Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, chega ao ambulatório com imagem em ultrassonografia, compatível com cisto hepático de 6 cm. Foi solicitado TC de abdome, que evidenciou grande massa hepática, com contornos lobulados, exibindo, também, imagens nodulares periféricas, sendo identificadas calcificações exuberantes, dominando amplamente o aspecto da lesão. Algumas áreas nodulares apresentavam atenuação de líquido (ora mais, ora menos espesso) e se relacionavam, sobretudo, com a periferia da lesão maior. Não foi observado realce significativo após a infusão do meio de contraste iodado endovenoso. A lesão localizava-se sobretudo no lobo hepático direito, envolvendo, também, o segmento IV.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Sabe-se que, de uma maneira geral, os cistos hidáticos, quando jovens, possuem aspecto tipicamente líquido, bem circunscrito e com parede mal definida.Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, foi ao dermatologista por apresentar lesões em couro cabeludo, regiões extensoras de mãos e joelhos, com pele ressecada, em aspecto de escamas secas e esbranquiçadas. Além disso, apresenta coceira, queimação e dor nas leões.
Considerando essa situação hipotética e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Não se deve usar corticoide sistêmico para o tratamento da psoríase.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
No caso clínico em questão, já seria indicado o início de quelante de fósforo.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, chega ao ambulatório com imagem em ultrassonografia, compatível com cisto hepático de 6 cm. Foi solicitado TC de abdome, que evidenciou grande massa hepática, com contornos lobulados, exibindo, também, imagens nodulares periféricas, sendo identificadas calcificações exuberantes, dominando amplamente o aspecto da lesão. Algumas áreas nodulares apresentavam atenuação de líquido (ora mais, ora menos espesso) e se relacionavam, sobretudo, com a periferia da lesão maior. Não foi observado realce significativo após a infusão do meio de contraste iodado endovenoso. A lesão localizava-se sobretudo no lobo hepático direito, envolvendo, também, o segmento IV.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Verifica-se que a drenagem percutânea é o tratamento convencional.Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, foi ao dermatologista por apresentar lesões em couro cabeludo, regiões extensoras de mãos e joelhos, com pele ressecada, em aspecto de escamas secas e esbranquiçadas. Além disso, apresenta coceira, queimação e dor nas leões.
Considerando essa situação hipotética e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Trata-se de psoríase, uma doença contagiosa e cíclica.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
O FGF-23 atua na redução de produção de vitamina D por inibir produção de 1α hidroxilase.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, chega ao ambulatório com imagem em ultrassonografia, compatível com cisto hepático de 6 cm. Foi solicitado TC de abdome, que evidenciou grande massa hepática, com contornos lobulados, exibindo, também, imagens nodulares periféricas, sendo identificadas calcificações exuberantes, dominando amplamente o aspecto da lesão. Algumas áreas nodulares apresentavam atenuação de líquido (ora mais, ora menos espesso) e se relacionavam, sobretudo, com a periferia da lesão maior. Não foi observado realce significativo após a infusão do meio de contraste iodado endovenoso. A lesão localizava-se sobretudo no lobo hepático direito, envolvendo, também, o segmento IV.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Trata-se de cisto hidático, sendo o Equinococcus granulosus o agente mais encontrado.Considere hipoteticamente que uma mulher de 50 anos de idade apresenta, nos últimos seis meses, câimbras, cansaço, poliúria e polidipsia, e vai ao médico. Ao exame físico, apresenta-se com 110 kg, circunferência abdominal de 102 cm, 170 cm. A pressão arterial era 142 mmHg x 92 mmHg. Na inspeção, observa-se acantose nigricans. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram glicemia de jejum de 127, hemograma normal, potássio normal, EQU normal. Além disso, apresentava triglicerídeos de 270 mg/dL (até 150), colesterol LDL de 110 mg/dL (até 130) e colesterol HDL de 45 (acima de 60).
De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Com a presença de sintomas, uma glicemia sérica maior que 200, em qualquer período do dia, confirma o diagnóstico de DM.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
O PTH atua em nível renal, promovendo aumento de excreção de cálcio e reabsorção de fósforo.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, portador de hepatite viral C, há 15 anos, por vírus genótipo 1, cirrose hepática, vem ao ambulatório por confusão mental, flapping, icterícia, acolia e colúria. Foram solicitados exames de sangue que evidenciaram albumina de 1,8 g/dL, bilirrubinas de 4 mg/dL, INR de 2.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A rifaximina parece ter um bom efeito na prevenção da encefalopatia hepática.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...