Lista completa de Questões de Medicina da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um homem idoso procura atendimento 3 semanas após a queda da própria altura devido a cefaléia e diminuição do nível de consciência. O exame físico revela anisocoria, com sinais de Barré e Mingazzini positivos à direita. A melhor hipótese diagnóstica seria:
síncope vaso vagal
AVE Isquêmico
migranea
hematoma sub dural
arterite temporal
Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que constitui um tipo de leucócito polimorfonuclear:
eosinófilo
monócito
macrófago
linfócito
células NK
Para o diagnóstico da doença de Kawasaki, vários critérios são necessários, além de febre com duração mínima de 5 dias. Classicamente, são necessários 4 de 5 critérios definidos. Assinale a opção que contém um desses critérios:
encefalite com efusão subdural
otite média com descarga purulenta bilateral
nefrite grave com intenso edema facial
"rash" cutâneo vesicular nos membros
conjuntivite bilateral não-purulenta
Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma mulher de 52 anos é internada devido a icterícia com colúria e acolia fecal. Exames laboratoriais solicitados evidenciam. TGO de 300 U/L ( N:10 a 30 ); TGP 420 U/L ( N: 10 a 40 ); Fosfatase alcalina de 200 U/L ( N: 25 a 100 ); Gama GT de 90 U/L ( N: 2 a 30 ); bilirrubina total de 6,2 mg % ( N: 0,3 a 1,2 ), bilirrubina direta de 5,4 mg % ( até 0,2 ); albumina de 4,5 g% ( N: 3,5 a 4,8 ).
Dentre as alternativas abaixo, assinale a conduta MENOS indicada.
anamnese dirigida sobre uso de medicamentos.
marcadores virais.
biópsia hepática percutânea.
marcadores imunológicos.
colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ( CPRE ).
Que tratamento deve ser instituído (1ª escolha e via de administração) para uma criança de 4 anos com quadro clínico de pneumonia bacteriana da comunidade, sem gravidade, que não requer internação?
penicilina Cristalina IM
sulfametoxazol + trimetoprim IV
cefalosporina VO
amoxicilina VO
azitromicina VO
Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Coagulopatia é complicação de cirrose hepática avançada. Na gênese dessa desordem temos diminuição da síntese das seguintes proteínas, EXCETO:
fator I
fator II
fator V
fator VII
fator XII
A respeito da síndrome nefrótica idiopática na infância é correto afirmar:
cursa geralmente com edema, hipertensão e hematúria na maioria dos casos
é mais comum em meninas do que em meninos na proporção de 3:1
a época de aparecimento em geral é durante o primeiro ano de vida
a lesão mais comum que as crianças apresentam é a proliferação mesangial
a resposta à corticoterapia ocorre em 95% dos casos com lesão mínima
A doença que cursa na fase aguda com febre baixa, cefaléia, "rash" característico que confere a fácies chamada de "esbofeteada", causada pelo parvovírus B19, chama-se:
eritema infeccioso
rubéola
exantema súbito
sarampo
mononucleose
Um pré-escolar do sexo masculino de 3 anos e meio apresenta quadro de palidez cutâneo-mucosa de 3+/4+, acompanhado de febre de 38,5 graus. O quadro tem duração de 72h até chegar ao atendimento médico. Ao ser examinado, apresenta tosse e dispnéia leve (FR: 36 ipm), queda do estado geral, além de edema do tornozelo esquerdo, doloroso e com calor local. A palpação abdominal mostra moderada hepatoesplenomegalia. Na história patológica pregressa havia história de quadro de dor e edema em ambas as mãos quando a criança tinha 6 meses de idade. Avaliado como inflamação das mãos, foram prescritos antiinflamatórios com melhora. A ausculta cardíaca mostrou sopro sistólico de 1+/6+, pancardíaco, sem irradiação específica avaliado como sopro funcional. O diagnóstico mais provável da doença de base é:
artrite reumatóide juvenil
anemia falciforme
cardite reumática
púrpura de Henoch Schönlein
lúpus eritematoso sistêmico
Um escolar de 8 anos apresenta quadro de febre, anorexia, dor abdominal. Após as primeiras horas surgem vômitos e diarréia com muco de pequena intensidade. Após 24 horas, o escolar procurou setor de emergência que prescreveu medicação sintomática. A dor abdominal, inicialmente periumbilical, passa a ocorrer na região de fossa ilíaca direita, a partir do terceiro dia do quadro. Ao exame a dor é mais intensa no quadrante inferior direito e a descompressão é dolorosa, não havendo massas palpáveis. A ausculta pulmonar é normal e o restante do exame é normal a não ser pela adinamia e febre (38,5º C). A radiografia de abdômen simples mostra imagem de fecalito no quadrante inferior do abdome. O hemograma mostra sinais de infecção bacteriana e os outros exames (EAS da urina e bioquímica do sangue) são normais. Diante do quadro e exames complementares apresentados, o diagnóstico da criança é:
gastroenterite aguda
infecção urinária alta
apendicite aguda
invaginação intestinal
gastrite hemorrágica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...