Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 75 anos de idade, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental, vai a consulta por estar apresentando lapsos de memórias, esquecendo os fogões acesos em sua casa há pelo menos um ano. Informa que recentemente esqueceu que tinha um encontro com seus filhos e que, quando foi lembrada pelo próprio neto, a paciente negou ter marcado esse encontro. Há uma semana, a paciente, voltando do mercado para a respectiva residência, não reconheceu a rua e perdeu-se. A vizinha encontrou a paciente, e a levou embora. O médico geriatra resolveu realizar o miniexame do estado mental, que atestou seguramente demência. Foram realizados exames de sangue e TC de crânio para afastar causas orgânicas. Os exames apresentaram-se normais.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Memantina é um medicamento que diminui a dopamina no sistema nervoso central, e é benéfico em pacientes com Alzheimer.No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.
Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
A hipercalcemia que pode ocorrer no câncer de mama e pulmão decorre principalmente do aumento de produção da 1,25O Hvit D3.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
As complicações como perfuração ocorrem em grande parte dos pacientes.Paciente de 75 anos de idade, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental, vai a consulta por estar apresentando lapsos de memórias, esquecendo os fogões acesos em sua casa há pelo menos um ano. Informa que recentemente esqueceu que tinha um encontro com seus filhos e que, quando foi lembrada pelo próprio neto, a paciente negou ter marcado esse encontro. Há uma semana, a paciente, voltando do mercado para a respectiva residência, não reconheceu a rua e perdeu-se. A vizinha encontrou a paciente, e a levou embora. O médico geriatra resolveu realizar o miniexame do estado mental, que atestou seguramente demência. Foram realizados exames de sangue e TC de crânio para afastar causas orgânicas. Os exames apresentaram-se normais.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Rivastigmina é um inibidor da acetilcolinesterase, mais bem tolerado que a memantina.No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.
Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
Mais de 90% das causas de hipercalcemia estão associadas ao hiperparatireoidismo primário e à hipercalcemia hipocalciúrica familiar.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O sintoma mais comum em adultos é a dor abdominal.Paciente de 75 anos de idade, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental, vai a consulta por estar apresentando lapsos de memórias, esquecendo os fogões acesos em sua casa há pelo menos um ano. Informa que recentemente esqueceu que tinha um encontro com seus filhos e que, quando foi lembrada pelo próprio neto, a paciente negou ter marcado esse encontro. Há uma semana, a paciente, voltando do mercado para a respectiva residência, não reconheceu a rua e perdeu-se. A vizinha encontrou a paciente, e a levou embora. O médico geriatra resolveu realizar o miniexame do estado mental, que atestou seguramente demência. Foram realizados exames de sangue e TC de crânio para afastar causas orgânicas. Os exames apresentaram-se normais.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de mal de Alzheimer ainda é post-mortem.No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.
Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
Se o diagnóstico da paciente for de intoxicação por vitamina D, haverá os seguintes achados laboratoriais: PTH baixo e fósforo alto.Paciente, sexo feminino, 44 anos de idade, foi admitida no hospital com história de icterícia, colúria e massa palpável em hemiabdome direito há 15 dias, sem acolia. Negava emagrecimento. Ao exame físico, apresentava-se ictérica e com presença de uma massa palpável e indolor em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: fosfatase alcalina = 334 ng/dL; GGT = 152 ng/dL; AST = 81 ng/dL; ALT = 170 ng/dL e BT = 2,6 ng/dL, BD = 2,2 ng/dL. CA 19-9, alfafetoproteína e CEA foram normais. Tomografia computadorizada de abdome mostrou uma massa de conteúdo cístico em topografia de colédoco e cabeça de pâncreas. A colangiorressonância magnética de abdome evidenciou um cisto de grandes dimensões em topografia de colédoco, ausência de dilatação de vias biliares intra-hepáticas e pâncreas normais. A paciente foi submetida à intervenção cirúrgica para ressecção do cisto por incisão subcostal bilateral. No intraoperatório, foi evidenciado cisto de colédoco, classificação de Todani tipo I.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A maior prevalência de cistos de colédoco é na América do Norte, em especial nos Estados Unidos.Paciente de 75 anos de idade, com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental, vai a consulta por estar apresentando lapsos de memórias, esquecendo os fogões acesos em sua casa há pelo menos um ano. Informa que recentemente esqueceu que tinha um encontro com seus filhos e que, quando foi lembrada pelo próprio neto, a paciente negou ter marcado esse encontro. Há uma semana, a paciente, voltando do mercado para a respectiva residência, não reconheceu a rua e perdeu-se. A vizinha encontrou a paciente, e a levou embora. O médico geriatra resolveu realizar o miniexame do estado mental, que atestou seguramente demência. Foram realizados exames de sangue e TC de crânio para afastar causas orgânicas. Os exames apresentaram-se normais.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Demência comprovada, caráter progressivo de demência, ausência de patologias orgânicas e idade avançada sugerem mal de Alzheimer.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...