Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, de 60 anos de idade, que chega ao ambulatório com quadro de astenia, parestesia em MMSS, aumento de volume abdominal, dispneia aos moderados esforços, ortopneia, com alguns episódios de síncope. Encontra-se com PA = 100 mmHg x 60 mmHg (sem uso de hipotensores). Em exames apresentava proteinúria 24h = 4,5 g, creatinina = 3,0 mg/dL e biópsia renal com expansão mesangial com deposição de fibrilas.
Com base no quadro apresentado e nos conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
A amiloidose secundária está relacionada a gamopatias monoclonais, bem como doenças inflamatórias, infecciosas (artrite reumatoide, tuberculose, doença inflamatória intestinal).Paciente, 55 anos de idade, com dor importante em abdome, desproporcional ao exame físico há um dia. Vem ao pronto-socorro por febre, diarreia mucossanguinolenta com piora há quatro horas, evoluindo com hipotensão 80 mmHg x 50 mmHg, palidez cutânea. Tem fibrilação atrial há sete anos e não usa anticoagulante há cinco anos. O plantonista solicita uma angiotomografia de abdome e exames de sangue. Na angiotomografia de abdome, o resultado é compatível com colite isquêmica.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na endoscopia digestiva baixa, caso se faça uma biópsia e esta pouco sangrar, há reforço da hipótese de colite isquêmica.Paciente leva à consulta a própria filha de 14 anos de idade, pois está preocupada com o desenvolvimento corporal dela. Além de não ter ocorrido a menarca, não se observa desenvolvimento de pelos, nem de mamas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A dosagem de estradiol e FSH estando baixas, deve-se realizar exame de imagem do crânio.Um residente de cirurgia geral, em seu segundo plantão, foi chamado para avaliar uma paciente encaminhada ao hospital apresentando queimaduras nos membros superiores e na face, em razão de um produto que derramou sobre ela ao tentar alcançar uma caixa em um armário da dispensa. Ela queixava-se de bastante dor, porém, apresentava-se cooperativa ao exame físico.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Lesões provocadas por álcalis não devem ser revertidas com ácidos fracos, pois induzem aumento da lesão.Paciente, de 60 anos de idade, que chega ao ambulatório com quadro de astenia, parestesia em MMSS, aumento de volume abdominal, dispneia aos moderados esforços, ortopneia, com alguns episódios de síncope. Encontra-se com PA = 100 mmHg x 60 mmHg (sem uso de hipotensores). Em exames apresentava proteinúria 24h = 4,5 g, creatinina = 3,0 mg/dL e biópsia renal com expansão mesangial com deposição de fibrilas.
Com base no quadro apresentado e nos conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
A amiloidose primária pode estar associada a mieloma múltiplo.Paciente, 55 anos de idade, com dor importante em abdome, desproporcional ao exame físico há um dia. Vem ao pronto-socorro por febre, diarreia mucossanguinolenta com piora há quatro horas, evoluindo com hipotensão 80 mmHg x 50 mmHg, palidez cutânea. Tem fibrilação atrial há sete anos e não usa anticoagulante há cinco anos. O plantonista solicita uma angiotomografia de abdome e exames de sangue. Na angiotomografia de abdome, o resultado é compatível com colite isquêmica.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Cerca de 80% das lesões são proximais ao ângulo esplênico.Paciente leva à consulta a própria filha de 14 anos de idade, pois está preocupada com o desenvolvimento corporal dela. Além de não ter ocorrido a menarca, não se observa desenvolvimento de pelos, nem de mamas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As hipóteses de neoplasia do sistema nervoso central, neoplasia de hipófise ou hipotireoidismo são aceitáveis.Um residente de cirurgia geral, em seu segundo plantão, foi chamado para avaliar uma paciente encaminhada ao hospital apresentando queimaduras nos membros superiores e na face, em razão de um produto que derramou sobre ela ao tentar alcançar uma caixa em um armário da dispensa. Ela queixava-se de bastante dor, porém, apresentava-se cooperativa ao exame físico.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Quanto às queimaduras por agentes químicos, é correto afirmar que as lesões por ácidos tendem a ter maior gravidade em relação aos álcalis por causarem exposição precoce de tecidos profundos.Paciente, de 60 anos de idade, que chega ao ambulatório com quadro de astenia, parestesia em MMSS, aumento de volume abdominal, dispneia aos moderados esforços, ortopneia, com alguns episódios de síncope. Encontra-se com PA = 100 mmHg x 60 mmHg (sem uso de hipotensores). Em exames apresentava proteinúria 24h = 4,5 g, creatinina = 3,0 mg/dL e biópsia renal com expansão mesangial com deposição de fibrilas.
Com base no quadro apresentado e nos conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
Amiloidose primária é a causa mais comum de amiloidose sistêmica.Paciente, 55 anos de idade, com dor importante em abdome, desproporcional ao exame físico há um dia. Vem ao pronto-socorro por febre, diarreia mucossanguinolenta com piora há quatro horas, evoluindo com hipotensão 80 mmHg x 50 mmHg, palidez cutânea. Tem fibrilação atrial há sete anos e não usa anticoagulante há cinco anos. O plantonista solicita uma angiotomografia de abdome e exames de sangue. Na angiotomografia de abdome, o resultado é compatível com colite isquêmica.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A forma gangrenosa é a forma mais agressiva da doença, colocando em risco a vida do paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...