispersa a umidade; VB 41 alivia cefaleias temporais e occipitais; Ren 4 fortalece o Yuan Qi, nutre o Yang (com moxabustão) e o Yin (com inserção de agulha em tonificação) nutre Xue.
BP 5 trata síndrome Bi por umidade; VB 20 dispersa vento exterior e interior, controla a subida de Gan Yang; E 30 fortalece o Jing, regula o meridiano extraordinário Dai Mai e a menstruação; IG 20 dispersa vento e vento calor, descongestiona o nariz.
E 38 trata dores agudas e distúrbios de abdução do ombro; Du 14 (VG 14) dispersa vento frio exterior; ID 3 trata dores, contrações musculares e distúrbios da mobilidade em ombros, região cervical e nuca; E 35 trata edema e dores dos joelhos.
Du 16 (VG 16) dispersa vento calor exterior; Ren 22 (VC 22) dispersa o calor da garganta, elimina a mucosidade da garganta e do Jiao Superior, acalma a tosse; E 25 regula Da Chang e dispersa umidade; E 7 dispersa vento exterior, trata dores miofasciais e neurais na hemiface.
Um lactente de três anos de idade é o quarto filho de sua irmandade a ser acometido de varicela, com imunização prévia realizada há seis meses. Ele recebeu o diagnóstico de varicela infectada e foi encaminhado para internação no setor de infectologia pediátrica de um hospital. Após três dias em uso de cefazolina, ele evolui com sonolência e escala de coma de Glasgow de 10. O neuropediatra solicitado para o parecer da criança decide submetê-la à punção lombar. Com base nessas informações, as contraindicações para realização de punção liquórica incluem
I infecção no trajeto da agulha.
II agitação extrema do paciente.
III inabilidade técnica.
IV hipertensão intracraniana.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Texto VI, para responder às questões 39 e 40
O diagnóstico de um câncer inicia-se com a história e o exame físico; e é confirmado com a realização de alguns exames. Esses exames podem contribuir para a disseminação da doença, reduzindo a sua mortalidade.
Quanto aos diagnósticos realizados com fundamento em marcadores tumorais, assinale a alternativa correta.
Os anticorpos presentes na circulação não podem ser considerados como marcadores tumorais tumor-específico.
O aumento plasmático da proteína CEA 15-3 é indicativo de leucemia linfoide aguda.
A enolase neurônio-específica (NSE) é um marcador tumoral importante para o monitoramento das recidivas do neuroblastoma.
As enzimas são importantes marcadores tumorais, como a Amilase e LD5, que servem para monitoramento de terapia dos tumores de pâncreas e de próstata, respectivamente.
As enzimas são importantes marcadores tumorais, como a Amilase e LD5, que servem para monitoramento de terapia dos tumores de pâncreas e de próstata, respectivamente.
No diagnóstico de doença renal policística autossômica dominante, há critérios primários e secundários. Assinale a alternativa que apresenta critério primário para o diagnóstico.
Diagnóstico da doença em parentes relacionados geneticamente.
Fígado policístico.
Aneurisma de artérias cerebrais.
Cistos pancreáticos.
Insuficiência renal crônica.
Em um paciente com doença pulmonar intersticial difusa, onde se deve realizar a coleta de lavado broncoalveolar com a finalidade de obtenção de melhor material para análise?
lobos superiores
lobo médio e(ou) língula
lobos inferiores
lobos superiores e(ou) lobo médio
lobos inferiores e(ou) lobo médio
Os antigos médicos chineses observaram, empiricamente, os quadros clínicos que se manifestavam com sensibilidade dolorosa, dor, dormência e sensação de peso nos membros, músculos, tendões, articulações ou ossos, inflamações das articulações e limitação da mobilidade. Organizaram essas informações e classificaram, com sua linguagem cultural da época, esse complexo clínico e suas variantes como um padrão patológico que denominaram de Bi Zheng ou síndrome Bi ou síndrome de obstrução. Assinale a alternativa correta com relação à síndrome Bi.
