Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que uma mulher de 50 anos de idade apresenta, nos últimos seis meses, câimbras, cansaço, poliúria e polidipsia, e vai ao médico. Ao exame físico, apresenta-se com 110 kg, circunferência abdominal de 102 cm, 170 cm. A pressão arterial era 142 mmHg x 92 mmHg. Na inspeção, observa-se acantose nigricans. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram glicemia de jejum de 127, hemograma normal, potássio normal, EQU normal. Além disso, apresentava triglicerídeos de 270 mg/dL (até 150), colesterol LDL de 110 mg/dL (até 130) e colesterol HDL de 45 (acima de 60).
De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
São esperados de pacientes com DM níveis de LDL elevados e triglicerídeos diminuídos.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
O fator de crescimento de fibroblastico (FGF-23), produzido pelos osteócitos, estimula produção de PTH e promove aumento de fosfatúria.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, portador de hepatite viral C, há 15 anos, por vírus genótipo 1, cirrose hepática, vem ao ambulatório por confusão mental, flapping, icterícia, acolia e colúria. Foram solicitados exames de sangue que evidenciaram albumina de 1,8 g/dL, bilirrubinas de 4 mg/dL, INR de 2.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se pensar em outras causas, como hepatocarcinoma para descompensação hepática.Considere hipoteticamente que uma mulher de 50 anos de idade apresenta, nos últimos seis meses, câimbras, cansaço, poliúria e polidipsia, e vai ao médico. Ao exame físico, apresenta-se com 110 kg, circunferência abdominal de 102 cm, 170 cm. A pressão arterial era 142 mmHg x 92 mmHg. Na inspeção, observa-se acantose nigricans. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram glicemia de jejum de 127, hemograma normal, potássio normal, EQU normal. Além disso, apresentava triglicerídeos de 270 mg/dL (até 150), colesterol LDL de 110 mg/dL (até 130) e colesterol HDL de 45 (acima de 60).
De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Metformina é um medicamento que reduz circunferência abdominal, entretanto, no DM, não reduz mortalidade.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
As alterações ósseas decorrentes do excesso de PTH podem estar presentes já no estágio III da DRC.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, portador de hepatite viral C, há 15 anos, por vírus genótipo 1, cirrose hepática, vem ao ambulatório por confusão mental, flapping, icterícia, acolia e colúria. Foram solicitados exames de sangue que evidenciaram albumina de 1,8 g/dL, bilirrubinas de 4 mg/dL, INR de 2.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Independentemente da ascite, trata-se de um paciente CHILD C.Considere hipoteticamente que uma mulher de 50 anos de idade apresenta, nos últimos seis meses, câimbras, cansaço, poliúria e polidipsia, e vai ao médico. Ao exame físico, apresenta-se com 110 kg, circunferência abdominal de 102 cm, 170 cm. A pressão arterial era 142 mmHg x 92 mmHg. Na inspeção, observa-se acantose nigricans. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram glicemia de jejum de 127, hemograma normal, potássio normal, EQU normal. Além disso, apresentava triglicerídeos de 270 mg/dL (até 150), colesterol LDL de 110 mg/dL (até 130) e colesterol HDL de 45 (acima de 60).
De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente apresenta síndrome metabólica, e mudança do estilo de vida deve ser empregada.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Em relação à fisiopatologia calcificação vascular na DMO-DRC, é correto afirmar que pode ocorrer de duas formas: aterosclerose, que ocorre na camada média da artéria, e a arterioesclerose, que compromete a camada íntima da artéria, sendo esta o padrão mais comum na DRC.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, portador de hepatite viral C, há 15 anos, por vírus genótipo 1, cirrose hepática, vem ao ambulatório por confusão mental, flapping, icterícia, acolia e colúria. Foram solicitados exames de sangue que evidenciaram albumina de 1,8 g/dL, bilirrubinas de 4 mg/dL, INR de 2.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se iniciar o tratamento com metronidazol 500 mg/dia, lactulose na dose máxima de 20 mL, de oito em oito horas.Considere hipoteticamente que uma mulher de 50 anos de idade apresenta, nos últimos seis meses, câimbras, cansaço, poliúria e polidipsia, e vai ao médico. Ao exame físico, apresenta-se com 110 kg, circunferência abdominal de 102 cm, 170 cm. A pressão arterial era 142 mmHg x 92 mmHg. Na inspeção, observa-se acantose nigricans. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram glicemia de jejum de 127, hemograma normal, potássio normal, EQU normal. Além disso, apresentava triglicerídeos de 270 mg/dL (até 150), colesterol LDL de 110 mg/dL (até 130) e colesterol HDL de 45 (acima de 60).
De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para o diagnóstico de diabetes mellitus (DM), deve-se realizar nova dosagem da glicemia em jejum.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...