Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Os níveis séricos de PTHi, cálcio e fósforo devem ser analisados em todos os pacientes com DRC.Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, portador de hepatite viral C, há 15 anos, por vírus genótipo 1, cirrose hepática, vem ao ambulatório por confusão mental, flapping, icterícia, acolia e colúria. Foram solicitados exames de sangue que evidenciaram albumina de 1,8 g/dL, bilirrubinas de 4 mg/dL, INR de 2.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse paciente, provavelmente, tem encefalopatia hepática grau III.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) autólogo é considerado de referência para o tratamento do mieloma múltiplo.Paciente de 40 anos de idade, sexo masculino, em acompanhamento no ambulatório de nefrologia há três anos por quadro de doença renal crônica (DRC). É portador de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e quadro de litíase renal, com abuso prévio de anti-inflamatórios não esteroidais por osteoartrose em joelhos. Em consulta de rotina, traz os seguintes exames: hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 3,3 mg/dL, ureia = 78 mg/dL, fósforo = 5,6 mg/dL (VR 2,5-4,5 mg/dL), PTH intacto = 360 pg/mL (VR 150-300 pg/mL) e Ca sérico de 9,2 mg/dL (VR 8,5-10,2 mg/dL).
Com base na hipótese clínica e considerando o distúrbio mineral e ósseo na doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
O hiperparatireoidismo terciário é uma complicação frequente em pacientes com DRC.Pacientes, 22 anos de idade, apresenta dor pélvica de início súbito, associada a febre e leucorreia com odor fétido. Nuligesta, faz uso de anticoncepcional oral combinado.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O tratamento usualmente é ambulatorial, mas pode ser hospitalar, caso haja complicações como o abscesso tubo-ovariano.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A imunoglobulina monoclonal mais frequente nos pacientes é a IgA.Uma paciente de 46 anos de idade, diabética, hipertensa, HIV positiva sem tratamento, faz uso de insulina, metformina, enalapril e clortalidona e vem apresentando quadro arrastado de febre, cefaleia e vômitos com piora há dois dias. Em internação, foi realizado diagnóstico de neurocriptococose. Foi então iniciado anfotericina B intravenoso. Nos exames realizados, apresentava creatinina = 1,6 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, Na+ = 135 mEq/L, K+ = 2,5 mEq/L, ph = 7,50, Bic de Na+ = 27, pCO2 = 40, Sat O2 = 92% em ar ambiente.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Nos casos de hipercalemia, os únicos tratamentos que cursam com remoção de K+ corporal são hemodiálise ou diálise peritoneal.Paciente, nuligesta, 24 anos de idade, em uso de anticoncepcional, vai à consulta de revisão sem queixas. Ao exame, observou-se toque vaginal com aumento do anexo direito. Solicitou-se ecografia transvaginal.
Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na ultrassonografia, observou-se cisto uniloculado de conteúdo denso, sugestivo de endometrioma. Em caso de confirmação por videolaparoscopia, realiza-se a ooforectomia e a retirada de todos os focos para obtenção de cura.Homem de 72 anos de idade procura seu médico por estar se sentindo fraco e mais lento que o normal. Além disso, referia na consulta que apresentava dor nas costas com piora importante nos últimos meses, principalmente à noite. O médico então solicitou exames que evidenciaram hemoglobina de 8,4 g/dL (12-16), cálcio = 12 mg/dL (8,5-10,5), albumina = 3,7 g/dL (> 3,5), creatinina de 2,3 mg/dL (0,6 1,3), fosfatase alcalina normal. Diante desses resultados, o médico solicitou um raios X de coluna e de crânio. Foram observadas lesões osteolíticas e realizado biópsia mais aspirado de medula óssea, encontrando-se 15% de plasmócitos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Febre e esplenomegalia são achados bem comuns no momento do diagnóstico da doença.Uma paciente de 46 anos de idade, diabética, hipertensa, HIV positiva sem tratamento, faz uso de insulina, metformina, enalapril e clortalidona e vem apresentando quadro arrastado de febre, cefaleia e vômitos com piora há dois dias. Em internação, foi realizado diagnóstico de neurocriptococose. Foi então iniciado anfotericina B intravenoso. Nos exames realizados, apresentava creatinina = 1,6 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, Na+ = 135 mEq/L, K+ = 2,5 mEq/L, ph = 7,50, Bic de Na+ = 27, pCO2 = 40, Sat O2 = 92% em ar ambiente.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Diuréticos tiazídicos podem ser provocar hipernatremia, hipocalemia, hipercalcemia e hiperglicemia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...