A síndrome Bi fixo resulta da exposição ao frio exógeno, que provoca dor ou dolorimento de localização fixa, sensação de peso nos membros e articulações, que se agravam em clima nublado ou chuvoso; a língua apresenta revestimento espessado.
A síndrome Bi doloroso resulta da exposição à umidade exógena, que provoca dor intensa e fixa nas articulações, limitação dos movimentos articulares e alívio por aplicações quentes; deve ser tratada por agulhamento e moxabustão em Ren 4 (VC 4), além dos acupontos locais e distais relativos aos Jing Luo afetados.
A síndrome Bi calor resulta da exposição ao calor exógeno, que invade os Jing Luo, causando rubor, sensação de queimação e dor nos membros e articulações; alivia-se por aplicações locais frias.
A síndrome Bi migratório resulta da exposição ao vento exógeno, que provoca dor topograficamente migratória em membros, articulações e músculos, além de limitação de movimentos articulares; deve ser tratada pelo agulhamento de VB 20, B 17, BP 10 e F 3, além dos acupontos locais e distais relativos aos Jing Luo afetados.
A síndrome Bi óssea é uma síndrome exterior que resulta de qualquer uma das quatro modalidades acima mencionadas e caracteriza-se por atrofia muscular, inchaço e deformidade articulares.
Uma criança de oito anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, residente no entorno do Distrito Federal, é admitida na pediatria de um hospital por evoluir com dificuldade de marcha iniciada há dez dias, com piora progressiva, até perda da marcha em três semanas. O seu exame clínico evidenciou paralisia flácida de membros inferiores com reflexos patelares e aquileus abolidos e bexiga neurogênica. Considerando essa situação, assinale a alternativa correta.
Para o diagnóstico de mielorradiculopatia esquistossomótica, a ressonância magnética de coluna é o exame neurorradiológico de primeira escolha em crianças.
A eletroneuromiografia tem características específicas para o diagnóstico da mielorradiculopatia por esquistossomose.
Diante da suspeita de tumor intrarraquidiano, os achados de mielotomografia computadorizada têm sensibilidade de 63%.
Não há indicação de notificação para casos suspeitos de paralisia flácida/poliomielite, pelo fato de a poliomielite por vírus selvagem ter sido erradicada.
Nesse caso, pode-se afastar definitivamente o diagnóstico de mielorradiculopatia por esquistossomose, pois essa forma de apresentação neurológica só acomete adultos e idosos.
Texto VI, para responder às questões 39 e 40
O diagnóstico de um câncer inicia-se com a história e o exame físico; e é confirmado com a realização de alguns exames. Esses exames podem contribuir para a disseminação da doença, reduzindo a sua mortalidade.
Assinale a alternativa correta a respeito dos diagnósticos realizados com base na cariotipagem.
Na leucemia promielocítica aguda (LPA), ocorre translocação equilibrada entre os cromossomos 9 e 22.
A banca G corada com Giemsa demonstra alterações nas regiões organizadoras de núcleo.
A técnica de hibridização molecular FISH utiliza sondas específicas marcadas com material radioativo para regiões do DNA em que pode estar ocorrendo as translocações.
O número de bandas formadas durante a análise do cariótipo varia de acordo com a fase do ciclo celular, e, na metáfase, observa-se um número de bandas menor que na prófase.
Os métodos de cariotipagem identificam mutações que ocorrem nos cromossomos, sendo úteis para entender a fisiologia do câncer.
Os cálculos de estruvita formam-se quando há infecção da pélvis e cálices renais, ou quando o trato urinário é infectado por bactérias produtoras de uréase. Nessa situação, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico mais comum.
espécies de proteus
Stafilococo saprofitus
Stafilococo aureus
Escherichia coli
espécies de fungos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...